Secretário Leonardo Vilela recebe gestores municipais no VI Encontro de Saúde de Goiás

Prefeitos e secretários municipais de saúde do todo o Estado de Goiás estão reunidos hoje e amanhã, 8 e 9 de março, na sede da Superintendência de Educação em Saúde e Trabalho para o SUS, em Goiânia, para participar do VI Encontro de Saúde de Goiás. O objetivo é promover o acolhimento dos novos gestores de saúde, demonstrando as parcerias da Secretaria de Estado da Saúde com os municípios na gestão do Sistema Único de Saúde – SUS. Nos dois dias, será apresentado aos participantes o trabalho realizado pela Secretaria de Estado da Saúde (SES-GO) no sentido de proporcionar uma assistência de qualidade à população.

Durante a abertura na manhã desta quarta-feira, o secretário de Estado da Saúde, Leonardo Vilela, demonstrou satisfação em receber os novos gestores de saúde das prefeituras e colocou toda a equipe de superintendentes, gerentes e gestores da SES à disposição para repassar todas as informações sobre o funcionamento do sistema público de saúde no Estado.

O secretário explicou que o encontro foi planejado antes mesmo das últimas eleições, com o intuito de acolher os eleitos e oferecer as condições para realizarem um bom trabalho na área de saúde. “É uma determinação do governo apoiar os municípios na melhoria da assistência à população”, ressaltou.

Leonardo Vilela lembrou do repasse de mais de R$ 300 milhões em 2016 para as prefeituras das contrapartidas de todos os programas de saúde, sendo R$ 140 milhões a mais que as parcelas regulares. De acordo com o secretário, a equipe da SES está estimulada a realizar cada vez mais ações que melhorem a assistência de saúde à população, deixando Goiás em posição de destaque no cenário nacional. Para ele, este espaço já está sendo conquistado e, como exemplo, Vilela citou a força-tarefa Goiás contra o Aedes - de combate ao mosquito Aedes aegypti, a redução dos índices de mortalidade infantil, a antecipação da vacinação contra a Influenza, o alto índice de cobertura vacinal (94%) contra a febre amarela e vários outros.

“A partir o VI Encontro de Saúde, onde acontece o entrosamento entre as equipes de trabalho do Estado e dos municípios com o intercâmbio de informações e experiências, conseguiremos definir metas e colher bons resultados nos próximos anos”, afirmou.

O evento conta com 11 estações de trabalho envolvendo as superintendências, o Centro de Informações e Decisões Estratégicas em Saúde – Conecta SUS Zilda Arns Neumann, a Ouvidoria, o Cosems e Comunicação.

Cada setor ficará instalado em estações de trabalho onde serão apresentadas as informações específicas de atuação e que são de interesse das prefeituras. As oficinas recebem a visita dos representantes municipais agrupados por regiões, de modo que os participantes vão conhecer o funcionamento completo do sistema estadual de saúde. Amanhã, dia 9, às 19h, os gestores municipais participam da solenidade de encerramento, no auditório da Pontifícia Universidade Católica, no Jardim Goiás.