Todos os municípios goianos terão uma Estação Conecta SUS

O secretário de Estado da Saúde, Leonardo Vilela, anunciou, no encerramento do VI Encontro de Saúde de Goiás, a entrega de um kit da Estação Conecta SUS para cada um dos 246 municípios goianos. O valor total investido pela Secretaria de Estado da Saúde (SES-GO) para aquisição dos equipamentos foi de R$ 3.184.821,43.

A Estação Conecta SUS é um equipamento composto por mesa, cadeira, CPU, estabilizador, teclado, mouse, webcam, headset e duas TV´s de 47”, com suporte para montagem do equipamento. A Estação permite a realização de reuniões via webconferência. A facilidade na comunicação evita o deslocamento de técnicos, agilizando o contato e gerando economia de tempo e de recursos.

A gerente Especial de Tecnologia da Informação da SES-GO, Luiselena Luiselena Luna Esmeraldo, informa que 14 municípios já foram contemplados com uma Estação Conecta SUS. Neste mês, outros 34 receberão o kit da secretaria. “Nós agendamos a entrega da Estação Conecta SUS com o município e, neste dia, a TI faz um treinamento com o técnico que será responsável pela instalação do equipamento na cidade. Ensinamos cada passo da montagem e como usar a Estação, além de disponibilizar um manual”, detalha Luiselena.

Segundo a gerente, a SES enfatiza aos gestores que a Estação Conecta SUS deve ficar acessível para a utilização dos técnicos sempre que julgarem necessário. Luiselena reforça, ainda, que a Estação não tem nenhum custo para a prefeitura. “Eles só precisam de uma boa conexão de internet”.

Proximidade com os municípios

O gerente das Regionais de Saúde e Núcleo de Apoio ao Controle de Endemias (Gernace), Armando Zafalão Júnior, destaca que as Regionais tem utilizado bastante a Estação Conecta SUS para contato com as prefeituras que já possuem o kit.

“A Estação Conecta SUS facilitou e melhorou a comunicação da Regional com o município. Acredito que, a partir do momento que mais prefeituras tiverem a Estação, vamos estimular este contato entre os próprios municípios, e também queremos criar uma cultura para que eles mesmos possam acionar com mais frequência as Regionais de Saúde e o nível central da SES”, afirma Armando Zafalão, informando que as Regionais vão intensificar o trabalho com os municípios para mostrar todo o potencial que a Estação Conecta SUS proporciona, no sentido da agilidade de intervenção quando perceberem algum problema e, mais ainda, nas ações para melhoria dos indicadores de saúde.