Mais de 500 mil já vacinaram contra a Influenza em Goiás

Secretaria de Estado da Saúde encaminhou 1.073.660 doses da vacina aos 246 municípios goianos. E aguarda nova remessa de 460.051 doses do Ministério da Saúde

Quinhentos mil e 024 pessoas em todo o Estado receberam, até o último sábado (30 de abril), a dose que imuniza contra a Influenza. Dados preliminares da Gerência de Imunização e Rede de Frio da Secretaria de Estado da Saúde de Goiás (SES-GO) revelam que este quantitativo representa 41% da população que integra os grupos prioritários. Os registros foram enviados por 230 dos 246 municípios goianos.

A Campanha de Vacinação contra a Influenza foi iniciada em Goiás no dia 12 de abril, 19 dias antes da abertura em todo o País. A antecipação da ação, determinada pelo secretário de Estado da Saúde de Goiás, Leonardo Vilela, ocorreu em função da constatação de epidemia de gripe H1N1 e registro de óbitos em diferentes municípios goianos.

Até a manhã desta segunda-feira, 2 de maio, a SES-GO havia repassado para as 18 Regionais de Saúde do Estado 1.073.660 doses, o que corresponde a 70% do total a ser usado na campanha. Os 30% das doses restantes – 460.051 doses - devem ser enviadas pelo Ministério da Saúde à SES-GO até 15 de maio e imediatamente distribuídas para as Regionais de Saúde, responsáveis por repassá-las aos municípios sob sua administração.

A SES-GO reitera que as vacinas são destinadas exclusivamente às pessoas que integram os grupos de risco determinados pelo Ministério da Saúde. Tais pessoas tem mais probabilidade de terem complicações em função da doença, de serem hospitalizadas e não resistirem à enfermidade. Estão incluídos nos grupos prioritários as crianças de 6 meses a menores de 5 anos, gestantes, parturientes (até 45 dias após o parto), idosos com 60 anos ou mais, sentenciados, crianças e adolescentes apreendidos, em cumprimento de medida socioeducativa, trabalhadores da saúde e indígenas.