CARTA CONVITE N° 001/2022 – METAGO GO EM LIQUIDAÇÃO
Objeto: Contratação de empresa para a confecção e instalação de itens para comunicação visual .
Data de abertura: 04/07/2022 às 09h00min
Tipo: Menor Preço
Tipo Execução: CARTA CONVITE
CARTA CONVITE N° 001/2022 – METAGO GO EM LIQUIDAÇÃO
Objeto: Contratação de empresa para a confecção e instalação de itens para comunicação visual .
Data de abertura: 04/07/2022 às 09h00min
Tipo: Menor Preço
Tipo Execução: CARTA CONVITE
O Governo de Goiás é o 2° Estado com melhor oferta de serviços públicos digitais e recebeu, nesta quarta-feira (22), a premiação da Associação Brasileira de Entidades Estaduais de Tecnologia de Informação e Comunicação (ABEP-TIC). A cerimônia de entrega dos troféus, realizada no auditório do Hotel Royal Tulip, em Brasília (DF), contou com a participação do secretário de Administração, Bruno D’Abadia, do secretário de Desenvolvimento e Inovação, Marcio Cesar Pereira, da subsecretária de Gestão Pública da Sead, Lara Borges e da superintendente da Central de Transformação Pública da Sead, Vânia Bareicha.
O levantamento realizado pela ABEP-TIC mostra que Goiás subiu cinco posições no ranking somente no último ano, já que em 2021 ele ocupava a sétima colocação. Por isso, o Estado também foi premiado pela terceira posição na categoria 'Variação Nominal no Índice ABEP-TIC entre 2021 e 2022'. A premiação é resultado dos investimentos realizados em tecnologia e na ampliação de serviços oferecidos na plataforma Expresso, que atualmente disponibiliza 110 atividades em formato digital para população.
O secretário da Administração de Goiás e presidente do Conselho Nacional de Secretário da Administração (Consad), Bruno D’Abadia, apontou a iniciativa da ABEP-TIC de promover a premiação “como importante métrica para que os Estados acompanhem a evolução dos diferentes quesitos referentes à digitalização dos serviços públicos”, afirmou.
Bruno D’Abadia enalteceu ainda a parceria do Estado com a Abep, Governo Federal, Consad e BID, processo que evidenciou a necessidade de que as áreas de negócios e tecnologia somassem forças para intensificar o processo de digitalização dos atendimentos. “Universalizar o acesso aos serviços públicos requer entender as necessidades, desejos e interesses dos cidadãos, para que possamos estrategicamente analisar de que forma a tecnologia pode auxiliar nesse processo. O propósito da gestão pública é esse: servir ao cidadão com respeito e qualidade”, avaliou o titular da Sead.
De acordo com o secretário de Desenvolvimento e Inovação, Marcio Cesar Pereira, o segundo lugar no ranking é resultado da política de transformação digital adotada pelo Governo de Goiás desde 2019. “A entrega dos serviços digitais ao cidadão é uma prioridade. O Expresso é essencial e já rendeu a Goiás diversos prêmios. Os serviços oferecidos digitalmente variam desde tirar segunda via de CNH até fazer a prova de vida, facilitando a vida dos cidadãos em relação à mobilidade”, explica.
Durante a cerimônia, o presidente da ABEP-TIC, Lutiano Silva, reconheceu o trabalho de cada estado que está envolvido na agenda da transformação digital do país. “Também é muito importante reconhecer o esforço dos estados que neste ano estão numa posição mais favorável. Acredito que o índice da ABEP tem sido não só um instrumento de premiar, mas também de querer ser mais. Muitos estados não tinham um direcionamento sobre o que transformar, por onde começar, e o índice passa a ser esse instrumento de norteamento e direcionamento”, disse Lutiano.
O Expresso é desenvolvido por meio da parceria entre as secretarias estaduais da Administração (Sead), de Desenvolvimento e Inovação (Sedi) e Geral da Governadoria (SGG). Ele recebe novos serviços continuamente, com o objetivo de ampliar seu alcance e a oferta simplificada de atendimento aos usuários.
Secretaria da Administração (Sead) e Secretaria de Desenvolvimento e Inovação (Sedi) – Governo de Goiás
Os dois concursos para preenchimento de vagas na Polícia Militar do Estado de Goiás (PMGO) receberam, juntos, 67.966 inscrições. Foram 53.079 inscritos para o edital 002, de soldados combatentes e músicos, e 14.873 para o edital 003, voltado a cadetes e oficiais de áreas da saúde.
