SES oferece exames e muita informação no GJV Trindade

A Secretaria de Estado da Saúde (SES-GO) está presente em mais uma edição do Governo Junto de Você (GJV). De hoje, 20, até o próximo domingo, 23, a população de Trindade e arredores terá acesso a serviços e informações que previnem doenças, promovem a saúde e proporcionam mais qualidade de vida. Dezenas de profissionais da SES-GO, de várias superintendências, vão se revezar no atendimento ao público. A expectativa é que sejam atendidas, em média, 250 pessoas por dia, com pico no sábado e manhã de domingo.

No box da Suvisa, a ação Goiás Contra o Aedes chamou a atenção dos visitantes, principalmente das crianças. Qualquer um podia se fazer de cientista e fazer uso da lupa entomológica, que permite a visualização ampliada, em 40%, do mosquito Aedes, possibilitando se verificar as diferenças entre o macho e a fêmea desse inseto. Viviane Silva, 9 anos, não perdeu a oportunidade de usar o equipamento e comentou que, o que o microscópio tinha de interessante, as maquetes tinham de "bonitinhas". É que os profissionais da Suvisa confeccionaram duas maquetes, apoiadas em isopor, com ambientes rurais e urbanos, mostrando o certo e o errado na prevenção ao mosquito. As pequenas poças d´água e o lixo espalhado no quintal identificado como “errado”, contrastavam com a limpeza e a organização do ambiente classificado como “certo”.

O assessor de comunicação da Suvisa, Átila Uchôa, explicou que as maquetes combinam simplicidade e eficiência. “São baratas, fáceis de fazer e de transportar, e ilustram bem o que precisa ser feito para evitar os criadouros. Funciona muito bem, principalmente em escolas”. O Centro de Informação Toxicológica (CIT) também chamou a atenção, com muita informação e a exposição de barbeiros, escorpiões, cobras e plantas venenosas. O CIT pode ser consultado 24 horas por dia.

O Conecta SUS também está atento, 24 horas por dia, a tudo o que acontece na área da saúde pública em Goiás e marcou presença no GJV – edição Trindade. O prefeito da cidade, Jânio Darrot, esteve na Estação Conecta e, de tão impressionado, manifestou interesse em conhecer a sede, em Goiânia.

O Hemocentro vai se dedicar à sensibilização dos doadores durante todo o dia de hoje, uma vez que a unidade móvel estará no GJV nesta sexta-feira, 21, com a expectativa de colher, aproximadamente 100 bolsas de sangue.

O CREMIC, antigo HMA (Hospital de Medicina Alternativa), também está na expectativa de atender cerca de 100 pessoas ao dia, essas, porém, interessadas no composto fitoterápico conhecido como “gotinhas contra a dengue”. A distribuição está acontecendo gratuitamente e sob orientação de um profissional da SES-GO, uma vez que duas gotinhas do composto devem ser tomadas, de 3 em 3 meses, diluído em água.

A parceria da SES-GO com a Fundação Banco de Olhos e a Secretaria Municipal de Saúde de Trindade está possibilitando a realização de vários exames, como aferição da pressão, índice glicêmico, ultrassonografias e de acuidade visual.

Veterano em GJV, o oftalmologista André Amorim participa pela 10ª vez e acredita que a iniciativa é muito boa, pois resolve um dos gargalos da saúde pública, que é o acesso aos exames. Ele diz que as doenças oculares são pouco conhecidas, a prevenção não é muito divulgada e que é preciso ir ao encontro dos pacientes. “Aqui a pessoa passa pela triagem, faz os exames e já sai com o diagnóstico. Dependendo da situação, sai com a receita (do óculos) ou o encaminhamento para o tratamento. É rápido, é descomplicado e é assim que deveria ser sempre”.

A mesma opinião tem Suzana Barros, 23. Há dias ela sente dores no abdômen e aguardava para fazer uma ultrassom. “Espero sair daqui sabendo qual é o meu problema. Achei muito bom ser perto de casa e durante todo o dia. Tinha que ter isso sempre, pelo menos uma vez por mês”.