Hospital Estadual de Luziânia realiza Café com a Qualidade
Encontro com gestores da unidade de saúde do Governo de Goiás aborda as gestões de documentos, de risco, por indicadores e auditoria, os quatro pilares da gestão da qualidade
O Hospital Estadual de Luziânia (HEL) realizou, na quarta-feira (22/2), o primeiro Café com a Qualidade, bate-papo entre servidores dos setores da unidade com o Núcleo de Qualidade Hospitalar.
A enfermeira do Núcleo de Qualidade Hospitalar do HEL, Marina Germano, explica que o primeiro encontro foi com a equipe da diretoria e todos os coordenadores assistenciais e administrativos do HEL. “No primeiro Café com a Qualidade, abordamos os quatro pilares da gestão da qualidade: gestão de documentos, gestão de risco, gestão por indicadores e auditoria”, disse.
De acordo com Marina, a gestão de documentos é um conjunto de ações e processos para gerenciar toda a documentação de uma instituição, garantindo acessibilidade, integridade e segurança. “A gestão de riscos visa estabelecer um ambiente interno seguro. A gestão por indicadores tem por propósito medir objetivamente o progresso e desempenho para alcançar o objetivo planejado”, explicou.
A enfermeira destacou que a auditoria é um exame cuidadoso e sistemático das atividades desenvolvidas em uma determinada instituição. “O objetivo é averiguar se elas estão de acordo com o planejado/estabelecido previamente, se foram implementadas com eficácia e adequadas à execução dos objetivos”, acrescentou.
Julianna Adornelas (texto e foto)/Instituto Patris