Para soldados, o cargo que mais recebeu inscrições foi o de soldado combatente, com 52.746 candidatos disputando 1.500 vagas. As vagas destinadas às mulheres são as mais concorridas: com 13.346 inscrições para 151 oportunidades.
Já no certame para oficiais, foram 9.935 inscritos na disputa pelas 100 vagas para cadete. Das oportunidades para 2° tenente, com formação em áreas específicas da saúde, o cargo mais concorrido é o de Odontologia Clínica, que recebeu 2.221 inscrições para preencher as 10 vagas oferecidas.
A primeira prova será a do edital 002, para soldados, no dia 10 de julho, realizada nos municípios de Goiânia, Luziânia, Itumbiara, Rio Verde e Uruaçu. Os editais e todas as etapas dos dois concursos podem ser acompanhados no site do Instituto AOCP (institutoaocp.org.br), que é a banca responsável pelo certame.
Confira abaixo, nas imagens anexadas, o número de inscritos para cada cargo divididos por região.
Confira o numero de inscrições/vagas clicando aqui
Secretaria de Estado da Administração – Governo de Goiás
Goiás alcançou a segunda posição no ranking dos estados mais digitalizados do país. O levantamento foi realizado pela Associação Brasileira de Entidades Estaduais de Tecnologia de Informação e Comunicação (ABEP-TIC) e mostra que o Estado subiu cinco posições, em apenas um ano, no Ranking do Índice ABEP-TIC de Oferta de Serviços Públicos Digitais dos Governos Estaduais e Distrital. A cerimônia de entrega da premiação será realizada nesta quarta-feira (22/06), no auditório do Hotel Royal Tulip, em Brasília (DF).
A conquista é um reconhecimento do trabalho do Governo de Goiás em oferecer atendimento digital para os serviços públicos, com o programa Expresso, que disponibiliza hoje mais de 100 atividades em formato completamente digital. “Trouxemos Goiás para o mundo digital. Com a ajuda da tecnologia, conseguimos agilizar a vida do cidadão que recorre aos serviços do Estado”, frisou o governador Ronaldo Caiado.
De acordo com Caiado, o Expresso tem democratizado o acesso ao serviço público e mostra o comprometimento e cuidado do Governo de Goiás com a população. “A pessoa tem acesso direto ao que precisa e se sente respeitada”, explicou. O programa está em funcionamento há um ano e já contabiliza mais de um milhão de serviços realizados.
O trabalho pela digitalização do Executivo estadual foi iniciado em 2019, com a inclusão de Goiás na rede Gov.Br e a desburocratização dos processos e serviços, para que pudessem ser ofertados à população em meio digital. Até aquele ano, Goiás figurava entre os dez piores na prestação de serviços on-line e em 2021 chegou à sétima colocação. Ainda de acordo com o levantamento, o Estado alcançou a terceira posição na categoria 'Variação Nominal no Índice ABEP-TIC entre 2021 e 2022'.
Modernização
Desenvolvido por meio da parceria entre as secretarias estaduais da Administração (Sead), de Desenvolvimento e Inovação (Sedi) e Geral da Governadoria (SGG), o Expresso recebe novos serviços continuamente, com o objetivo de ampliar seu alcance e a oferta simplificada de atendimento aos usuários.
Secretário da Administração, Bruno D'Abadia, destaca que a ascensão de Goiás no ranking é resultado de um esforço coletivo e que tem como principal objetivo facilitar a vida do cidadão. “A transformação e digitalização dos serviços públicos são frentes em que o Estado também ganhou notoriedade nacional, fruto da capacidade técnica e dedicação das nossas equipes e, irrefutavelmente, pela preocupação do governador em democratizar e facilitar o acesso dos goianos aos atendimentos estaduais”, pontua o titular da Sead.
O secretário-geral de Governo, Adriano da Rocha Lima, avalia a evolução no ranking nacional de serviços públicos digitais como um resultado positivo de toda uma cadeia de ações rumo à modernização do Estado, em suas várias frentes, tendo a tecnologia como grande aliada. “Estamos empenhados em modernizar a forma como o Governo de Goiás atende o cidadão, em suas mais diferentes necessidades. Promover a digitalização dos serviços é uma delas. Ela agiliza, poupa esforços, facilita acessos e ainda permite que o Estado seja presente de forma menos burocrática, atendendo o cidadão por meio de um smartphone, na palma da sua mão”, reflete Rocha Lima.
