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Goiás é premiado como segundo melhor estado  na oferta de serviços digitais

O Governo de Goiás é o 2° Estado com melhor oferta de serviços públicos digitais e recebeu, nesta quarta-feira (22), a premiação da Associação Brasileira de Entidades Estaduais de Tecnologia de Informação e Comunicação (ABEP-TIC). A cerimônia de entrega dos troféus, realizada no auditório do Hotel Royal Tulip, em Brasília (DF), contou com a participação do secretário de Administração, Bruno D’Abadia, do secretário de Desenvolvimento e Inovação, Marcio Cesar Pereira, da subsecretária de Gestão Pública da Sead, Lara Borges e da superintendente da Central de Transformação Pública da Sead, Vânia Bareicha.

O levantamento realizado pela ABEP-TIC mostra que Goiás subiu cinco posições no ranking somente no último ano, já que em 2021 ele ocupava a sétima colocação. Por isso, o Estado também foi premiado pela terceira posição na categoria 'Variação Nominal no Índice ABEP-TIC entre 2021 e 2022'. A premiação é resultado dos investimentos realizados em tecnologia e na ampliação de serviços oferecidos na plataforma Expresso, que atualmente disponibiliza 110 atividades em formato digital para população.   

O secretário da Administração de Goiás e presidente do Conselho Nacional de Secretário da Administração (Consad), Bruno D’Abadia, apontou a iniciativa da ABEP-TIC de promover a premiação “como importante métrica para que os Estados acompanhem a evolução dos diferentes quesitos referentes à digitalização dos serviços públicos”, afirmou.

 Bruno D’Abadia enalteceu ainda a parceria do Estado com a Abep, Governo Federal, Consad e BID, processo que evidenciou a necessidade de que as áreas de negócios e tecnologia somassem forças para intensificar o processo de digitalização dos atendimentos. “Universalizar o acesso aos serviços públicos requer entender as necessidades, desejos e interesses dos cidadãos, para que possamos estrategicamente analisar de que forma a tecnologia pode auxiliar nesse processo. O propósito da gestão pública é esse: servir ao cidadão com respeito e qualidade”, avaliou o titular da Sead.

De acordo com o secretário de Desenvolvimento e Inovação, Marcio Cesar Pereira, o segundo lugar no ranking é resultado da política de transformação digital adotada pelo Governo de Goiás desde 2019. “A entrega dos serviços digitais ao cidadão é uma prioridade. O Expresso é essencial e já rendeu a Goiás diversos prêmios. Os serviços oferecidos digitalmente variam desde tirar segunda via de CNH até fazer a prova de vida, facilitando a vida dos cidadãos em relação à mobilidade”, explica. 

Durante a cerimônia, o presidente da ABEP-TIC, Lutiano Silva, reconheceu o trabalho de cada estado que está envolvido na agenda da transformação digital do país. “Também é muito importante reconhecer o esforço dos estados que neste ano estão numa posição mais favorável. Acredito que o índice da ABEP tem sido não só um instrumento de premiar, mas também de querer ser mais. Muitos estados não tinham um direcionamento sobre o que transformar, por onde começar, e o índice passa a ser esse instrumento de norteamento e direcionamento”, disse Lutiano.   

O Expresso é desenvolvido por meio da parceria entre as secretarias estaduais da Administração (Sead), de Desenvolvimento e Inovação (Sedi) e Geral da Governadoria (SGG). Ele recebe novos serviços continuamente, com o objetivo de ampliar seu alcance e a oferta simplificada de atendimento aos usuários. 

Secretaria da Administração (Sead) e Secretaria de Desenvolvimento e Inovação (Sedi) – Governo de Goiás

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Concursos da Polícia Militar têm 67,9 mil inscritos

 

Os dois concursos para preenchimento de vagas na Polícia Militar do Estado de Goiás (PMGO) receberam, juntos, 67.966 inscrições. Foram 53.079 inscritos para o edital 002, de soldados combatentes e músicos, e 14.873 para o edital 003, voltado a cadetes e oficiais de áreas da saúde.

Para soldados, o cargo que mais recebeu inscrições foi o de soldado combatente, com 52.746 candidatos disputando 1.500 vagas. As vagas destinadas às mulheres são as mais concorridas: com 13.346 inscrições para 151 oportunidades.

