Parceria de laboratório da SES-GO especializado em doenças raras beneficia população

Com convênio de cooperação mútua entre Saúde Goiás e PUC-GO, o LaGene foi instalado nas dependências do Departamento de Biologia da universidade

A Secretaria de Estado da Saúde de Goiás (SES-GO) tem em sua estrutura uma unidade altamente especializada, capaz de realizar o diagnóstico de doenças genéticas. Instalado na Área IV - Departamento de Biologia da Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO), o Laboratório de Citogenética Humana e Genética Molecular (LaGene) possibilita à população o diagnóstico de doenças genéticas, metabólicas congênitas, erros inatos de metabolismo, deficiência intelectual, malformações e outras anomalias congênitas.

O LaGene é vinculado ao Laboratório Central de Saúde Pública Dr. Giovanni Cysneiros (Lacen-Go). Ele foi inicialmente estruturado em 2002, na Fundação Leide das Neves Ferreira (Funleide). A unidade foi transferida para o Lacen e, posteriormente, por um convênio de cooperação mútua entre a SES-GO e a PUC-GO, o LaGene foi instalado nas dependências do Departamento de Biologia da PUC Goiás.

Na prática, a cooperação entre as duas instituições representou o início da organização de uma rede de serviços, exclusivamente pelo Sistema Único de Saúde (SUS), para o desenvolvimento de ações de promoção, prevenção, diagnóstico e aconselhamento genético para os casos identificados.

Entre os exames realizados pelo LaGene estão o teste de vínculo genético (paternidade pelo DNA) e os que possibilitam o diagnóstico de doenças como Síndrome de Down e diversas outras cromossomopatias, Síndrome do X-frágil, leucemias, autismo, xeroderma pigmentoso, anemia falciforme e fibrose cística, sendo que os três últimos estão em fase de implantação. O biomédico do LaGene, Cláudio Silva, informa que a unidade atende solicitações feitas pelo Ministério Público do Estado de Goiás para a realização dos testes de paternidade pelo DNA e, exclusivamente, os encaminhamentos feitos pelo Sistema Único de Saúde.

O LaGene realiza por ano cerca de 500 exames voltados para o diagnóstico genético. Na prática, acentua Cláudio Silva, o diagnóstico das doenças genéticas/raras feito pelo LaGene representa o início de um longo e, muitas vezes, árduo processo a ser enfrentado pelos familiares das pessoas acometidas pelas enfermidades. Embora seja traumática, a comprovação de uma doença genética possibilita a realização de tratamento específico, a adoção de cuidados preventivos e paliativos e a concessão de possíveis benefícios garantidos por lei aos portadores de anomalias genéticas e enfermidades.

Cláudio Silva destaca que, conforme solicitação médica e diagnóstico genético, a equipe do LaGene faz, inicialmente, o aconselhamento genético ao portador da doença genética/rara e aos seus familiares. O aconselhamento genético consiste em sessões na qual os especialistas informam a ocorrência ou risco de recorrência da doença genética na família, com detalhes sobre a origem hereditária da enfermidade, possível tratamento, cuidados necessários e até mesmo planejamento reprodutivo.

Investimentos

Com a realização do convênio firmado em 2007, a PUC-GO passou a compartilhar um patrimônio avaliado na época em R$ 6 milhões em equipamentos que estão promovendo melhoria na qualidade dos serviços de saúde na área da genética prestados à população. O diretor-administrativo do Laboratório Central de Saúde Pública Dr. Giovanni Cysneiros, Marcos Vinícius Milki, enfatiza que o trabalho conjunto com a PUC-GO está possibilitando parcerias com importantes órgãos e entidades das áreas de ensino e pesquisa, entre os quais a Fundação de Amparo a Pesquisa do Estado de Goiás (Fapeg) e o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

“Os convênios com as entidades das áreas de ensino e pesquisa têm possibilitado a formação dos nossos técnicos e a aquisição de equipamentos que permitem a realização dos exames minuciosos”, destaca Marcos Milk. Atualmente, o serviço conta com diversos equipamentos de grande porte. Sequenciador & Analisador Genético de DNA, microscopia para microdissecção cromossômica, Estação de Citogenética com microscopia de epifluorescência e platina motorizada para escaneamento automático de lâminas e Plataforma de microArray, que possibilita o rastreamento genômico utilizando chips de DNA, o que favorece a detecção de genes associados às diversas condições genéticas.