TI do Estado tem papel fundamental durante pandemia para manter serviço público em funcionamento

A tecnologia é uma importante aliada na busca por soluções durante a pandemia do novo coronavírus. Em Goiás, o setor de tecnologia da informação (TI) do Estado têm se mostrado fundamental para manter em funcionamento o serviço público dos órgãos estaduais, com diversas ações de enfrentamento à pandemia.

A área de TI da Universidade Estadual de Goiás (UEG), por exemplo, teve que tomar  medidas necessárias para que o ensino, a pesquisa e a extensão de toda a comunidade universitária fossem transferidos para o meio digital.

“A STI nos deu suporte com a disponibilização de recursos computacionais suportando a criação de ambientes virtuais de aprendizagem, como moodle e também de recursos para um grupo de pesquisadores realizarem cálculos matemáticos, por exemplo.”, citou Diogo Ramos Ferreira, gerente de Inovação Tecnológica da UEG.

Além das aulas online, a TI da UEG também atuou para permitir a realização de solenidades de colação de grau a distância, da reunião do Conselho Superior Universitário (CSU) e até a elaboração um sistema de votação online para a eleição de conselheiros.

Quem também transferiu atividades presenciais para plataformas virtuais foi a Secretaria de Cultura, que realizou shows, apresentações teatrais e até tour virtual em museus. Outra ação da Secult Goiás foi a organização da edição deste ano do Festival Internacional de Cinema e Vídeo Ambiental (Fica), que será realizado digitalmente entre 5 e 11 de outubro.

Dados

Na secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa), o trabalho de TI envolveu a reestruturação da rede de dados da pasta. Por meio do Business Inteligence (BI), foi possível expandir e otimizar a capacidade de análise de dados da Secretaria.

Além disso, foi necessária a ampliação da equipe de TI na pasta e a substituição de equipamentos obsoletos, o que permitiu uma melhora substancial na capacidade de análise de dados para a disponibilização de informações do agro.

O setor de TI da Celg GT também foi necessário para manter em funcionamento o trabalho da companhia. Alessandro Santana Moura, da Superintendência de TI da companhia, conta algumas das ferramentas desenvolvidas, dentre elas, “em fase de implementação, o ERP (enterprise resource planning) que compreende módulos financeiro, regulatório, de engenharia, suprimentos, contabilidade, o gerenciamento eletrônico de documentos e manutenção”.

Teletrabalho

Na Secretaria de indústria, Comércio e Serviços (SIC) as ações de TI desenvolvidas foram voltadas, inicialmente, para a efetivação de medidas que permitissem a realização do teletrabalho, adaptando a estrutura para que a população continuasse a ser atendida pela pasta. Para isso, foram feitas adaptações e alterações em sistemas corporativos.

Para que as atividades desenvolvidas na Secretaria de Estado da Casa Civil (SECC) continuassem funcionando durante a pandemia, a TI da pasta precisou reorganizar a disponibilização dos arquivos, pastas compartilhadas e sistemas pela Internet, oferecendo condições de trabalho remoto para os servidores e, consequentemente, trazendo mais agilidade à prestação de serviços pela Casa Civil à sociedade.

Para o gestor de TI da Casa Civil, Rogério Ferreira Duarte, o trabalho em rede entre os órgãos de TI foi fundamental. “A STI deu total apoio em todas as iniciativas de melhoria do trabalho implantadas durante a pandemia. No caso da SECC, principalmente da Gerência de Infraestrutura, por meio do Breynner, e da Gerência de Sistemas, por meio do Rogério Braudes. Só tenho elogios às equipes que trabalham na STI”, ressaltou.

Apoio e convergência de ações

Com ações realizadas em toda a estrutura administrativa do Governo de Goiás, o subsecretario de Tecnologia da Informação, Celso Camilo, avalia que a pandemia motivou alguns avanços tecnológicos. Dentro do serviço público em Goiás, a área de TI teve que priorizar e antecipar alguns projetos, que já estavam em elaboração, com o objetivo de atender a uma demanda urgente, que era a de proporcionar a continuidade e, ainda, a melhoria do acesso da população aos serviços públicos de forma remota.

Além disto, a Subsecretaria de TI vem fomentando as práticas de convergência de ações nas unidades setoriais, alocando e gerindo recursos humanos e materiais, visando ganho de escala e otimização dos esforços e recursos financeiros. O objetivo é a melhoraria da gestão pública por meio de soluções baseadas em informações de qualidade, visando atender melhor a população.