Estado de Goiás reduz taxas de mortalidade infantil

O município de Trindade registrou uma taxa de mortalidade infantil de 5,36 óbitos por nascidos vivos com menos de 1 ano, em 2017. Os dados são parciais, mas revelam o sucesso de medidas simples adotadas no atendimento de gestantes e bebês nas unidades básicas de saúde

Ações do Programa Siga Bebê ajudam a monitorar da vida do bebe desde a gestação

. Trata-se de uma estatística bem abaixo dos 8,02 registrados em 2016. O Estado de Goiás também segue a mesma linha: Registros do Sistema de Informações sobre Mortalidade Infantil/Sistema de Informações sobre Nascidos Vivos indicam que, em 2016, por exemplo, a taxa de mortalidade infantil foi de 13,02 óbitos por nascidos vivos com menos de 1 ano.  Em 2017, caiu para 11,40.

Esses casos de sucesso foram mostrados nesta sexta-feira, 15, durante a realização do Seminário Experiências Exitosas na Redução da Mortalidade Infantil, no Umuaruma Hotel, em Goiânia. O evento mostrou ações bem-sucedidas efetivadas em Portugal, Santos (SP), no Estado do Paraná e nos municípios goianos de Anápolis e Jataí. Assim como em Trindade, em todas essas localidades, as ações para a redução da mortalidade infantil alcançaram bons resultados. Tais experiências serão demonstradas por pessoas que participaram de suas execuções de forma direta ou que as conheceram profundamente.

Em Trindade, a melhoria na qualidade da assistência à saúde na Atenção Básica permitiu que os índices da mortalidade infantil diminuíssem consideravelmente. “A melhoria na estrutura física das unidades deu maior credibilidade ao trabalho, atraindo mais gestantes para a Atenção Básica” afirmou a diretora da Atenção Básica do município, Wliana Vitória Lopes.

Na cidade foi implementado um Comitê de Investigação de Óbito Infantil, composto por médicos, profissionais da Vigilância em Saúde e da Atenção Básica, que discutem os casos de mortalidade infantil, fazendo um levantamento dos óbitos e diagnosticando as falhas que ocasionaram essas mortes. Esses casos também são repassados para as equipes da Atenção Primária, gerando sensibilidade aos profissionais que, a partir daí, podem observar onde estão as falhas, e podem melhorar os futuros atendimentos que serão realizados.

Siga Bebê

Para obter esses dados positivos, a Secretaria de Estado da Saúde de Goiás (SES-GO) tem desenvolvido uma série de ações com o propósito de reduzir a taxa de mortalidade infantil, por meio do Programa Siga Bebê. Efetivado a partir de 2016, em parceria com a Secretaria de Estado de Gestão e Planejamento de Goiás (Segplan), o Siga Bebê elencou 32 municípios prioritários para o desenvolvimento de ações. O objetivo é a redução da taxa de mortalidade infantil de 13,9 óbitos por mil nascidos vivos com menos de 1 ano, em 2013, para 10,6 óbitos por mil nascidos vivos, em 2018. Juntos, os 32 municípios concentram cerca de 76% das mortes de crianças com menos de 1 ano de idade.

O Siga Bebê envolve cinco grandes projetos, que propõem fazer todo o acompanhamento da vida do bebê, desde a gestação. Foram definidos os projetos Cuidado do Bebê (assistência às mulheres no pré-natal, parto e puerpério e ao recém-nascido); Vigilância do Óbito Infantil; Bebê Saudável (orientação de amamentação, vacinas, promoção de cursos de geração de renda para gestantes e familiares); Goiás Contra o Aedes – Microcefalia e outras más formações congênitas (que atua para eliminar o mosquito vetor que transmite doenças perigosas para mães e bebês como dengue e zika) e Segurança do Paciente.

Para atingir a meta, o Siga Bebê conta com uma ferramenta importante o Siga Mamãe. O módulo, já implantado em 25 dos 32 municípios prioritários, acompanha a gestante e o bebê até 1 ano atendidos pela rede pública de saúde, por meio de um prontuário eletrônico. Por meio desses módulos são monitoradas enfermidades e ocorrências, inserção de informações de rotina da mãe e da criança, anexo de exames realizados, avaliação de consultas, entre outras ações que permitirão acompanhar a evolução gestacional e o primeiro ano de vida da criança, além de garantir a qualidade de vida desses pacientes.

Resultados do SIGA BEBÊ

- Sistema Siga Mamãe em 25 municípios;

- Qualificação de 522 profissionais de saúde, médicos e enfermeiros, em - Atenção ao Pré-Natal de Baixo Risco;

- Implantação do Programa Telessaúde nos 32 municípios prioritários;

- 32 equipes de Vigilância do Óbito Municipal instituídas;

- 675 Profissionais dos Núcleos Municipais de Vigilância do Óbito e Hospitalares capacitados;

- 7 Serviços de Verificação do Óbito consolidados (Ceres, Caldas Novas, Formosa, Goiânia, Luziânia, Rio Verde e Uruaçu);

- Realização de parcerias com a Fundação Abrinq (Programa Prefeito Amigo da Criança) e Organização das Voluntárias de Goiás (Projeto Meninas de Luz);

Plano Estadual de Controle do Aedes Aegypti instituído.