“Portas da SES estão sempre abertas”, diz secretário, na posse da nova diretoria do CES

Sérgio Vencio destaca importância do diálogo com o Conselho Estadual de Saúde – que terá Walter Monteiro na presidente para o biênio 2023/24 – na construção de um SUS mais forte

Sérgio Vencio fala sobre parcerias, na posse da nova diretoria do Conselho Estadual de Saúde

O titular da Secretaria de Estado da Saúde de Goiás (SES-GO), Sérgio Vencio, destacou, na manhã desta quinta-feira (2/2), a importância do diálogo permanente com o Conselho Estadual de Saúde de Goiás (CES-GO) na construção de um Sistema Único de Saúde (SUS) mais forte. “Cuidar da saúde de mais de 7 milhões de pessoas é uma coisa séria, complexa, e nosso compromisso é fazer isso de forma ética e transparente, acompanhado de perto pelo conselho, para o qual as portas estão sempre abertas”, disse Sérgio Vencio.

Formada pelo presidente, Walter Monteiro, do seguimento do usuário; pela vice-presidente Paula dos Santos, representante da SES-GO; e pelos secretários Venerando Lemes de Jesus e Heloísa Massanaro, a diretoria eleita para o pleito 2023-2024 foi empossada durante culto ecumênico, na sede do conselho, celebrado pela pastora e missionária Dercilene Urzeda e pelo padre Hélio Silva, que também é servidor da SES-GO. 

O secretário reafirmou a importância de parcerias no planejamento, na regionalização e, principalmente, na atenção secundária. “É intenção do governador Caiado, e tenho conversado muito com ele, de focar nossa atenção na atenção secundária, fortalecer nossos hospitais e oferecer atendimentos diabéticos, para pulmão, hipetersão, enfrentamentos importantes que estamos dispostos a fazer”, enumerou, ao explicar que pretende fazer novos chamamentos mais transparentes, focados, éticos. “É obrigação (de todo gestor público)”, disse. 

Pilares do SUS
Em seu discurso de posse, por sua vez, o novo presidente do CES-GO destacou o objetivo da instituição de fazer o controle social da saúde transparente em Goiás, conforme propõe a legislação e os pilares do SUS, que são a universalidade, equidade e integralidade. 

“Temos, hoje, um secretário de saúde comprometido com esses três pilares. Temos a certeza de que sua equipe qualificada, junto com o CES-GO, será formadora e propositora, para que os 7,2 milhões de goianos tenham um sistema de saúde a seu dispor”, previu, ao convocar também o apoio do Parlamento goiano.

Para sua gestão, Walter Monteiro também prometeu um controle propositivo e orientador de uma gestão pública de saúde que seja formadora e, principalmente, implementadora, e que atenda a todos e a todas. “Fui eleito presidente do CES para conduzir, de mãos dadas com a gestão publica de saúde, a busca de uma saúde de qualidade”, ressaltou. “Nós, o controle social e a gestão pública, não podemos fazer da disputa da saúde pública um cabo de força. Se cada um puxar para um lado, os prejudicados serão todos os goianos, principalmente os que vivem nos locais mais longínquos”, alertou.

A cerimônia de posse dos novos conselheiros contou ainda com a presença da subsecretária de Saúde de Goiás, Anamaria Arruda, a deputada estadual Bia de Lima, representantes de Conselhos Municipais de Saúde e demais servidores da SES-GO.

José Carlos Araújo e Felipe Cordeiro (texto) e Iron Braz (fotos)/Comunicação Setorial