Agir promove humanização e revitalização pautada na experiência do paciente no Crer

Principal objetivo do projeto é reforçar o conceito de experiência do paciente nos hospitais geridos pela organização social que administra unidades de saúde do Governo de Goiás

Crer envolve profissionais em novo conceito de assistência, com iniciativas voltadas aos usuários

Para cumprir o propósito de cuidar de vidas com excelência, a Agir implantou o projeto Cuidar, em janeiro de 2022, no Centro Estadual de Reabilitação e Readaptação Dr. Henrique Santillo (Crer) e entregou sua primeira etapa em dezembro do mesmo ano.

O principal objetivo do projeto é reforçar o conceito de experiência do paciente nos hospitais geridos pela organização social que administra hospitais do Governo de Goiás, garantindo alinhamento institucional ao satisfazer e superar as expectativas dos usuários durante a sua jornada.

O projeto Cuidar também capacita e envolve os profissionais para um novo conceito de assistência, com a implantação de iniciativas voltadas para os usuários e a estruturação de coleta e visualização de indicadores, permitindo a mensuração da experiência do usuário.

O modelo de gestão estabelecido, com foco na experiência do paciente, é pautado no cuidado centrado no usuário, na excelência de atendimento, na humanização, na efetividade e no desenvolvimento da cultura do cuidado nos colaboradores da instituição e unidades, capaz de oferecer a melhor experiência ao usuário durante a sua jornada. O projeto envolve diversos setores da instituição e promove melhorias em diversos processos e na infraestrutura das unidades.

O paciente Wagner Hélio, de 59 anos, portador de poliomielite desde os 3 anos de idade e em tratamento no Crer desde 2016, afirma que as terapias estão ainda mais benéficas após todas as reformas na unidade do Governo de Goiás.

“Me sinto feliz em fazer parte do Crer, pois sou cuidado por profissionais excelentes, e todas as mudanças que estão acontecendo na estrutura do hospital também ajudam durante a terapia, refletindo em nosso tratamento. Ginásios reformados, mais coloridos, bem iluminados e sempre limpos, com uma frase no ginásio 3 que é minha favorita: 'A diferença nos enriquece, o respeito nos une'", ressaltou.

Ambiente 
Fisioterapeuta do Crer, Joana Flávia de Sousa destaca que todo o ambiente criado influencia positivamente no processo de reabilitação como um todo. “Aqui, no Crer, tratamos diversos pacientes com os mais variados diagnósticos, e desde o início das benfeitorias na estrutura, tenho sentido os nossos pacientes mais entusiasmados: as cores, as frases, o estímulo visual trazem incentivo, acolhimento e reflexão, dessa forma a reabilitação acontece de forma mais alegre e leve", enumera.

"Como colaboradora, sinto muito orgulho em fazer parte de uma instituição que preza pelo cuidado com o paciente, pensando em cada detalhe, do emocional ao físico, oferecendo sempre a melhor experiência possível”, acrescenta Joana.

Jeandro Marques Pires, analista de projetos e inovação da Agir e um dos responsáveis pela condução do projeto, explica que as melhorias realizadas na infraestrutura dos ambientes são algumas das ações propostas pelo projeto Cuidar.

“O projeto tem como objetivo propor e executar melhorias em processos, fluxos, recursos humanos, sistemas e infraestrutura nas diversas áreas da unidade, visando atender as expectativas e melhorar a experiência do paciente durante sua jornada na unidade, em consonância ao propósito da Agir e de suas unidades, que é cuidar de vidas”

Na primeira etapa do projeto, foram entregues melhorias na infraestrutura dos ginásios 1, 2 e 3, na recepção central e na humanização dos ginásios de terapia, a partir de adesivos lúdicos e reflexivos para os ambientes. O projeto ainda conta com entregas voltadas para a experiência do usuário, previstas para o Crer e outras unidades.

Juliana Saran (texto e foto)/Agir