Goiás é único Estado com salas de controle do Aedes em todos os municípios

Goiás foi destaque na reunião da Comissão Intergestores Tripartite (CIT) por ser o único Estado em que todos os municípios dispõem de salas de coordenação e controle do Aedes aegypti e do vírus zika. A reunião foi realizada em Brasília (DF), no dia 23 de outubro, e contou com representantes do Ministério da Saúde e das Secretarias Estaduais de Saúde.

As 246 salas de coordenação municipais fazem parte da logística da Força-Tarefa “Goiás contra o Aedes”, lançado em dezembro de 2015. Estes núcleos, compostos por homens do Corpo de Bombeiros e funcionários das Secretarias Estadual e Municipal de Saúde local, fazem todo o trabalho de monitoramento das visitas domiciliares e eliminação de focos do mosquito no município. Os dados são enviados para a Sala de Coordenação Estadual, responsável pela consolidação dos dados.

O coronel Múcio Ferreira dos Santos, representante do Corpo de Bombeiros na Força Tarefa "Goiás contra o Aedes", explica que os dados são monitorados em tempo real, tanto na esfera municipal quanto na estadual. Depois de consolidados são enviados à sala nacional.

Coronel Múcio também destaca o trabalho da Sala Interfederativa Goiás-Distrito Federal, por permitir um trabalho conjunto entre os governos goiano e brasiliense no combate ao Aedes nos municípios do Entorno do DF. Técnicos goianos e brasilienses compõem esta sala e se dedicam ao monitoramento das ações específicas para o Entorno. Segundo o coronel, esta união permitiu a queda nos índices de infestação do Aedes nos municípios em volta do DF.