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Sead alcança o primeiro lugar no ranking de Compliance Público do Estado

A Secretaria de Estado da Administração (Sead) alcançou o primeiro lugar no ranking do Programa de Compliance Público de Goiás (PCP), edição 2022, entre os órgãos com mais de 1200 servidores. O prêmio foi entregue pelo controlador-geral do Estado, Henrique Ziller, ao titular da Sead, Bruno D'Abadia, na quinta-feira (23/9). 

O ranking do PCP é realizado desde 2019, quando o programa foi adotado na administração estadual. Desde sua implantação, a Sead foi contemplada em diferentes categorias na premiação que avalia a aplicação do Compliance no âmbito da secretaria.

O secretário Bruno D'Abadia destacou a evolução constante da Sead desde a implantação do PCP na gestão estadual. "Ano após ano nós prosperamos, subimos degraus em rendimento, em maturidade, dedicação e cultura de gestão de riscos", pontuou. 

Na ocasião, o secretário também agradeceu aos colaboradores da Sead pelo esforço e compromisso em seguir todos os critérios para o cumprimento das metas. "Fico muito grato pela dedicação do nosso time, são servidores comprometidos com o avanço da gestão pública", salientou.

Os critérios para a análise englobam ações ligadas aos quatro eixos do Programa de Compliance Público, que são Ética, Transparência, Responsabilização e Gestão de riscos. Entre os quesitos pontuados no Ranking do PCP estão o número de servidores certificados em compliance, com cursos de 180 horas; divulgação sobre os quatro eixos do programa; aplicação e resultado de questionário sobre internalização da ética e a pontuação obtida no Prêmio Goiás Mais Transparente, que avalia os portais de transparência dos órgãos estaduais.

Também foram pontuados o atendimento às recomendações corretivas e de controle emitidas pela Controladoria Geral do Estado (CGE), bem como as recomendações da CGE em licitações e aditivos contratuais; o estímulo à celebração de Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) com servidores, nas hipóteses permitidas por lei; a resolutividade das ouvidorias às manifestações dos cidadãos e a avaliação da gestão dos riscos corporativos.

Sobre o programa

O Programa de Compliance Público do Poder Executivo do Estado de Goiás (PCP) foi implantado pelo governo de Goiás em fevereiro de 2019, com o objetivo de ser um sistema de proteção para a administração e, em especial, para garantir a boa gestão do recurso público, de modo a possibilitar que o dinheiro seja bem aplicado e traga benefícios para o cidadão goiano. Para o governador Ronaldo Caiado, o PCP é uma “vacina contra a corrupção”.

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Rialma

Endereço: Rua Furtuoso Alves Guimarães, s/n, Setor Central, Terminal Rodoviário Rialma – Rialma, GO. 

Funcionamento: segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.

 

Pires do Rio

Endereço: Rua Rui Barbosa, nº 63, Centro, Pires do Rio – GO.

Funcionamento: segunda a sexta-feira: 08h às 17h.

Comunicação Interpessoal e Corporativa é o tema da próxima edição do projeto Semear

A Escola de Governo promove mais uma edição do projeto Semear, no formato presencial, no dia 29 de setembro, às 14 horas. A temática "Comunicação Interpessoal e Corporativa" será conduzida pela professora mestra Juliana Cherobino de Resende. 

Ela abordará os principais aspectos da comunicação, discorrendo sobre as repercussões das ferramentas digitais e as contribuições da assertividade e da empatia para o amadurecimento das relações de trabalho. O conteúdo engloba ainda a importância da  interatividade para o desenvolvimento da organização.

Juliana é graduada em Psicologia (PUC-Goiás), mestra em Educação (UFG), MBA em Gestão de Pessoas (Uni-Anhanguera) e licenciada em Dança (IFG). É psicóloga efetiva da Secretaria de Estado de Saúde (SES) e docente em instituições de graduação e especialização nas áreas de Psicologia, Gestão de Pessoas e Saúde Mental no Trabalho.

Os interessados em participar do evento devem efetuar inscrição no Portal do Aluno, no endereço eletrônico (www.escoladegoverno.go.gov.br). 

Temática

A temática da edição integra um dos eixos explorados na pós-graduação, denominada "Gestão, Pessoas e Inovação". O objetivo é disseminar, entre os demais servidores estaduais, conhecimentos que contribuam para melhorias na gestão pública. 

A pós-graduação é oferecida e conduzida integralmente pela Secretaria da Administração, por meio da Escola de Governo. A especialização teve início no mês de maio, após o credenciamento da unidade no Conselho Estadual de Educação. 

As próximas edições do projeto também levarão um extrato do conteúdo abordado na pós-graduação, que foi desenhada em três eixos: gestão, pessoas e inovação. Serão abordados os seguintes temas do eixo Pessoas:  

– Liderança com Soft Skills;
– Diversidade, Responsabilidade Social e Cidadania.