Já no certame para oficiais, foram 9.935 inscritos na disputa pelas 100 vagas para cadete. Das oportunidades para 2° tenente, com formação em áreas específicas da saúde, o cargo mais concorrido é o de Odontologia Clínica, que recebeu 2.221 inscrições para preencher as 10 vagas oferecidas.

A primeira prova será a do edital 002, para soldados, no dia 10 de julho, realizada nos municípios de Goiânia, Luziânia, Itumbiara, Rio Verde e Uruaçu. Os editais e todas as etapas dos dois concursos podem ser acompanhados no site do Instituto AOCP (institutoaocp.org.br), que é a banca responsável pelo certame.

Confira abaixo, nas imagens anexadas, o número de inscritos para cada cargo divididos por região.

 

Confira o numero de inscrições/vagas clicando aqui

 

Secretaria de Estado da Administração – Governo de Goiás

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Governo de Goiás é o 2° mais digitalizado do país

 

Goiás alcançou a segunda posição no ranking dos estados mais digitalizados do país. O levantamento foi realizado pela Associação Brasileira de Entidades Estaduais de Tecnologia de Informação e Comunicação (ABEP-TIC) e mostra que o Estado subiu cinco posições, em apenas um ano, no Ranking do Índice ABEP-TIC de Oferta de Serviços Públicos Digitais dos Governos Estaduais e Distrital. A cerimônia de entrega da premiação será realizada nesta quarta-feira (22/06), no auditório do Hotel Royal Tulip, em Brasília (DF).

A conquista é um reconhecimento do trabalho do Governo de Goiás em oferecer atendimento digital para os serviços públicos, com o programa Expresso, que disponibiliza hoje mais de 100 atividades em formato completamente digital. “Trouxemos Goiás para o mundo digital. Com a ajuda da tecnologia, conseguimos agilizar a vida do cidadão que recorre aos serviços do Estado”, frisou o governador Ronaldo Caiado. 

De acordo com Caiado, o Expresso tem democratizado o acesso ao serviço público e mostra o comprometimento e cuidado do Governo de Goiás com a população. “A pessoa tem acesso direto ao que precisa e se sente respeitada”, explicou. O programa está em funcionamento há um ano e já contabiliza mais de um milhão de serviços realizados. 

O trabalho pela digitalização do Executivo estadual foi iniciado em 2019, com a inclusão de Goiás na rede Gov.Br e a desburocratização dos processos e serviços, para que pudessem ser ofertados à população em meio digital. Até aquele ano, Goiás figurava entre os dez piores na prestação de serviços on-line e em 2021 chegou à sétima colocação. Ainda de acordo com o levantamento, o Estado alcançou a terceira posição na categoria 'Variação Nominal no Índice ABEP-TIC entre 2021 e 2022'. 

Modernização
Desenvolvido por meio da parceria entre as secretarias estaduais da Administração (Sead), de Desenvolvimento e Inovação (Sedi) e Geral da Governadoria (SGG), o Expresso recebe novos serviços continuamente, com o objetivo de ampliar seu alcance e a oferta simplificada de atendimento aos usuários.

Secretário da Administração, Bruno D'Abadia, destaca que a ascensão de Goiás no ranking é resultado de um esforço coletivo e que tem como principal objetivo facilitar a vida do cidadão. “A transformação e digitalização dos serviços públicos são frentes em que o Estado também ganhou notoriedade nacional, fruto da capacidade técnica e dedicação das nossas equipes e, irrefutavelmente, pela preocupação do governador em democratizar e facilitar o acesso dos goianos aos atendimentos estaduais”, pontua o titular da Sead.

O secretário-geral de Governo, Adriano da Rocha Lima, avalia a evolução no ranking nacional de serviços públicos digitais como um resultado positivo de toda uma cadeia de ações rumo à modernização do Estado, em suas várias frentes, tendo a tecnologia como grande aliada. “Estamos empenhados em modernizar a forma como o Governo de Goiás atende o cidadão, em suas mais diferentes necessidades. Promover a digitalização dos serviços é uma delas. Ela agiliza, poupa esforços, facilita acessos e ainda permite que o Estado seja presente de forma menos burocrática, atendendo o cidadão por meio de um smartphone, na palma da sua mão”, reflete Rocha Lima.

