Semear Reconhecimento encerra programação comemorativa do Mês do Servidor

A Secretaria da Administração (Sead) realizou um momento de comemoração e homenagem aos servidores públicos do Estado de Goiás na manhã desta quarta-feira (27/10), véspera da data em que se comemora o Dia do Servidor. O Semear Reconhecimento, transmitido pelo canal da Escola de Governo no YouTube, celebrou as boas práticas e iniciativas inovadoras desenvolvidas pelos colaboradores estaduais, selecionando quatro delas para serem apresentadas durante o evento que encerrou as ações do Mês do Servidor realizadas pelo órgão.  

“A premiação reflete exatamente o que vivemos no dia a dia. O principal é o caminho que estamos trilhando na administração pública, é o que transforma. É esse caminho que muda a maneira como o Estado se relaciona com a sociedade e a forma como o cidadão vê o serviço público”, analisou o titular da pasta, Bruno D’Abadia, na abertura da transmissão. Ele enalteceu a escolha das categorias em que as iniciativas dos servidores foram selecionadas e agradeceu o empenho dos colaboradores para que as ideias cheguem à prática. “Continuem propondo, inovando, trabalhando para que os projetos possam acontecer”, incentivou. 

Durante o evento on-line, cada um dos vencedores teve a oportunidade de explicar  sua iniciativa, suas possibilidades práticas e desdobramentos. As apresentações foram mediadas pelo subsecretário de Gestão e Desenvolvimento de Pessoas da Sead, Alexandre Demartini. Na categoria “Vai Que Dá”, o servidor Aurélio Resende, da Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa), foi selecionado pelo projeto “Reciclagem no Setor Público”. Ele informou como aplicou a ideia da reciclagem no órgão em que atua e propôs que a prática alcance outras pastas do Estado. 

Na sequência, a servidora Yara Nunes, da Secretaria da Retomada, apresentou os resultados do Programa Mais Empregos, escolhido na categoria “Deu Bom”. “É um programa de muitos braços e que depende da articulação da ação de muitas pessoas”, explicou. Ela detalhou que, para buscar soluções para o aumento do desemprego, foram disponibilizados cursos de qualificação e capacitação por meio do projeto e também houve a ampliação de captação de vagas. “Hoje, temos 96 postos em 70 municípios”, afirmou ela, que ainda indicou que as vagas disponíveis em todas as cidades também passaram a ser disponibilizadas no site do órgão. 

A terceira iniciativa foi selecionada entre os inscritos na categoria “Quase Deu”. A servidora Vania Gonçalves, da Controladoria-Geral do Estado de Goiás (CGE-GO), abordou a ação “Aprender a Aprender”. A ação criou desafios voltados para a prática da leitura e da aquisição contínua de conhecimento para os servidores. Vania analisou que a iniciativa, mesmo ainda precisando de ajustes, contribuiu para que a controladoria, em geral, se mostrasse como um órgão que busca conhecimento e que abre espaço para a inovação. “As pessoas têm vontade de aprender. Elas gostaram desse movimento de sair da caixinha, de aprender outras coisas, de serem donas do seu conhecimento.” O que falta adequar, segundo ela, é encaixar as atividades no disponível das pessoas. 

A vencedora da última categoria, que avaliou a “Curiosidade do Público” a partir de votação popular nas redes sociais digitais, foi a servidora Jacqueline Cunha, da Secretaria da Retomada, que desenvolveu o projeto Nascentes de Plástico. A ação envolve a retirada de plástico de garrafas pet do descarte irregular, que polui, por meio da transformação desse material em fios com os quais é possível fazer peças de artesanato, que geram renda para pessoas em situação de vulnerabilidade. 

As quatro iniciativas foram muito bem recebidas pelo público que acompanhou a transmissão e geraram ideias para o desenvolvimento de novos projetos em outras áreas. O evento contou também com a participação dos superintendentes da Sead: Luís Queiroz, da Central de Gestão e Controle de Pessoal; Fabiana Falcomer, da Central de Políticas Estratégicas de Pessoal; e Roberta Costa, da Escola de Governo Henrique Santillo. 

Na ocasião, Roberta adiantou que o próximo evento on-line do projeto Semear será no dia 25 de novembro, com a participação da professora Lúcia Helena Galvão Maia. 

Secretaria da Administração – Governo de Goiás