Goiás é destaque na 1ª Conferência Nacional de Vigilância em Saúde

Goiás foi o único Estado do País a realizar todas as conferências locais de Vigilância em Saúde antes da etapa nacional, que ocorre esta semana (27/2 a 2/3), em Brasília.

Com o apoio da Secretaria de Estado da Saúde (SES-GO), todas as cidades goianas promoveram as conferências municipais e as 18 regionais de Saúde do Estado também promoveram o encontro. As propostas que surgiram desses encontros foram levadas para a conferência estadual para serem discutidas e aprovadas.

“Para fazer um raio-X da realidade da Saúde local com o foco no planejamento é muito importante promover todo esse processo de trabalho. Por isso a SES deu todo o apoio necessário para a realização desse encontro”, diz a superintendente de Vigilância em Saúde, Maria Cecília Brito. 11 propostas foram aprovadas no Estado e estão sendo discutidas na 1ª Conferência Nacional de Vigilância em Saúde (1ª CNVS) durante essa semana.

Entre as propostas que Goiás encaminhou estão o planejamento integrado da vigilância com a atenção primária, garantia de financiamento adequado e compatível com a realidade da Vigilância em Saúde, fortalecer as políticas de alimentação e nutrição, ampliar as respostas rápidas às emergências em Saúde e o alcance da comunicação para o assunto, dentre outros.

Venerando Lemes, antigo presidente do Conselho Estadual de Saúde e atual 1º secretário, lembra que a proposta de realizar todo esse processo descentralizado de trabalho começou em 2015. “Era preciso realizar as conferências locais de Saúde, antes da Nacional. Nos anos anteriores tínhamos tido dificuldades para fazer as municipais, sendo que menos de 50% dos municípios as promoviam”, diz.

Ele lembra que foi um grande desafio promover esse movimento, pois era preciso fazer uma mudança cultural. “Mas era necessário, a legislação do SUS preconiza isso, especialmente as etapas regionais, que os Estados acabam negligenciando”, ressalta. Goiás é um dos Estados percussores neste formato de encontros regionais. Venerando conta que a gestão da SES sempre teve um papel importante na condução desse trabalho pioneiro. Na 1ª CNVS representantes de vários estados disseram que poucos municípios fizeram suas conferências e em alguns casos foi realizado apenas a estadual.

Segundo Magna Maria de Carvalho, delegada do Estado na 1ª CNVS e gerente da SES, esses encontros locais foram instrumentos importantes para conhecer as realidades da Saúde de Goiás, com as suas carências e prioridades, e aprimorar o SUS, especialmente nas vigilâncias. Carvalho ressalta que as vigilâncias norteiam o cotidiano das pessoas, e tem um papel de protagonista para promoção de saúde e prevenção de doenças.

Todas essas propostas levantadas nas conferências locais foram entregues ao secretário de Estado da Saúde e são fundamentais para promover o Plano Estadual de Saúde e o planejamento da área.

Conferência Nacional de Vigilância em Saúde

A 1ª CNVS surgiu a partir dos resultados da 15ª Conferência Nacional de Saúde, realizada em 2015, e em decorrência de diversos debates ocorridos no Conselho Nacional de Saúde (CNS) em torno de variadas agendas. Tem como principal objetivo “Propor diretrizes para a formulação da Política Nacional de Vigilância em Saúde e o fortalecimento de ações de Promoção e Proteção à saúde”.