Saúde realiza oficina para implantar projeto de proteção à saúde das populações expostas ao benzeno

Após finalizar essa etapa, a equipe de Vigilância em Saúde do Trabalhador/SUVISA iniciou a análise dos documentos pertinentes à saúde do trabalhador, de maneira conjunta e interdisciplinar, com o compartilhamento de saberes e construção de conhecimento, com vistas à compilação dos dados, discussão e elaboração de relatório técnico. “Essa metodologia permitirá obter um diagnóstico das condições do ambiente e processos de trabalho dos trabalhadores e das condições de saúde da população circunvizinha aos postos de combustíveis no município de Formosa”, considera a gerente.

A SUVISA-GO realizará em conjunto com todas as instituições envolvidas no projeto, audiência pública para apresentação dos resultados, encaminhamentos para as correções das não conformidades e melhoria do processo do ambiente e das condições em que o trabalho se realiza, bem como melhoria da saúde da população circunvizinha que vive no entorno dos postos.

Tânia Vaz esclarece, que apesar das dificuldades enfrentadas, as ações em saúde do trabalhador avançam cada vez mais, no Estado de Goiás, e supera o desafio de emergir como uma conquista e um direito previsto na Constituição Federal e nas Políticas Nacional e Estadual de Saúde do Trabalhador. Ressalta ainda que as ações de Vigilância e Fiscalização Sanitária devem transpor o objeto usual – o produto/consumidor – de forma a considerar, igualmente, a relação trabalhador/trabalho/processo/ambiente.

A exposição invisível, progressiva, silenciosa e nociva dos trabalhadores ao benzeno, substância letal e cancerígena, tem sido tema constante de ações, regulamentações e debates, em todo o território nacional. A Superintendência de Vigilância em Saúde, da Secretaria de Estado da Saúde de Goiás (SES-GO), por meio da Gerência de Vigilância em Saúde Ambiental e Saúde do Trabalhador - GVSAST, realizou no período de 19 a 22 de dezembro, a oficina para implantação da terceira etapa do “Projeto de Vigilância da Saúde do Trabalhador e da Saúde Ambiental das Populações Expostas ao Benzeno no Estado de Goiás, no município de Formosa”.

A Oficina foi realizada no Núcleo de Epidemiologia e Regional de Saúde Entorno Norte - Formosa e contou com a participação da Vigilância Sanitária de Formosa, CEREST Regional - Formosa, Regional de Saúde Entorno Norte, Secretaria do Meio Ambiente de Formosa e Vigilância Ambiental de Formosa.

O projeto cumpriu as etapas anteriores de capacitação, planejamento, inspeções, entrevistas com a população circunvizinha aos postos e entrevistas, com 65 trabalhadores de postos de revenda de combustível a varejo, no município de Formosa. O plano de trabalho contempla a prática de Vigilância Ambiental e Vigilância em Saúde do Trabalhador – VISAT, relacionada à análise de toda a documentação e registros fotográficos de todas as inspeções realizadas.

“O trabalho foi dividido em dois momentos distintos: em um primeiro, foi realizada uma oficina didática para análise das entrevistas aplicadas em saúde do trabalhador. Em paralelo, a Vigilância em Saúde Ambiental/SUVISA realizou a análise dos documentos pertinentes solicitados no ato das inspeções”, explica a gerente de GVSAST Tânia Vaz.

A oficina teve início com um relato de experiência das percepções, obstáculos e pontos favoráveis observados por cada entrevistador acerca dos questionários aplicados. A equipe foi dividida em grupos representativos das instituições que realizaram as entrevistas, com categorias divididas pra cada entrevistador. Os técnicos avaliaram ainda a validade do trabalho. Em seguida, passou-se à análise qualitativa e construção dos relatórios individuais por posto e procedeu-se à construção de um relatório macro que faz o mapeamento e análise da situação em Saúde do Trabalhador dos postos de Revenda de Combustíveis, em Formosa, de acordo com a fala dos próprios trabalhadores. No fechamento da oficina foi discutida a complexidade do tema, o valor dos profissionais, suas habilidades, potencialidades e a importância do trabalho realizado.

Essa oficina permitiu, não apenas um retrato pontual do ambiente e processo de trabalho, mas proporcionou um avanço ao instrumentalizar a equipe na realização de entrevistas em Saúde do Trabalhador, formar profissionais para serem multiplicadores de Vigilância em Saúde do Trabalhador, auxiliar e direcionar a equipe multidisciplinar para o campo de pesquisa, aprimorar o potencial crítico da equipe, formular hipóteses sobre a saúde das populações expostas aos postos de combustíveis, articular ações intra e intersetoriais e fortalecer o processo de descentralização, na Região de Saúde Entorno Norte.