Semear

O projeto Semear oferece uma grade de workshops temáticos, para além dos cursos oficiais da Escola de Governo, com conteúdo acessório diversificado, atualizado e instigante, em eventos pensados especialmente para informar, impactar, despertar e inspirar.

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Abertas as inscrições para concurso público da Polícia Civil do Estado de Goiás

 

Estão abertas, a partir desta segunda-feira (26/09), as inscrições para o concurso da Polícia Civil do Estado para os cargos de Agente de Polícia de 3º Classe, Escrivão de Polícia de 3º Classe, Papiloscopista Policial de 3ª Classe. A remuneração inicial para os cargos é de R$ 6.353,13.  

Os interessados devem se inscrever, até 25 de outubro, no site do Instituto AOCP – banca organizadora do certame, no endereço eletrônico www.institutoaocp.org.br. A taxa de inscrição é de R$ 110,00. 

O edital 006/2022 oferta 450 vagas para Agente de Polícia de 3º Classe, 310 oportunidades para Escrivão de Polícia de 3º Classe e 60 cargos de Papiloscopista Policial da 3ª Classe. A prova para o cargo de agente será no dia 11 de dezembro deste ano, para escrivão no dia 8 de janeiro de 2023 e para papiloscopista em 15 de janeiro de 2023.

O certame será divididos em seis etapas, sendo provas objetiva e discursiva; teste de aptidão física; avaliações psicológica e de vida pregressa; e curso de formação.  

O edital na íntegra, com todas as informações sobre o concurso, pode ser acessado no site do Instituto AOCP (www.institutoaocp.org.br), ou pelo portal da Escola de Governo (www.escoladegoverno.go.gov.br).

Inscrições para o cargo de Delegado de Polícia também estão abertas

O edital 008/2022, que oferece 44 vagas para Delegado de Polícia Substituto, com remuneração inicial de R$23.811,22, também está com inscrições abertas até o dia 20 de outubro. A taxa de inscrição é no valor de R$ 200. 

Mais informações sobre o edital estão disponíveis no site da banca organizadora, no endereço eletrônico www.institutoaocp.org.br e no portal da Escola de Governo (www.escoladegoverno.go.gov.br).

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Provas do concurso público da Seduc serão aplicadas neste domingo

Certame oferta 5.050 vagas no cargo de professor nível III, do quadro permanente do magistério da pasta. Aprovados vão atuar nas mais de mil unidades escolares distribuídas por todo o Estado

 

A aplicação das provas objetivas e discursivas do concurso público da Secretaria de Secretaria de Estado da Educação (Seduc) serão aplicadas neste domingo (25/9), em 26 municípios. São ofertadas 5.050 vagas para o provimento de vagas no cargo de professor nível III, do quadro permanente do magistério da pasta.

Para consultar os locais de prova, os candidatos devem acessar a aba de inscrição no portal do Instituto Americano de Desenvolvimento (Iades), organizador do certame, no endereço eletrônico www.iades.com.br. 

A prova terá duração de até cinco horas, com início às 13 horas. O candidato deve comparecer com antecedência mínima de uma hora do horário fixado para o seu início, munido de caneta esferográfica de tinta preta, de material transparente, de documento de identidade original e comprovante de inscrição, que está disponível no portal do Iades (www.iades.com.br). 

O certame prevê ainda uma segunda etapa, a prova de títulos, que possui apenas função classificatória. Serão convocados para essa fase todos os candidatos não eliminados nas provas objetiva e discursiva. 

A carga horária de trabalho, estabelecida pela Seduc, pode ser de 20, 30 ou 40 horas semanais. A remuneração inicial varia de R$ 1.971,69 a R$ 3.943,37 e serão acrescidos pelo auxílio-alimentação, no valor de R$ 500; e auxílio aprimoramento, também de R$ 500, nos termos das legislações vigentes. 

Uma novidade desse certame é a oferta, de forma inédita, de vagas para profissionais Indígenas, Quilombolas, intérpretes de Libras e instrutores de Libras e Braille.  

Os candidatos aprovados vão atuar na rede estadual de ensino, que atualmente conta com mais de mil unidades escolares e atende mais de 500 mil estudantes, em todas as regiões do Estado. 

O edital 007/2022, na íntegra, com todas as informações sobre o concurso pode ser acessado no portal da Escola de Governo (www.escoladegoverno.go.gov.br) e do Instituto Americano de Desenvolvimento – Iades (www.iades.com.br).

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Abertas inscrições de concurso para Delegado de Polícia Civil do Estado

Governo de Goiás abre também outras 820 vagas em concurso público da PC-GO, na próxima segunda-feira. Para Delegado de Polícia Substituto, são ofertadas 44 vagas e inscrições devem ser feitas até 20 de outubro

Estão abertas as inscrições do concurso público da Polícia Civil do Estado de Goiás para o preenchimento de 44 vagas para o cargo de Delegado de Polícia Substituto – edital 008/2022, com remuneração inicial de R$ 23.811,22.