Para o secretário de Desenvolvimento e Inovação, Marcio Cesar Pereira, os esforços estratégicos para ampliar os serviços oferecidos no Expresso foram determinantes para conquistar o segundo lugar no ranking. A plataforma é o resultado de uma estratégia focada na experiência do cidadão. Hoje, os serviços estão disponíveis para o cidadão sem que ele precise sair de casa em multicanais. “Colhemos os frutos de um projeto que tem como prioridade oferecer serviços digitais e facilitar o dia a dia da população. Hoje nós somos referência para outras unidades federativas”, comemora Marcio.
Fotos: Sedi e Sead
Secretaria de Estado da Administração | Secretaria de Desenvolvimento e Inovação | Secretaria-Geral da Governadoria – Governo de Goiás
Ação será realizada no dia 20 de junho, no anexo Universitário, e contará com palestras e oficinas com temas diversos
A Secretaria de Estado da Administração (Sead) promove, na próxima segunda-feira (20/06), uma programação especial durante o Circuito de Saúde do Servidor. O evento será realizado, presencialmente, no anexo da pasta, localizado no Setor Universitário, em Goiânia.
No encontro serão abordados, por meio de palestras e oficinais, temas relevantes para os servidores mantenham hábitos saudáveis, dentro e fora do local de trabalho. Dentre eles estão: prevenção de doenças mentais, comunicação não violenta, orientações sobre estilo de vida saudável, ergonomia no ambiente de trabalho, entre outros.
A abertura será conduzida pelo secretário Bruno D’Abadia, e contará com a participação do subsecretário de Gestão e Desenvolvimento de Pessoas, Alexandre Demartini Rodrigues, com o Diretor Executivo de Saúde e Segurança do Servidor, Dr. Fábio Chacur Pascholati, e com o Gerente de Gestão e Desenvolvimento de Pessoas, Sérgio Gomes de Carvalho.
O Circuito de Saúde do Servidor é uma ação organizada pela Diretoria Executiva de Saúde e Segurança do Servidor, por meio da equipe da Gerência Central de Saúde e Segurança do Servidor.
Confira a programação completa clicando aqui!
Secretaria da Administração – Governo de Goiás
As unidades do Vapt Vupt, localizadas na capital e no interior do Estado, não vão funcionar na quinta-feira (16/06) e sexta-feira (17/06), em razão do feriado e do ponto facultativo nas repartições públicas estaduais, respectivamente.
As agências que funcionam aos finais de semana, em Goiânia e Aparecida de Goiânia, também estarão fechadas no sábado (18/06). Os atendimentos em todas as unidades do Estado serão retomados, normalmente, na segunda-feira (20/06).
Os atendimentos devem ser previamente agendados no portal vapvupt.go.gov.br ou site expresso.go.gov.br.
Secretaria de Estado da Administração (Sead) – Governo de Goiás
Evento, conduzido pelo presidente do Consad e titular da Secretaria da Administração (Sead Goiás), Bruno D'Abadia, reuniu representantes de todas as unidades da federação e o Distrito Federal para discutir temas prioritários da gestão pública e atual conjuntura política e econômica dos estados. E-book produzido como resultado dos trabalhos será entregue a governantes eleitos no final do ano
Durante dois dias, nesta quinta e sexta-feira (9 e 10/6), os secretários de Administração e Planejamento e técnicos da gestão pública de todo o país estiveram reunidos no 122º Fórum Nacional do Conselho Nacional de Secretários de Estado da Administração (Consad), em Belo Horizonte, em momento de imersão e intercâmbio de experiências e discussões ligadas à gestão pública e à atual conjuntura política e econômica dos estados. Esta foi a primeira vez que o titular da Secretaria da Administração (Sead Goiás), Bruno D'Abadia, conduziu um evento no comando do Conselho, desde que assumiu a presidência do Consad, no último mês.
