José Eliton e Leonardo Vilela se reúnem com novo ministro da Saúde

O governador em exercício, José Eliton Júnior, e o secretário da Saúde de Goiás, Leonardo Vilela, estiveram nesta quarta-feira, 18, com o novo ministro da Saúde, Ricardo Barros, empossado na semana passada. Foi uma visita de cortesia, mas também uma oportunidade para apresentar as demandas de Goiás, como o aumento de aportes financeiros em Saúde e a liberação da contrapartida do MS para a manutenção do Hospital de Urgências Governador Otávio Lage de Siqueira (Hugol).

No encontro, o secretário Leonardo Vilela destacou que Goiás tem recebido equipes de vários estados e do próprio Ministério da Saúde para conhecer o modelo de gestão por organizações sociais, a força-tarefa Goiás Contra o Aedes e, ainda, o Centro de Informações e Decisões Estratégicas em Saúde - Conecta SUS Zilda Arns Neumann, um dos mais modernos centros especializados em monitoramento de informações sobre saúde. Entre 2015 e este ano, 17 comitivas de Estado vieram a Goiás nessas intenções. José Eliton e Leonardo Vilela também convidaram o ministro para uma visita a Goiás, que aceitou o convite prontamente.

CONASS

Ainda em Brasília, Leonardo Vilela participou nesta quarta e quinta-feira, 18 e 19, de reunião da diretoria do Conselho Nacional de Secretários de Saúde (CONASS), entidade da qual é vice-presidente para a Região Centro-Oeste. O objetivo é articular propostas para o fortalecimento do SUS e levá-las ao novo ministro da Saúde.