Segundo especialistas do GEED, além do cuidado com o jovem é preciso tratar todos os ambientes
Na oportunidade, foi realizado, pelos profissionais Roberto Vila Verde e Edicir Quireza, um encontro vivencial, cuja parte teórica abordou questões pontuais ocorridas na escola. Todas as vivências elaboradas envolveram diretores, coordenadores e educadores e poderão ser utilizadas, com os alunos, dentro e fora de sala de aula, uma vez que as atividades têm como base a prevenção.
Temas como habilidades sociais, importância de regras e limites, trabalho em equipe, relevância de cada servidor dentro da escola, enquanto agente de prevenção, processo de comunicação entre educador e aluno, ruídos nesse processo, diferenças entre todos e discriminação foram assuntos desse encontro.
Para os profissionais do GEED, embora seja um Distrito, não significa que haja ausência de drogas lícitas e ilícitas, uma vez que esse é um problema social, disseminado não apenas nos grandes centros, mas em todas as regiões. Para Roberto Vila Verde, “nós precisamos olhar para o aluno e a escola, mas também rever e tratar todos os ambientes nos quais os jovens convivem, como a comunidade e a família”, disse o palestrante.