Vacinação contra Influenza começa em 79 municípios

Solenidade de abertura aconteceu no Hospital Materno Infantil. SES-GO notificou 24 casos da doença em Goiás, com 8 mortes

A Secretaria de Estado da Saúde de Goiás (SES-GO), em parceria com os municípios, iniciou nesta terça-feira, 12 de abril, a Campanha de Vacinação contra a Influenza 2016. Num primeiro momento, a ação será realizada em 79 municípios goianos que integram as Regionais de Saúde Central (com sede em Goiânia), Centro-Sul (com sede em Aparecida de Goiânia), Pirineus (sede em Anápolis) e Estrada de Ferro (sede em Catalão). A partir do dia 18 (próxima segunda-feira), a campanha será estendida a todo o Estado, prosseguindo até 20 de maio.

A abertura oficial da campanha aconteceu no Hospital Materno Infantil (HMI), unidade de referência da SES-GO para casos de média e alta complexidade na área de saúde da mulher e da criança. Compareceram à solenidade o secretário de Estado da Saúde, Leonardo Vilela, o deputado federal, Giuseppe Vecci, o presidente do Conselho Regional de Medicina de Goiás, Aldair Novato, a superintendente de Vigilância em Saúde, Maria Cecília Martins Brito, e a diretora regional do Instituto de Gestão e Humanização, Rita Leal, entre outras autoridades.

Durante a solenidade, o secretário Leonardo Vilela informou os novos números de Influenza A (H1N1) notificados no Estado. Até agora foram 24 casos da doença, com oito óbitos. Dos 24 casos, nove foram notificados em Rio Verde e dois na capital. As mortes em decorrência da enfermidade aconteceram em Rio Verde, com três casos, e nos municípios de Goiânia, Ouvidor, Planaltina, Caldas Novas e Ipameri, cada um com um caso.

Leonardo Vilela destacou que o aumento significativo do número de casos caracteriza a situação de epidemia. A antecipação da campanha, conforme acentuou, é a medida mais eficaz para enfrentar o problema. A vacina contra a Influenza é aplicada na rede pública de saúde em pessoas que integram os grupos de risco: idosos, gestantes, crianças de seis meses a menores de cinco anos, mulheres que estão na fase de resguardo (45 dias depois do parto), portadores de doenças crônicas, indígenas, população carcerária, profissionais de saúde e adolescentes em cumprimento de medidas socioeducativas.

Os levantamentos da Saúde estadual revelam que 75% dos óbitos por H1N1 ocorreram em pessoas que integravam os grupos de risco, por isso a iniciativa do Ministério da Saúde de priorizar a vacinação aos componentes destes grupos. A vacina contra a Influenza também é oferecida nas redes conveniada e particular.

Além de se proteger por meio da vacina, a população deve tomar algumas medidas preventivas, entre as quais lavar as mãos sempre que manter contatos com uma quantidade significativa de pessoas; permanecer em casa quando estiver com sintomas de gripe; evitar aglomerações e procurar uma unidade de saúde quando apresentar os sintomas da Influenza. Entre estes sinais estão tosse, dor de garganta, mal-estar geral, dificuldade respiratória e frequência respiratória aumentada.

A auxiliar de serviços gerais Normende de Jesus Matos, de 32 anos, que está com mais de sete meses de gestação, foi a primeira pessoa a ser imunizada contra a Influenza no HMI. A vacina foi aplicada pelo próprio secretário estadual. “Agora me sinto mais segura”, destacou a gestante. O mesmo sentimento foi demonstrado por Francisco de Souza, pai da garota Sofia Maria de Souza, de 2 anos. A menina também foi imunizada contra a doença com uma dose também administrada por Leonardo Vilela, que é médico pediatra.

Público-alvo

Estimativa da população a ser vacinada na Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza, segundo grupos selecionados. Goiás, 2016.

População

Crianças de 6 meses a menores de 2 anos de idade: 149.583

Crianças de 2 a menores de 5 anos: 269.090

Gestantes (independente da idade gestacional): 74.793

Puérperas até 45 dias após o parto: 12.295

Pessoas com 60 anos de idade ou mais: 573.809

Indígenas: 454

Trabalhadores de saúde: 139.350

Pessoas portadoras de doenças crônicas não-transmissíveis: 193.282

Adolescentes e jovens de 12 a 21 anos de idade, sob medidas socioeducativas e adultos privados de liberdade: 16.755

Funcionários do Sistema Prisional: 4.000

Total: 1.433.414

Municípios com vacinação antecipada para o dia 12 de abril

Abadiânia, Alexânia, Anápolis, Campo Limpo, Cocalzinho de Goiás, Corumbá de Goiás, Gameleira de Goiás, Goianápolis, Pirenópolis e Terezópolis de Goiás, Aparecida de Goiânia, Aragoiânia, Bela Vista de Goiás, Bonfinópolis, Caldazinha, Cezarina, Cristianópolis, Cromínia, Edealina, Edéia, Hidrolândia, Indiara, Jandaia, Leopoldo de Bulhões, Mairipotaba, Orizona, Piracanjuba, Pontalina, Professor Jamil, São Miguel do Passa Quatro, Senador Canedo, Silvânia, Varjão Vianópolis, Vicentinópolis, Guapó, Campestre de Goiás, Goiânia, Trindade, Inhumas, Anícuns, Itauçu, Abadia de Goiás, Santa Bárbara de Goiás, Nazário, Avelinópolis, Araçu, Nova Veneza, Santo Antônio de Goiás, Nerópolis, Damolândia, Ouro Verde de Goiás, Santa Rosa de Goiás, Caturaí, Brazabantes,Petrolina de Goiás, Taguari de Goiás, Jesúpolis, São Francisco de Goiás, Taquaral de Goiás,Catalão, Anhanguera, Cumari, Davinópolis, Goiandira, Nova Aurora, Ouvidor, Três Ranchos, Caldas Novas, Corumbaíba, Marzagão, Rio Quente, Ipameri, Campo Alegre de Goiás, Pires do Rio, Palmelo, Santa Cruz de Goiás e Urutaí.