Saúde reforça combate ao Aedes

Encontro entre Secretaria da Saúde, regionais de Saúde e Corpo de Bombeiros reforça estratégia da Força-Tarefa Goiás contra o Aedes

O secretário de Estado da Saúde, Leonardo Vilela, reúne nesta segunda-feira, 10 de outubro às 13h30, gestores da SES-GO, gerentes das regionais de saúde e oficiais do Corpo de Bombeiros e Defesa Civil para definir as estratégias das ações da Força-Tarefa Goiás contra o Aedes com o início do período das chuvas, quando ocorre um aumento da circulação do mosquito Aedes aegypti. O encontro acontecerá no auditório da Escola de Saúde Pública Cândido Santiago, localizada na Rua 26, s/n, Bairro Santo Antônio.

Durante a abertura do encontro, Vilela atenderá à imprensa, impreterivelmente às 13h30, quando anunciará os novos números das doenças transmitidas pelo mosquito Aedes Aegypti e as estratégias de enfrentamento. Já o comandante Geral do Corpo de Bombeiro Militar (CBM-GO), Coronel Carlos Helbingen Junior, falará sobre as parcerias para intensificar as mobilizações de combate ao mosquito durante o período chuvoso.

A Força-Tarefa Goiás contra o Aedes foi lançada em dezembro do ano passado, quando o estado enfrentava uma epidemia de dengue e surgiram os primeiros casos de zika, duas doenças transmitidas pelo mosquito.

Pioneirismo - Em sua apresentação, o secretário Leonardo Vilela dirá que Goiás foi o único Estado a ter coragem de assumir o compromisso de erradicar o vetor. “Temos a consciência de que assim como aconteceu na primeira metade do século passado, momento em que o País demorou décadas para eliminar o Aedes, a conquistar esse objetivo, também podemos ousar e dar um passo importante nesse caminho”, diz.

Segundo ele, mesmo nos meses secos de junho, julho e agosto, os municípios realizaram o trabalho de controle do mosquito e esta atividade será intensificada agora com o início das chuvas. “Em fevereiro, percebemos que a força tarefa já revelava bons resultados quando vários municípios saíram do alto risco de infestação. Em maio, já tínhamos as primeiras cidades com Aedes Zero. O trabalho continuou e agora será reforçado”, comenta.

Visitas de casa em casa - O superintendente Executivo da SES-GO, Halim Antonio Girade, afirma que, nessa nova fase, serão retomadas as visitas a todos os imóveis. “Não paramos em nenhum momento nos meses de seca e agora vamos definir novas estratégias”, afirmou Girade, destacando o trabalho em conjunto com o Corpo de Bombeiros e prefeituras municipais.

O coronel Múcio Ferreira dos Santos, coordenador do Corpo de Bombeiros na Força-Tarefa Goiás Contra o Aedes, acredita que a mobilização enfrentará um novo desafio. “Goiás se tornou uma referência nacional no combate ao Aedes, visitando todos os municípios. Nenhum estado brasileiro conseguiu este feito”, disse, acrescentando que será necessário manter a qualidade do trabalho feito até agora.

Força Tarefa - A iniciativa une o governo do Estado, Corpo de Bombeiros Militar, prefeituras, sociedade civil organizada e população em uma meta: eliminar focos do Aedes no território goiano. De janeiro a setembro, a força-tarefa realizou 13 milhões e 700 mil visitas em imóveis residenciais e comerciais, escolas, igrejas, indústrias e outros tipos de domicílios. A mobilização atingiu todos os municípios goianos, eliminado 97 mil 694 focos e reduziu em 96% o índice de infestação do mosquito.

Na primeira fase da Força-Tarefa, 30 municípios conseguiram o êxito de 0% de infestação. Já os municípios que não atingiram a meta de eliminar o mosquito, tiveram uma redução drástica nos índices de infestação e com a nova fase terão a oportunidade de zerar a presença do mosquito em seu território.