Para o secretário de Desenvolvimento e Inovação, Marcio Cesar Pereira, os esforços estratégicos para ampliar os serviços oferecidos no Expresso foram determinantes para conquistar o segundo lugar no ranking. A plataforma é o resultado de uma estratégia focada na experiência do cidadão. Hoje, os serviços estão disponíveis para o cidadão sem que ele precise sair de casa em multicanais. “Colhemos os frutos de um projeto que tem como prioridade oferecer serviços digitais e facilitar o dia a dia da população. Hoje nós somos referência para outras unidades federativas”, comemora Marcio.

Fotos: Sedi e Sead

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Sead promove 2° ciclo do Circuito de Saúde do Servidor

Ação será realizada no dia 20 de junho, no anexo Universitário, e contará com palestras e oficinas com temas diversos

A Secretaria de Estado da Administração (Sead) promove, na próxima segunda-feira (20/06), uma programação especial durante o Circuito de Saúde do Servidor. O evento será realizado, presencialmente, no anexo da pasta, localizado no Setor Universitário, em Goiânia.

No encontro serão abordados, por meio de palestras e oficinais, temas relevantes para os servidores mantenham hábitos saudáveis, dentro e fora do local de trabalho. Dentre eles estão: prevenção de doenças mentais, comunicação não violenta, orientações sobre estilo de vida saudável, ergonomia no ambiente de trabalho, entre outros. 

A abertura será conduzida pelo secretário Bruno D’Abadia, e contará com a participação do subsecretário de Gestão e Desenvolvimento de Pessoas, Alexandre Demartini Rodrigues, com o Diretor Executivo de Saúde e Segurança do Servidor, Dr. Fábio Chacur Pascholati, e com o Gerente de Gestão e Desenvolvimento de Pessoas, Sérgio Gomes de Carvalho.

O Circuito de Saúde do Servidor é uma ação organizada pela Diretoria Executiva de Saúde e Segurança do Servidor, por meio da equipe da Gerência Central de Saúde e Segurança do Servidor. 

Confira a programação completa clicando aqui! 

Secretaria da Administração – Governo de Goiás

Unidades do Vapt Vupt fecham no feriado prolongado de Corpus Christi 

As unidades do Vapt Vupt, localizadas na capital e no interior do Estado, não vão funcionar na quinta-feira (16/06) e sexta-feira (17/06), em razão do feriado e do ponto facultativo nas repartições públicas estaduais, respectivamente. 

As agências que funcionam aos finais de semana, em Goiânia e Aparecida de Goiânia, também estarão fechadas no sábado (18/06). Os atendimentos em todas as unidades do Estado serão retomados, normalmente, na segunda-feira (20/06). 

Os atendimentos devem ser previamente agendados no portal vapvupt.go.gov.br ou site expresso.go.gov.br.

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Fórum Nacional de Secretários da Administração termina com articulação para lançamento de conteúdo sobre boas práticas em gestão pública para transição governamental

Evento, conduzido pelo presidente do Consad e titular da Secretaria da Administração (Sead Goiás), Bruno D'Abadia, reuniu representantes de todas as unidades da federação e o Distrito Federal para discutir temas prioritários da gestão pública e atual conjuntura política e econômica dos estados. E-book produzido como resultado dos trabalhos será entregue a governantes eleitos no final do ano

Durante dois dias, nesta quinta e sexta-feira (9 e 10/6), os secretários de Administração e Planejamento e técnicos da gestão pública de todo o país estiveram reunidos no 122º Fórum Nacional do Conselho Nacional de Secretários de Estado da Administração (Consad), em Belo Horizonte, em momento de imersão e intercâmbio de experiências e discussões ligadas à gestão pública e à atual conjuntura política e econômica dos estados. Esta foi a primeira vez que o titular da Secretaria da Administração (Sead Goiás), Bruno D'Abadia, conduziu um evento no comando do Conselho, desde que assumiu a presidência do Consad, no último mês.

