SES-GO promove workshop sobre sistemas de informação

A Gerência de Tecnologia da Informação da Secretaria de Estado da Saúde de Goiás - SES-GO, em parceria com a Superintendência de Vigilância em Saúde – Suvisa, realiza nessa terça-feira, 26/06, um Workshop dos sistemas de informação em saúde do DATASUS.

O objetivo do encontro, que está acontecendo na Escola Estadual de Saúde Pública Cândido Santiago, é promover uma integração dos gestores dos principais sistemas de informação em saúde da SES-GO para fortalecer as discussões sobre o tema e, com isso, buscar melhorias das ferramentas informatizadas do SUS.

Segundo o coordenador do Sistema de Informação de Agravo de Notificação da Suvisa Daniel Batista Gomes, será formado um grupo de trabalho interno na SES-GO para coordenar tais discussões e acompanhar a alimentação dos sistemas. Na reunião desta terça-feira cada gestor apresentou as características e objetivos dos sistemas sob sua responsabilidade de forma que todos tenham uma visão mais ampla de como as informações são processadas.

Daniel Gomes explicou que a coleta e processamento das informações sobre as ações e serviços de saúde no estado e nos municípios são fundamentais para o gerenciamento das políticas públicas de saúde como a rede cegonha, os programas de imunização e Goiás contra o aedes, por exemplo.

O coordenador disse também que será montado um catálogo de ferramentas informatizadas utilizadas na SES-GO para que os gestores municipais e estaduais tenham ciência das informações de saúde importantes para a tomada de decisões na gestão da saúde pública. Mesmo porque a alimentação dos sistemas de informação estão vinculadas ao repasse de recursos financeiros estaduais e federais.

Com a integração dos gestores dos sistemas de informação, a Secretaria de Estado da Saúde de Goiás também será fortalecida na Câmara Técnica de Informática e Informação em Saúde do Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass