3º HUGOL na Comunidade realiza 4309 procedimentos
Os moradores da Região Noroeste de Goiânia participaram de atividades de educação em saúde, cidadania, responsabilidade social e entretenimento, totalizando a execução de 4309 procedimentos nessa edição. “Hoje recebi explicação sobre alimentação e qualidade de vida. Tudo isso é muito bom para nós, pois às vezes nos sentimos esquecidos aqui”, afirma Renata Martins, moradora da região que participou do evento.
Além disso, o evento foi criado para incentivar a solidariedade. Nesse sentido, foram quase 300 voluntários, dentre acadêmicos de cursos superiores da saúde e colaboradores que doaram seu tempo e seu conhecimento para proporcionar um dia especial à Região Noroeste. Os recursos foram advindos de doações de pessoas, empresas e instituições e as atividades ofertadas pelo próprio hospital e parceiros.
Atividades
A premissa básica do HUGOL na Comunidade é a prevenção. O evento ofereceu vacinas de tríplice viral (sarampo, caxumba e rubéola), hepatite B, febre amarela e antitetânica, testes rápidos de HCV, hepatite e HIV, com orientações sobre as doenças e distribuição de preservativos, e também aferição de pressão arterial e teste de glicemia.
Para melhorar a qualidade de vida, foi realizada uma oficina de lombalgia, com práticas de liberação miofacial, quiropraxia, auriculoterapia, bandagem funcional e ventosaterapia. Também foi promovida a avaliação antropométrica, utilizando as medidas de altura, peso, circunferências e dobras cutâneas para obter a composição corporal, possibilitando orientações nutricionais personalizadas. A nutrição orientou ainda sobre a necessidade da diminuição do consumo de alimentos processados, com o “Desembale menos, descasque mais”, bem como sobre a correta leitura dos rótulos nutricionais.
Os participantes foram alertados sobre a necessidade da prevenção de traumas e acidentes domésticos, por meio de uma atividade interativa e uma oficina de primeiros socorros. Já as crianças que passaram pela ação, após receber algodão-doce e pipoca na ala do entretenimento, foram ensinadas sobre a correta escovação e a saúde bucal. Por fim, o HUGOL também orientou quanto ao funcionamento dos atendimentos de emergência, explicando as etapas, assim como sobre sua identidade organizacional (missão, visão e valores), compartilhando com a comunidade sua razão de ser e os objetivos que pretende alcançar.
Quanto às atividades de cidadania, Teresinha de Assis ressaltou que seu filho teve um problema muito sério de saúde, então “precisava fazer o passe livre dele e não tinha condições de levá-lo ao centro da cidade para fazer. Nem todo mundo tem condição de ficar andando longe para procurar os serviços que foram oferecidos aqui hoje, por isso foi muito importante”. Ademais o passe livre para pessoas com deficiência, a população também pôde solicitar o Passaporte do Idoso e a Carteira de Trabalho, receber orientações para o encaminhamento aos direitos de cidadania e recadastrar o Bolsa Família e o Cadastro Único. Outro ponto alto foi o simulador de direção, ação que propiciou a experiência da direção em situações de risco, como rodovias com chuva, por exemplo, e os óculos de realidade virtual, possibilitando visualizar que a experiência de ingerir bebidas alcoólicas e direção não combinam.
No quesito estética, os participantes melhoraram sua autoestima com cortes de cabelo, design de sobrancelhas e maquiagem profissional. Para abrilhantar ainda mais o dia dos moradores da Região Noroeste, o HUGOL instalou brinquedos, como pula-pula, escorregador inflável e outros. O acesso a essas atividades foi concedido mediante a participação prévia em alguma ação da saúde, garantindo que a prevenção fosse o foco principal do evento.