Ações da SES impactam na estabilização dos acidentes de trânsito

A Secretaria de Estado da Saúde de Goiás (SES-GO), por meio da Coordenação de Vigilância de Violências e Acidentes (Viva), tem desenvolvido ações pontuais que contribuíram para a estabilização das taxas de mortalidade por acidentes terrestres em Goiás. Dados do Boletim Informativo do Observatório de Mobilidade e Saúde Humanas apontam que as taxas de mortalidade se mantiveram estáveis entre os anos de 2010 e 2015. Em 2010, por exemplo, o índice de mortes por 100 mil habitantes foi de 32,7. No ano seguinte reduziu para 30,5 e em 2012, passou para 32,4. No ano de 2013 a taxa foi de 31,3. Já nos anos de 2014 e 2015 foi de 32,9 e 30,4, respectivamente. Clique Aqui e veja o boletim.

A coordenadora do Viva, Maria de Fátima Rodrigues, atribui a estabilização das taxas de mortalidade à estruturação dos Comitês Municipais de Prevenção de Acidentes de Trânsito nos 21 municípios prioritários, nos quais estão concentrados 56,6% dos óbitos por acidentes de trânsito. Tais comitês, explica a coordenadora, são compostos por representantes da Prefeitura Municipal, Secretarias de Estado da Saúde, Educação e Meio Ambiente, Departamento Estadual de Trânsito e Conselho Estadual de Trânsito, entre outras entidades e instituições parceiras.

Maria de Fátima destaca que além de sensibilizar autoridades a incentivar e contribuir para a estruturação de tais comitês, a SES-GO atua na qualificação dos servidores que desenvolvem ações de educação da população para a efetivação de um trânsito mais seguro. Ela cita como exemplo de resultados positivos as atividades desenvolvidas pelo Comitê Municipal de Prevenção de Acidentes de Trânsito de Uruaçu. Neste município, por onde passam três rodovias – BR-153, GO-237 e GO-080 – o número absoluto de acidentes de trânsito reduziu de forma significativa.

O Boletim Informativo de Mobilidade e Saúde Humanas demonstra, entre outros itens, o coeficiente de mortalidade anual por acidentes de transportes terrestres; as taxas de mortalidade por acidentes de transportes terrestres por sexo; os óbitos por acidentes de transportes terrestres por ano e a relação dos municípios prioritários, entre outros registros.