SEDI apresentou projetos de infraestrutura para o Estado de Goiás em reunião do Conselho de Infraestrutura da Fieg

Em reunião do Conselho Temático de Infraestrutura da Federação das Indústrias do Estado de Goiás (Fieg), realizado quinta-feira (26), na Casa da Indústria, o secretário de Desenvolvimento e Inovação, Adriano da Rocha Lima apresentou projetos do Governo de Goiás para infraestrutura, principalmente nas áreas de mobilidade urbana, energia, tecnologia e logística.

O titular da Sedi ressaltou, por exemplo, o acordo assinado com a Enel para melhorias imediatas no fornecimento de energia elétrica no Estado, uma das principais demandas do setor produtivo do Estado. “Energia é um dos problemas que o Estado ainda enfrenta, e que foi um dos grandes desafios dos nossos primeiros meses de governo para justamente tentar trazer a distribuidora Enel para dentro de um compromisso de que resolveria em curto ou médio prazo os principais problemas de distribuição de energia”, contou Adriano da Rocha Lima.

Também foi apresentada a iniciativa de estimular e incentivar a geração de energia fotovoltaica em Goiás, aproveitando o alto potencial de radiação solar do Estado. “O mercado fotovoltaico é um dos que mais geram empregos no mundo, de 25 a30 empregos por megawatts instalado” informou Adriano da Rocha Lima.  Hoje, o Estado de Goiás ocupar o 9º lugar em potência instalada na Geração Distribuída (GD), e por outro lado é o segundo com maior potencial solar no Brasil. Segundo o titular da SEDI, existem muitas limitações legais no atual Marco Legal de Energia Fotovoltaica, mas que o governo está trabalhando nesta questão para destravar o avanço desta matriz energética.

Além disso, o secretário Adriano da Rocha Lima também detalhou projetos que estão sendo estruturados, como o de transformar Anápolis em um polo de logística, aproveitando a localização centralizada da cidade.  “O maior diferencial de Goiás é seu posicionamento geográfico e o potencial logístico que existe no Estado. Temos um projeto que já está bastante sólido de conseguirmos transformar a região de Anápolis em um grande polo logístico e aeronáutico do Estado” explicou. O Secretário falou ainda que o entreposto logístico poderá atender a Zona Franca de Manaus, que hoje combina transporte aéreo até Guarulhos e de lá utiliza transporte terrestre para outros estados. Segundo ele, Goiás por sua localização poderá atender a este mercado, além das indústrias localizadas em Anápolis e ainda produtos vindos do exterior.

Um dos projetos que temos quando falamos em transporte de passageiros é a reforma dos terminais rodoviários que estão sob a gestão do Governo Estadual, o projeto inclui a regularização de 142 terminais e a reforma de 125. O secretário também falou sobre o Plano de Desenvolvimento Integrado da Região Metropolitana de Goiânia, que tem uma população estimada pelo IBGE/2019 de 2.564.761.  Com foco na melhoria da mobilidade urbana para atender à expetativa de crescimento da população da RMG, a SEDI está com projetos de implantação, modernização e revitalização de anéis viários.

Acompanharam o secretário Adriano da Rocha Lima o subsecretário de Assuntos Metropolitanos, Cidades, Infraestrutura e Comércio Exterior, Everton Chaves Correia, e o superintendente de Políticas para Cidades e Infraestrutura, Paulo Magalhães. Entre os membros do Conselho de Infraestrutura da Fieg, estavam presentes o seu presidente Célio Eustáquio de Moura, o coordenador do Grupo Técnico de Silvicultura da Fieg, Marduk Duarte, e o presidente do Secovi Goiás, Ioav Blanche, além da presença de empresários e lideranças classistas.