Maio Amarelo arrecada cadeirinhas para doação

Secretaria da Saúde participa de campanha mundial com o objetivo de sensibilizar a população sobre a violência no trânsito

O movimento Maio Amarelo chegou em Goiás como parte do calendário internacional da Organização Mundial de Saúde (OMS) como o mês mundial de luta contra acidentes de trânsito. Para sensibilizar a comunidade a Secretaria do Estado da Saúde de Goiás (SES-GO),  por meio do Observatório de Mobilidade e Saúde Humanas (OMSH), promove nesta segunda-feira (2 de maio) a Campanha Doe uma Cadeirinha. O evento começa às 9h no Samu da Avenida Major Manoel da Silva Brandão, Bairro Veiga Jardim (Aparecida de Goiânia). A iniciativa conta com o apoio de diversos órgãos de trânsito e da Prefeitura de Aparecida de Goiânia.

Pelo projeto, a comunidade de Aparecida e de Goiânia está convidada a doar cadeirinhas e assentos para veículos que não são mais usados. O objetivo é coletar o maior número possível de exemplares para distribuição aos pais e responsáveis que não possuem este tipo de equipamento para transportar crianças. A entrega irá acontecer no dia 31 de maio na Maternidade Marlene Teixeira, Vila Brasília.

“A campanha  quer sensibilizar os pais e responsáveis sobre os perigos de se trafegar com crianças sem a devida proteção. Para se ter uma ideia, só em 2015, foram pagas 8.022 indenizações por invalidez a crianças de 0 a 7 anos”, explica a Coordenação de Vigilância Epidemiológica de Violências e Acidentes da SES, Maria de Fátima Rodrigues.

Outros pontos que receberão as cadeirinhas serão o Ambulatório Multiprofissional de Aparecida de Goiânia (Amag), localizada na Avenida Barão do Rio Branco, 1368, Jardim Nova Era; e a Superintendência Municipal de Trânsito de Aparecida de Goiânia (Smta), na Avenida Padre Marcelino Champagnat esquina com a Rua Luiz Antônio Garavelo, quadra D, lote 13-D, Residencial Village Garavelo.

Com a campanha, a SES-GO promove uma série de atividades que prometem chamar a atenção sobre os números que apontam o drama no mundo e no Estado. No Brasil, uma média de 43 mil pessoas morrem por ano, vítimas de acidentes de trânsito. Em Goiás, mais de 2 mil óbitos são registrados, anualmente. Os feridos e sequelados são atendidos nas unidades de Saúde ao custo de aproximadamente R$ 9 milhões por ano.

De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS) o “tolerável” para taxa de mortalidade por Acidentes de Trânsito é de 11,1 para cada 100 mil habitantes. Em Goiás, esse índice chega a 32,67. Muito superior ao indicado pelo órgão internacional. São 5.800 acidentes registrados em 2015.

Desse total têm-se o registro de 4.053 acidentes com motociclistas, 821 com pedestres, 486 com motoristas de carro, 222 ciclistas e os demais com outros tipos de veículos. “Vemos com preocupação esses números e por esse motivo foi criado em 2012 o Observatório de Mobilidade e Saúde Humanas da SES-GO. O orgão vem monitorando, acompanhando e traçando caminhos para adoção de políticas públicas e sociais para diminuir o número de acidentes no Estado”, explica Fátima. A dupla álcool e direção ainda está no topo das principais causas.

Programação - Como parte do calendário, serão iluminados de amarelo diversos monumentos em Goiânia para registrar a data. Entre eles estão o Palácio das Esmeraldas, o Centro Cultural Oscar Niemeyer e os dois monumentos conhecidos como os três prismas, além dos hospitais estaduais.

-15/05: No dia 15 de maio terá uma grande exposição de veículos na Avenida Araguaia, em frente ao Mutirama, que representará a sensibilização de autoridades  para investir e incentivar o uso do transporte coletivo.

-18 a 19/05: Curso de aperfeiçoamento de pilotagem para motociclistas oferecido pela Honda do Brasil – que acontecerá no pátio do Detran.

-22/05: “Bora de Bike” Passeio ciclístico com a adesão de mais de 8 mil ciclistas que irão colorir de amarelo as ruas de Goiânia

-Palestras:  Durante todo mês serão oferecidas minipalestras nos campi da UEG e nos locais de realização das provas para obtenção da CNH

As ações em Goiás contam com os seguintes parceiros: Detran-GO, Observatório de Mobilidade e Saúde Humanas (OMSH), Conselho Estadual de Trânsito (Cetran-GO), Programa Educando e Valorizando a Vida de UEG,Secretaria do Meio Ambiente, Recursos Hídricos, Infraestrutura, Cidades e Assuntos Metropolitanos (Secima), dentre outros órgãos.