Revista internacional destaca artigo de Ângela Argolo do Lacen-GO

Foi publicado no dia 07, edição de outubro/2016, na revista BMC Infectious Disease, de circulação internacional, o artigo intitulado "High frequency of pre-existing neutralizing antibody responses in patients with dengue during an outbreak in Central Brazil" desenvolvido pela servidora da Secretaria de Estado da Saúde de Goiás, Ângela Argolo lotada no Laboratório de Saúde Pública Dr. Giovanni Cysneiros (Lacen-GO) e o grupo de pesquisas em Dengue do Instituto de Patologia Tropical e Saúde Pública (IPTSP) da Universidade Federal de Goiás sob orientação da Profa. Dra. Celina Martelli.

A publicação do artigo é a coroação do esforço da servidora que segundo os colegas é “dedicada e compõe uma nova geração de profissionais voltada para a busca da aproximação entre o saber acadêmico e a aplicação na prática do serviço público de vigilância em saúde”.

No Estado de Goiás, epidemias de dengue são registradas há mais de 20 anos e atualmente apresenta um cenário de hiperendemicidade de dengue com circulação dos quatro sorotipos virais. Neste contexto, a importância do artigo publicado é a caracterização da resposta imunológica de infecções sequenciais pelos vírus dengue (DENV) em pacientes infectados no estado de Goiás durante a epidemia de 2012/2013.

O manuscrito é fruto da conclusão do curso de Doutorado em Medicina Tropical e Saúde Pública da servidora, que envolveu um estudo de coorte de mais de 600 pacientes com dengue, recrutados nas unidades de saúde de Goiânia. Os testes de PRNT (do inglês, plaque reduction neutralizing test) foram realizados no Laboratório de Virologia do Lacen/GO e para tanto, a servidora foi capacitada pela Dra. Marli Cordeiro no Laboratório de Virologia e Terapia Experimental (LaVITE) da Fiocruz de Pernambuco.

A pesquisadora ressalta o agradecimento à equipe de Virologia do Lacen-GO e às parcerias realizadas com a UFG e a Fiocruz-PE, sem as quais não seria possível realizar estudo de tamanha relevância para a contextualização epidemiológica da dengue no Estado de Goiás. Adicionalmente, a expertise apreendida pela servidora durante o curso de doutorado, norteará a futura implantação do ensaio de PRNT para detecção de resposta imunológica específica de anticorpos para Dengue e Zika vírus no Lacen-GO.

Confira aqui o artigo de Ângela Argolo.

 0 0