Os interessados devem se inscrever no site do Instituto AOCP, responsável pelo certame, no endereço eletrônico www.institutoaocp.org.br, até 20 de outubro. O valor da taxa de inscrição é de R$ 200.

O certame será dividido em sete etapas, iniciando pelas provas objetiva e discursiva, previstas para ocorrer no dia 4 de dezembro deste ano. Posteriormente, os candidatos aprovados passarão por teste de aptidão física; por avaliações psicológicas e de vida pregressa; etapa de avaliação de títulos e curso de formação.

Na próxima segunda-feira (26/09), também serão abertas as inscrições do edital 006/2022 da Polícia Civil, que oferece 450 vagas para Agente de Polícia de 3º Classe, 310 oportunidades para Escrivão de Polícia de 3º Classe e 60 cargos de Papiloscopista Policial da 3ª Classe. A remuneração inicial para esses cargos é de R$ 6.353,13 e as inscrições seguem até 25 de outubro.

Os dois editais estão disponíveis na íntegra no site do Instituto AOCP (www.institutoaocp.org.br) e no portal da Escola de Governo (www.escoladegoverno.go.gov.br).

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Sead integra Simpósio de Governo Digital e apresenta laboratórios de inovação

 

A Secretaria da Administração (Sead), participou, na manhã desta quarta-feira (21/09), do I Simpósio de Governo Digital – Acelerando caminhos digitais, promovido pelo Governo da Paraíba. O objetivo do encontro foi discutir assuntos relacionados  à transformação digital, suas diretrizes e estratégias governamentais, voltado para servidores que atuam na área.

O secretário da Administração e presidente do Conselho Nacional de Secretários de Administração (Consad), Bruno D'Abadia, participou do evento, de forma remota, e realizou uma apresentação sobre os dois Laboratórios de Inovação implantados no Estado de Goiás, voltados para a transformação digital dos serviços e processos e a inovação de ideias. 

"O TransformaLab foi criado com foco na gestão, com base na lei que institui a política de atendimento ao cidadão. Então, ele nasceu com a proposta muito clara de promover melhorias na prestação de serviços públicos em Goiás", salientou. O TransformaLab é o laboratório de transformação da gestão e dos serviços públicos, focado na desburocratização, para facilitar a vida do cidadão.

Bruno também falou sobre o PequiLab, o laboratório de inovação do governo estadual que tem como foco o desenvolvimento de pessoas. Ele visa capacitar os servidores para a inovação em suas áreas de atuação, com metodologias de ensino que vão além da tecnologia. "A inovação é uma forma de pensar e sair da caixa e pode, inclusive, muitas vezes ocorrer de forma analógica, física. Por isso as metodologias trabalhadas neste laboratório contribuem para o pensar diferente, para a abordagem dos problemas de forma contrária àquilo que estamos habituados", destacou o secretário.

O titular da Sead parabenizou os participantes e organizadores pelo  engajamento na pauta, ressaltando a importância da integração das Secretarias de Administração de todos os Estados.

"É necessário que todas as secretarias busquem os órgãos, entidades, empresas responsáveis pelo Governo Digital, para fazer a integração nesta pauta de transformação digital. O cidadão demanda do Estado a agilidade e eficiência na prestação de serviços públicos, e cabe a nós, enquanto gestores públicos, promover o acesso de forma rápida, simples e econômica", salientou. 

A programação do simpósio contou ainda com debates sobre temas como Carta de Serviços e Transformação Digital; Portal do Governo Digital; e Transformação Digital e Emprego Público: o futuro do trabalho no Governo.

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Sead realiza evento sobre saúde mental

 

A Secretaria da Administração (Sead) realizou, nesta semana, o evento 'Setembro Amarelo – Promoção e Prevenção da Saúde Mental', promovido pela Diretoria-Executiva de Saúde e Segurança do Servidor (DESSS) , por meio da Gerência Central de Saúde e Segurança do Servidor (GECSSS).  A programação faz parte das ações em celebração do Setembro Amarelo – mês dedicado à conscientização e combate ao suicídio.

Com ciclo de palestras sobre o tema, o evento foi realizado no Auditório Jaime Câmara,  no Palácio Pedro Ludovico Teixeira. Na ocasião, foram realizadas três abordagens dentro da temática saúde mental. A primeira foi conduzida pelo médico psiquiatra Jairo Belém Soares Ribeiro Júnior, que falou sobre como identificar as doenças mentais e entender aqueles que podem demandar intervenção profissional. O médico também alertou sobre a mudança de comportamento do indivíduo, que deve ser um dos principais pontos observados. "Temos que ficar atentos aos sinais, analisar quando os assuntos passarem a ser pessimistas, mórbidos, tristes. É necessário ficar em alerta", salientou. 

