HDT dá início ao Programa Terceiro Turno com 77 atendimentos

O Hospital Estadual de Doenças Tropicais Dr. Anuar Auad (HDT), da Secretaria de Estado da Saúde de Goiás, gerida pelo Instituto Sógrates Guanaes ISG desde junho de 2012, deu início na noite de segunda-feira, 21 de maio, ao programa Terceiro Turno da Saúde.

A adesão do hospital tem por objetivo contribuir com a redução da fila de espera por consultas especializadas de dermatologia e infectologia e realização de exames laboratoriais. Até dezembro deste ano, a unidade espera que sejam realizadas aproximadamente 7,5 mil consultas no Terceiro Turno da Saúde.

No primeiro dia de atendimento foram realizadas 37 consultas, 35 exames laboratoriais, 3 procedimentos dermatológicos e 2 exames de Elastografia hepática transitória (EHT), com o aparelho Fibroscan. O programa prestará assistência de segunda-feira  a sexta-feira, das 19 horas às 23 horas. Os exames de imagem, feitos pela Fundação Instituto de Pesquisa e Estudo de Diagnóstico por Imagem (FIDI), continuam com funcionamento 24h.

O torneiro mecânico Flávio Nunes, de 52 anos, tem seu quadro de hepatite acompanhado pela equipe multiprofissional do HDT desde 2003 e foi um dos pacientes que foi chamado para realizar um exame de elastografia hepática.  “Ajuda muito ter a possibilidade de fazer o tratamento à noite. Não atrapalha no serviço, o trânsito é melhor e até mais fácil para estacionar”, relatou. Já a recepcionista Eliane Medeiros, de 45 anos, veio se consultar com um dermatologista pela primeira vez. “Sei que o hospital é referência no tratamento de dermatologia.” O auxiliar de pedreiro Reginaldo Evangelista, de 41 anos, estava sem tempo de levar a filha de 13 anos para consulta dermatológica, mas ontem conseguiu. ”Como a gente trabalha o dia inteiro, tinha que faltar no serviço para ir consultar e levar meus filhos, com esse horário facilitou. Trouxe minha filha aqui porque fiquei sabendo que tem excelentes médicos”, ressaltou.

Terceiro Turno da Saúde - Programa prioritário do governo estadual na área da Saúde, foi lançado pelo governador José Eliton em 23 de abril para dar fim às filas de espera por exames, consultas e cirurgias especializados. Uma atribuição dos municípios que fazem a gestão de acesso dos pacientes, que o Estado decidiu solucionar, ofertando um turno extra de atendimento ambulatorial e cirúrgico

Sobre o HDT - O hospital presta atendimento eletivo e de emergência de média e alta complexidade devidamente referenciado pelos Complexos Reguladores Estadual/Municipal em infectologia e dermatologia sanitária. É referência na assistência a HIV/Aids, tuberculose, meningite, hepatite, tétano, acidentes ofídicos e rábicos, hanseníase, pênfigo e vitiligo, entre outros.