Estande da Saúde na Agro Centro-Oeste trabalha com prevenção

Em três dias de feira mais de 500 pessoas estiveram nos estandes da Saúde durante a realização da 16ª edição da Agro Centro-Oeste – evento que acontece entre os dias 9 e 11 de maio, no Câmpus da Universidade Estadual de Goiás em São Luis de Montes Belos.  A feira recebe visitantes de todos os 246 municípios goianos com oferta de oportunidades na agricultura familiar, no desafio da produção de alimentos saudáveis.

Na feira, os estandes da SES levaram serviços como testes de glicemia, aferição de pressão arterial, avaliação de índices de IMC, além de orientações diversas  com a participação das Ligas da UFG como a da medicina, psicologia, psquiatria, diabetes e de prevenção contra o câncer de mama e demais enfermidades.

“Mais de 400 pessoas receberam orientação no ciclo da Saúde que contou com palestras educativas, serviços, encaminhamentos para tratamento na atenção básica, além das práticas alternativas levadas pelo Centro de Referência em Medicina Integrativa Complementar (Cremic)”, comemora Kalanity de Souza Alves, técnica em vigilância em Saúde Ambiental da SES-GO.

Aedes

Kalanity lembra que orientações contra o Aedes, mosquito transmissor de várias doenças como dengue, zika e chikungunia, também trouxe muitos curiosos que puderam aprender a importância de destinar corretamente o lixo e cuidar para que não haja acúmulo de água parada nas residências.

Em todos os dias foram abordados assuntos como saúde do trabalhador, acidentes com animais peçonhentos, plantas tóxicas, qualidade da água de consumo humano, lixo e doenças, intoxicações por substâncias químicas incluindo agrotóxicos, informações sobre vetores de doenças como dengue, tabagismo, hipertensão, DST. Também serão oferecidos serviços de práticas integrativas complementares (auriculoterapia, reiki, deeksha), profilaxia da dengue (gotas homeopáticas), entre outros.

Os Estandes da Saúde contaram com o apoio da Superintendência de Vigilância em Saúde (Suvisa), Cremic e  Superintendência de Políticas de Atenção à Saúde (Spais).

A exposição teve como objetivo promover a agricultura familiar como segmento produtivo, essencial para a geração de emprego, renda e produção de alimentos seguros para a população.

Várias atividades acadêmicas e palestras aconteceram nas dependências da Universidade Estadual de Goiás (UEG) Campus São Luís de Montes Belos, das 8h às 16h. A partir das 16h ocorrerá ocorre no Parque Belo Vista (Espelho D’Água) a feira livre dos produtos oriundos da agricultura familiar que atrai muitos visitantes na oferta de produtos saudáveis produzidos pela agricultura familiar.

Para outras informações e conferir a programação geral da feira: http://www.agrocentro.ueg.br/