2º encontro de secretários municipais de saúde discute atenção básica

Os secretários de saúde de todas as regiões goianas estão participando hoje (27/07) e amanhã (28/07) do 2º Encontro do Curso de Qualificação para Gestores Municipais de Saúde do Estado de Goiás, que está sendo oferecido pela Superintendência de Educação em Saúde e Trabalho para o SUS (Sest/Sus) em parceria com o Conselho de Secretarias Municipais de Saúde (Cosems).

Os encontros começaram no dia 29 de junho quando foram discutidas as Políticas públicas de saúde e legislação do SUS. Nesta etapa o conteúdo apresentado é sobre Atenção à Saúde e Vigilância, temas que estão chamando muita a atenção dos participantes. Alguns secretários, mesmo não tendo homologados suas inscrições em tempo hábil, estão participando como ouvintes e tirando proveito das aulas.

A secretária de saúde de Pires do Rio, Karla Cotrim, é uma delas. Presente desde o primeiro encontro ela explicou que está valendo muito a pena participar e que já está promovendo algumas mudanças na gestão com base nos conhecimentos adquiridos em sala de aula. Além do mais, segundo Karla, a interação com outros gestores permite a troca de experiências que ajudam na solução de problemas comuns.

Outra gestora que também aprovou a iniciativa foi a secretária de saúde de Santo Antônio de Goiás, Deusmair Antônia de Jesus, que elogiou muito o conteúdo do curso. Para ela os temas escolhidos vão de encontro a realidade do SUS. Na opinião da secretária, que está no segundo mandato, é muito importante aprender sobre uso de recursos e como melhorar a atenção básica nos municípios. Tanto quanto a secretária de Pires do Rio, Deusmair Antônia, acredita que o curso deveria ter sido oferecido há mais tempo por ser tão proveitoso.

As 6 turmas que estão se reunindo em Goiânia, Formosa, Ceres, Rio Verde e São Luis de Montes Belos ainda vão se encontrar nos dias 8 e 18 de agosto para receber informações sobre Gestão e planejamento e Financiamento do SUS, respectivamente. O encerramento será no dia 25/08 com uma palestra que será proferida pelo Tribunal de Contas dos Municípios sobre Controle Interno dos Fundos Municipais de Saúde, aqui na capital, para todos os 246 gestores do estado.