Luziânia colhe os bons resultados do programa Mais Saúde para Goiás

Em seis meses, o atendimento prestado pela Unidade de Saúde Sol Nascente, em Luziânia, no Entorno do Distrito Federal, passou por ampla transformação nos aspectos de qualidade e humanização. O número de pacientes assistidos cresceu de forma vertiginosa. Paralelo a isso, a equipe de profissionais de saúde passou a ter mais controle e conhecer, com profundidade as características, problemas e demandas de cada família.

A mudança significativa pela qual passou a Unidade de Saúde Sol Nascente é resultado da implantação do Programa Mais Saúde para Goiás em Luziânia. A iniciativa, que consiste no fortalecimento da atenção primária, está sendo efetivada em todo o território goiano pela Secretaria de Estado da Saúde de Goiás (SES-GO) em parceria com o Conselho Nacional dos Secretários de Saúde (Conass). O posto de Luziânia foi escolhido para sediar o projeto piloto do programa.

Os resultados positivos alcançados pelo programa Mais Saúde para Goiás foram apresentados ao secretário de Estado da Saúde, Leonardo Vilela, na manhã desta segunda-feira, 13 de março, pelo secretário municipal de Saúde de Luziânia, Watherson Roriz, e pela médica da Unidade de Saúde Sol Nascente, Sara da Rocha Viana. Em um semestre, a quantidade de pessoas cadastradas no posto saltou de 1.553 para 12.175. Deste total, 4.880 pessoas residem no Setor Sol Nascente; as demais, nos bairros vizinhos.

O avanço e êxito no atendimento foram conseguidos com medidas simples, previstas no Mais Saúde para Goiás. Os profissionais fizeram um remapeamento da área, por meio de visitas de casa em casa e realização de novos cadastros; passaram a prestar atendimento com hora marcada (bloco de horas); implantaram o prontuário familiar; classificação de prontuário; classificação de risco das famílias; estruturação do grupo diabético insulina e do grupo pré-natal de primeira vez.

“Com a adoção dessas iniciativas passamos a conhecer mais os nossos pacientes, sabemos os problemas de saúde que têm as peculiaridades de cada família, onde há gestantes, diabéticos e hipertensos e onde cada um pode ser encontrado”, sintetiza a médica Sara Viana. Watherson Roriz adiantou ao secretário Leonardo Vilela que, enquanto gestor da Saúde municipal, pretende estender o programa para todo o município.

Watherson Roriz informou que Luziânia contará com 18 novas unidades básicas de saúde até o fim deste ano, todas amplas e bem-estruturadas. Destas, 7 já foram entregues e outras 5 passam a funcionar a partir de julho. “Observamos, por meio da execução do Mais Saúde para Goiás, que o investimento em prevenção é mais barato e mais efetivo, na medida em que diminui o encaminhamento para os serviços de média e de alta complexidade.”

O secretário Leonardo Vilela acentuou que o Mais Saúde para Goiás constitui uma das prioridades da SES-GO. O programa prevê a capacitação de todos os profissionais que atuam nas unidades básicas de saúde, lotados em diferentes áreas, de todos os municípios goianos. Esta atualização profissional é feita por meio de oficinas ministradas em parceria com a equipe do Conass. Os servidores capacitados nas Regionais de Saúde repassam o conhecimento apreendido aos profissionais que representam os municípios. Estes, por sua vez, atuam como multiplicadores do conhecimento para as equipes das unidades de saúde municipais.