Saúde realiza projeto para proteção dos trabalhadores de postos de combustíveis

A Secretaria de Estado da Saúde (SES) está realizando o projeto de Vigilância da Saúde do Trabalhador e Saúde Ambiental das Populações Expostas ao Benzeno. O objetivo do trabalho é implantar ações de intervenção nos ambientes de trabalho – em geral postos de combustíveis – para avaliar e fiscalizar processos e condições de trabalho da população exposta ao benzeno.

A substância é encontrada na gasolina, aditivos e óleos lubrificantes, principais produtos comercializados nos postos de combustíveis. “O benzeno é considerado a quinta substância de maior risco à saúde, segundo programa das Nações Unidas de Segurança Química”, diz a gerente de Vigilância em Saúde Ambiental e Saúde do Trabalhador, Tânia Vaz.

A exposição silenciosa, progressiva e nociva dos trabalhadores ao benzeno, que é cancerígeno, tem sido tema constante de ações, regulamentações e debates em todo o território nacional.

A intoxicação por essa substância, por inalação de gases ou aspiração de formas líquidas, pode causar sonolência, tonturas, cefaleia, náuseas, dificuldade respiratória, convulsões, anemia, leucemia, alterações cromossômicas, neurológicas e neuropsicológicas, do sistema auditivo, entre outros.

Projeto

O projeto é desenvolvido pelo Centro de Referência Regional em Saúde do Trabalhador (Cerest) e executado, inicialmente, no município de Anápolis, nos postos de revenda de combustíveis a varejo. Atualmente, o trabalho também está sendo executado no município de Formosa, com proposta de implantação nos demais municípios-sede do Cerest: Itumbiara, Ceres, Rio Verde e Goiânia.

O estudo busca entender os prejuízos causados pela substância, tanto para os funcionários dos postos, como para o meio ambiente da região próxima ao estabelecimento. Os dados e as informações coletadas serão utilizadas como ferramentas para a construção de conhecimentos específicos na área, para elaborar propostas e recomendações que priorizem ações de intervenção e prevenção, para monitoramento e controle de riscos e agravos. A finalidade da pesquisa é obter melhorias nas condições de saúde e segurança dos trabalhadores de postos de combustíveis e da população exposta ao benzeno.

“No fechamento da amostragem, foi identificado completo desconhecimento do trabalhador sobre esses riscos. Por exemplo, muitos fazem abastecimento do combustível até a boca do tanque e usam flanelas que ficam embebidas do produto”, esclarece a técnica em Saúde da SES, Andreia Silveira. Segundo ela, os funcionários desconhecem os riscos a que estão expostos. Além dessa fiscalização por amostragem, será realizada audiência pública com vários autores envolvidos, tais como Superintendência Regional do Trabalho e Emprego, Sindicato Patronal, Sindicato dos Trabalhadores e Ministério Público Estadual. “Mostraremos os dados dessa pesquisa para propor recomendações de adequação desses ambientes e minimizar os fatores de risco”, pontuou.

As ações estão sendo desenvolvidas em parceria com a Vigilância Sanitária Municipal, Vigilância Ambiental, Cerest Regional, Regional de Saúde, Secretaria de Meio Ambiente do município, Ministério Público do Trabalho, Superintendência Regional do Trabalho e Emprego (SRTE/MTE) e Ministério Público Estadual (MP-GO). “O trabalho integrado e articulado entre os setores contribui para o fortalecimento de ações mais efetivas e eficazes”, conclui Tânia Vaz.