Com 220 participantes, recorde de inscritos, o encontro teve como ponto alto a assinatura, na quinta-feira (9/6), da parceria do Consad com o Centro Liderança Pública, Fundação Dom Cabral e Movimento Vamos, para a produção de um e-book para nortear os trabalhos dos próximos governos eleitos e reeleitos. Presidente do Conselho, Bruno D’Abadia reiterou que a ideia central é assegurar a continuidade de políticas públicas sem prejuízo ao cidadão. “Mais do que dar tangibilidade aos tópicos inerentes à sucessão, o propósito do material é remodelar esse processo, de maneira a fomentar transições democráticas e que sejam pautadas no conceito de Estado e não em pequenezas ou intrigas políticas. O conteúdo será feito por pessoas e profissionais que permanecerão na administração, pensando nas entregas, no cidadão que não pode esperar ou ser penalizado por esses embates”, destacou o presidente do Consad. O e-book será entregue até o final do ano.

Na sexta-feira, grupos de trabalho (GT) temáticos apresentaram aos conselheiros do Consad, como resultado das discussões entre os estados, as diretrizes que constituirão o e-book, com orientações de boas práticas na transição. Goiás integra diversos GTs no Consad, em áreas como Compras Públicas, Patrimônio, Gestão de Pessoas e Transformação Digital. Além do titular da pasta, participaram do Fórum, pela Sead Goiás, a subsecretária de Gestão Pública, Lara Borges; o superintendente da Central de Patrimônio, Rogério Carneiro; a superintendente da Central de Transformação Pública, Vânia Bareicha; o superintendente da Central de Compras Governamentais e Logística, Ândrei Oliveira e a superintendente da Central de Políticas Estratégicas de Pessoal, Fabiana Falcomer.

O próximo evento do Consad será em Goiânia, em setembro, reunindo todas as unidades da federação e o Distrito Federal, oportunidade em que o colegiado reunirá o copilado de boas práticas em temáticas prioritárias da gestão para o fechamento do e-book.

Fotos: Sead

 

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Programa de Acolhimento ao Servidor (PAS) do Governo de Goiás realiza quase 500 atendimentos em 20 meses

O Programa de Acolhimento ao Servidor (PAS), do Governo de Goiás, já acumula 492 atendimentos a servidores públicos estaduais, desde que foi criado, em setembro de 2020, até o final de maio deste ano. Somente nos primeiros cinco meses de 2022 já foram realizados 268 atendimentos. Apenas em maio foram realizados 88, o equivalente a 18% do total realizado pelo programa nesses 20 meses. 

A iniciativa, inclusive, foi destaque em matéria publicada pelo jornal Folha de São Paulo, que citava Estados e municípios que criaram programas de assistência psicológica a servidores públicos, a maioria fortalecidos em função da pandemia de Covid-19.

O PAS consiste na oferta de atendimento psicológico on-line, direcionado aos servidores do poder Executivo do Estado de Goiás, buscando, através de acolhimento de curta duração, proporcionar apoio psicológico e orientações. O acolhimento psicológico oferecido tem caráter breve e focal, com cerca de cinco sessões. 

O objetivo é promover um momento de escuta empática e apoio emocional, oferecendo orientações e favorecendo o desenvolvimento de estratégias de enfrentamento de momentos de dificuldades. O foco não precisa ser, necessariamente, problemas relacionados ao trabalho, mas qualquer necessidade emocional do servidor.

O serviço é coordenado pela Diretoria Executiva de Saúde e Segurança do Servidor, da Secretaria de Estado da Administração (Sead), e o acolhimento é conduzido por psicólogos, que garantem o sigilo ético e a privacidade, de acordo com as exigências do Conselho Federal de Psicologia (CFP). 

O coordenador psicossocial da Gerência Central de Segurança e Saúde do Servidor, psicólogo Marco Aurélio Mendonça relata que, na maioria dos casos, é possível identificar a melhora do servidor já nas sessões de acolhimento do programa. "Há uma situação bem emblemática, de uma servidora de licença de longa duração, que foi orientada a buscar o programa depois de uma perícia médica. Após o acolhimento, ela não precisou de novos afastamentos". 

Em situações mais complexas, o servidor é orientado a procurar atendimento regular. "Em casos mais agudos orientamos a busca de tratamento regular com psiquiatra ou psicoterapia. Também houve casos de servidores que necessitaram de afastamento", explica Mendonça.
 
Para ter acesso ao serviço basta entrar em contato com a Central de Atendimento do PAS, pelo WhatsApp ou ligação, no telefone (62) 98328-0572. Os agendamentos são realizados de segunda a sexta-feira, das 7h às 18h.

Secretaria de Estado da Administração – Governo de Goiás

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