Goiás Contra o Aedes recebe elogios do Ministro da Saúde

“Goiás está fazendo 100% do que desejamos que todos os Estados façam”. A afirmação é do Ministro da Saúde, Marcelo Castro, e foi feita na manhã desta quarta-feira, 9, durante o evento de avaliação das ações do 2º ciclo do Goiás contra o Aedes. A solenidade aconteceu no Centro de Cultura e Convenções de Goiânia e reuniu prefeitos e secretários de saúde dos 246 municípios goianos. O Ministro da Saúde foi recepcionado pelo governador Marconi Perillo, pelo secretário Leonardo Vilela, entre outras autoridades.

Durante o evento, o Ministro assegurou que este ano serão destinados mais de 2 bilhões para ações de combate ao Aedes aegypti. R$ 1,87 bi serão destinados à defesa sanitária e outros R$ 500 milhões serão destinados, especificamente, no tratamento da zika e da microcefalia. Segundo Marcelo Castro, o mosquito Aedes aegypti é o principal problema do Brasil hoje e, por essa razão, dinheiro não vai faltar.

Sobre o Goiás contra o Aedes, o Ministro parabenizou todos os envolvidos e disse otimista com os trabalhos realizados em todo o País. Ele citou a pesquisa encomendada pela CNT, divulgada na semana passada, que indicou que 81% dos brasileiros mudaram de hábitos ou tomaram atitudes para combater o Aedes, sendo que 93% dos que tomaram alguma atitude passaram a cuidar melhor da própria casa. “A sociedade se conscientizou e essa mobilização é animadora”, disse.

Quem também se mostrou bastante satisfeito com o trabalho desenvolvido foi o governador Marconi Perillo. Ele comentou que em janeiro deste ano 4% das residências goianas tinham focos de infestação; em fevereiro esse índice caiu para 2,1% e a expectativa para março é de 1,4%. “O Ministério da Saúde considera aceitável no máximo 1% o índice de infestação mas, aqui em Goiás, acreditamos que, em abril, nosso índice será inferior a 1%”.

Contrapartida em dobro

Durante a solenidade de abertura da avaliação do 2º ciclo do Goiás contra o Aedes, o governador assinou o decreto que vai estabelecer os critérios para a certificação de município livre do Aedes aegypti. Os municípios certificados receberão, nos meses de julho e dezembro deste ano, contrapartida estadual em dobro. “Vamos premiar os que estão trabalhando”, justificou o governador.

O secretário Leonardo Vilela parabenizou todos os envolvidos no Goiás contra o Aedes e informou que mais de 1,5 milhão de residências já foram visitadas no Estado e mais de 60 mil criadouros foram eliminados. “Impedimos 60 milhões de mosquitos de nascer”, informou o secretário, considerando que cada criadouro tem potencial de dar origem a mil mosquitos.

Educação adere

A Secretária de Estado da Educação, Raquel Teixeira, aproveitou o evento Goiás contra o Aedes para fazer o lançamento do concurso Goiás na Ponta do Lápis. Os estudantes poderão concorrer com redações e vídeos, que relatem experiências reais de combate ao mosquito. “De nada vai adiantar ir no Google e pesquisar sobre o combate ao mosquito. Queremos histórias reais, experiências que deram certo”, frisou a secretária. A expectativa da Secretaria de Estado da Educação (Seduce) é alcançar mais 1,5 milhão de estudantes e mobilizar pais e alunos.

Cidades vizinhas unidas

Durante a tarde desta quarta-feira, 09 de março, prefeitos e secretários de saúde vão se reunir com a Coordenação do Goiás contra o Aedes para avaliar ações, trocar experiências e definir as próximas ações do projeto.

A prefeita de Aurilândia, Cida Furtado, vai compartilhar com os colegas as experiências que fizeram com que os focos do mosquito diminuíssem 60%. A prefeitura está recolhendo os pneus velhos, que estão sendo guardados em um depósito coberto na vizinha São Luís de Montes Belos e o lixo recolhido nas ruas está sendo aterrado. De acordo com a prefeita, todos os 3.650 moradores da cidade estão mobilizados, inclusive as crianças.