Em seguida, o psicólogo clínico Edilson de Oliveira Lucena propôs uma reflexão sobre 'Saúde Mental no contexto da pandemia'. O psicólogo apresentou dados significativos sobre o aumento da depressão e ansiedade durante o período pandêmico, falou sobre os prejuízos que esses transtornos causam para a sociedade e ressaltou a importância dos cuidados para amenizar os impactos.

A última palestra foi conduzida pelo professor Jorge Antônio Monteiro de Lima, psicólogo clínico e pesquisador em saúde mental. Jorge trouxe, entre outros assuntos, a reflexão sobre a importância de debater sobre saúde mental e suicídio, buscar soluções para as pessoas que enfrentam problemas mentais e como ofertar ajuda, por meio de acolhimento.  "Precisamos cuidar da nossa saúde mental e acolher, apoiar as pessoas que estão ao nosso redor. As pessoas se esqueceram como é viver e precisamos reaprender isso e o quanto viver com qualidade de vida é bom", ressaltou o pesquisador.

Durante o encontro, os colaboradores que atuam no Programa de Acolhimento ao Servidor (PAS) foram agraciados com certificado de reconhecimento à atuação, participação e contribuição ao programa. O coordenador psicossocial da Gerência Central de Segurança e Saúde do Servidor, psicólogo Marco Aurélio Mendonça, aproveitou a oportunidade para apresentar o PAS aos colaboradores que ainda não conheciam o programa. 

"O PAS oferece atendimento psicológico on-line, direcionado a todos os servidores do poder Executivo do Estado de Goiás. Buscamos oferecer o acolhimento e proporcionar apoio psicológico e orientações aos servidores que necessitam de alguma ajuda", explicou o coordenador.  

Sobre o PAS

O objetivo do Programa de Acolhimento ao Servidor (PAS) é promover um momento de escuta empática e apoio emocional, oferecendo orientações e favorecendo o desenvolvimento de estratégias de enfrentamento de momentos de dificuldades, relacionados a qualquer necessidade emocional do servidor.

O acolhimento, de curta duração, é conduzido por psicólogos, que garantem o sigilo ético e a privacidade, de acordo com as exigências do Conselho Federal de Psicologia (CFP). O atendimento tem caráter breve e focal, com cerca de cinco sessões. 

O serviço é coordenado pela DSSS da Sead, e o acolhimento é conduzido por psicólogos, que garantem o sigilo ético e a privacidade, de acordo com as exigências do Conselho Federal de Psicologia (CFP). 

Setembro Amarelo

Desde 2014, a Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP), em parceria com o Conselho Federal de Medicina (CFM), realiza no Brasil a campanha Setembro Amarelo. O objetivo da ação é promover a conscientização sobre a importância que a vida tem e ajudar na prevenção e redução dos números de suicídio. 

O evento alusivo ao Setembro Amarelo, promovido pela Sead, foi destinado a todos os servidores estaduais lotados na pasta. A Sead apoia a campanha e reforça a importância do diálogo para ajudar as pessoas que estejam passando por momentos difíceis, seja em razão de sofrimento emocional, depressão, falta de suporte familiar, isolamento social, carga estressante de trabalho, problemas financeiros, entre outros. 

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Programa Expresso fica entre as seis melhores iniciativas públicas no País

O Programa Expresso foi classificado entre as seis melhores iniciativas do Poder Público no País, em um cenário com mais de 140 concorrentes, na 7ª edição do Prêmio de Excelência em Competitividade 2022. A premiação reconhece os estados que implementam políticas de destaque nacional na gestão pública de acordo com os indicadores do Ranking de Competitividade dos Estados.

O resultado é fruto do processo de expansão do programa Expresso, plataforma do Governo de Goiás lançada no ano passado, que disponibiliza aos cidadãos mais de 110 serviços em ambiente virtual. No Ranking de Competitividade dos Estados, Goiás subiu cinco posições no indicador que avalia a oferta de serviços digitais, alcançando a nona posição.

A premiação é promovida pelo Centro de Liderança Pública (CLP) e neste ano recebeu inscrição de mais de 140 projetos, de todo o País. Projetos dos estados de Goiás, Rio Grande do Sul, Minas Gerais, Espírito Santo e Maranhão figuraram entre as seis melhores iniciativas.

Expresso
O programa Expresso foi lançado em maio de 2021 e oferece mais de 110 serviços da gestão estadual, todos disponíveis por meio virtual. O Expresso engloba diversos canais de atendimento, como o portal expresso.go.gov.br, totens de autoatendimento, aplicativo e balcões de interação presencial, em parceria com prefeituras.

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