Com 220 participantes, recorde de inscritos, o encontro teve como ponto alto a assinatura, na quinta-feira (9/6), da parceria do Consad com o Centro Liderança Pública, Fundação Dom Cabral e Movimento Vamos, para a produção de um e-book para nortear os trabalhos dos próximos governos eleitos e reeleitos. Presidente do Conselho, Bruno D’Abadia reiterou que a ideia central é assegurar a continuidade de políticas públicas sem prejuízo ao cidadão. “Mais do que dar tangibilidade aos tópicos inerentes à sucessão, o propósito do material é remodelar esse processo, de maneira a fomentar transições democráticas e que sejam pautadas no conceito de Estado e não em pequenezas ou intrigas políticas. O conteúdo será feito por pessoas e profissionais que permanecerão na administração, pensando nas entregas, no cidadão que não pode esperar ou ser penalizado por esses embates”, destacou o presidente do Consad. O e-book será entregue até o final do ano.
Na sexta-feira, grupos de trabalho (GT) temáticos apresentaram aos conselheiros do Consad, como resultado das discussões entre os estados, as diretrizes que constituirão o e-book, com orientações de boas práticas na transição. Goiás integra diversos GTs no Consad, em áreas como Compras Públicas, Patrimônio, Gestão de Pessoas e Transformação Digital. Além do titular da pasta, participaram do Fórum, pela Sead Goiás, a subsecretária de Gestão Pública, Lara Borges; o superintendente da Central de Patrimônio, Rogério Carneiro; a superintendente da Central de Transformação Pública, Vânia Bareicha; o superintendente da Central de Compras Governamentais e Logística, Ândrei Oliveira e a superintendente da Central de Políticas Estratégicas de Pessoal, Fabiana Falcomer.
O próximo evento do Consad será em Goiânia, em setembro, reunindo todas as unidades da federação e o Distrito Federal, oportunidade em que o colegiado reunirá o copilado de boas práticas em temáticas prioritárias da gestão para o fechamento do e-book.
Fotos: Sead
Secretaria de Estado da Administração (Sead) – Governo de Goiás
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O Programa de Acolhimento ao Servidor (PAS), do Governo de Goiás, já acumula 492 atendimentos a servidores públicos estaduais, desde que foi criado, em setembro de 2020, até o final de maio deste ano. Somente nos primeiros cinco meses de 2022 já foram realizados 268 atendimentos. Apenas em maio foram realizados 88, o equivalente a 18% do total realizado pelo programa nesses 20 meses.
A iniciativa, inclusive, foi destaque em matéria publicada pelo jornal Folha de São Paulo, que citava Estados e municípios que criaram programas de assistência psicológica a servidores públicos, a maioria fortalecidos em função da pandemia de Covid-19.
O PAS consiste na oferta de atendimento psicológico on-line, direcionado aos servidores do poder Executivo do Estado de Goiás, buscando, através de acolhimento de curta duração, proporcionar apoio psicológico e orientações. O acolhimento psicológico oferecido tem caráter breve e focal, com cerca de cinco sessões.
O objetivo é promover um momento de escuta empática e apoio emocional, oferecendo orientações e favorecendo o desenvolvimento de estratégias de enfrentamento de momentos de dificuldades. O foco não precisa ser, necessariamente, problemas relacionados ao trabalho, mas qualquer necessidade emocional do servidor.
O serviço é coordenado pela Diretoria Executiva de Saúde e Segurança do Servidor, da Secretaria de Estado da Administração (Sead), e o acolhimento é conduzido por psicólogos, que garantem o sigilo ético e a privacidade, de acordo com as exigências do Conselho Federal de Psicologia (CFP).
O coordenador psicossocial da Gerência Central de Segurança e Saúde do Servidor, psicólogo Marco Aurélio Mendonça relata que, na maioria dos casos, é possível identificar a melhora do servidor já nas sessões de acolhimento do programa. "Há uma situação bem emblemática, de uma servidora de licença de longa duração, que foi orientada a buscar o programa depois de uma perícia médica. Após o acolhimento, ela não precisou de novos afastamentos".
Em situações mais complexas, o servidor é orientado a procurar atendimento regular. "Em casos mais agudos orientamos a busca de tratamento regular com psiquiatra ou psicoterapia. Também houve casos de servidores que necessitaram de afastamento", explica Mendonça.
Para ter acesso ao serviço basta entrar em contato com a Central de Atendimento do PAS, pelo WhatsApp ou ligação, no telefone (62) 98328-0572. Os agendamentos são realizados de segunda a sexta-feira, das 7h às 18h.
Secretaria de Estado da Administração – Governo de Goiás