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Edital retificado do processo seletivo de professores temporários do Estado de Goiás será publicado nesta sexta-feira (02/07)

O edital retificado do processo seletivo para a criação de banco de professores habilitados do Estado de Goiás será publicado com alterações nesta sexta-feira (02/07). A suspensão temporária do edital ocorreu em decorrência do período necessário para a análise e avaliação criteriosa dos requerimentos de retificações apresentados. Na nova divulgação, constará também o cronograma atualizado das inscrições e demais etapas da seleção. 

A partir do processo seletivo será criado um banco de habilitados com mais de 13 mil vagas de professores temporários para atuação em 22 áreas de ensino. A previsão é que os selecionados sejam convocados até 2025, conforme necessidade de cada município e de acordo com as indicações presentes no edital retificado.  

O processo seletivo será realizado por meio de análise curricular para atuação em uma das escolas de Unidades Educacionais situadas nas Coordenações Regionais de Educação e municípios goianos. As remunerações variam entre R$ 1.219,05 e R$ 2.887,50. Caso tenham dúvidas, os interessados podem entrar em contato com a central de atendimento de processos seletivos (0800 642 0662).

Secretaria da Administração – Governo de Goiás

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Recadastramento de aposentados e pensionistas da Goiasprev poderá ser feito em unidades do Vapt Vupt

A realização do recadastramento de aposentados e pensionistas do Poder Executivo, da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros Militar, conduzido pela Goiás Previdência (Goiasprev), estará disponível nas unidades do Vapt Vupt a partir do dia 1º de julho. Ao todo, 70 agências vão disponibilizar o serviço, que deverá ser agendado por meio do site do portal www.vaptvupt.go.gov.br e obedecerá cronograma de acordo com mês de aniversário do segurado.

O recadastramento está previsto na Lei Complementar nº 161/20, criada com o objetivo de evitar pagamentos indevidos (óbitos não identificados e fraudes, por exemplo) e sua regularização no prazo determinado garante o recebimento dos benefícios, evitando o bloqueio de pagamento. A retomada desse procedimento segue o que determina a Portaria Nº 850, publicada esta semana. A partir deste ano, o prazo para apresentar a prova de vida, que antes era de 80 dias, passa a ser de 60 dias (mês do aniversário mais o mês subsequente), seguindo o mesmo prazo dos servidores ativos. 

A prova de vida estava suspensa desde março de 2020, devido ao isolamento social imposto pela pandemia de covid-19. De acordo com o diretor de Militares e Relacionamento com o Segurado, tenente coronel José Lemos da Silva Filho, a medida, que teve início em março do ano passado quando foi decretada a pandemia, deixou de bloquear os benefícios dos aniversariantes de dezembro de 2019 a dezembro de 2020, contemplando mais de 60 mil aposentados e pensionistas.

“Com o retorno da atividade, prevemos que até o mês de janeiro de 2022, faremos a atualização de registros de aproximadamente 71 mil cadastrados. A partir daí, o atendimento volta à normalidade, com uma média de 4,5 mil cadastros a cada dois meses”, afirma o diretor. Para maior segurança, tanto do beneficiário, quanto da instituição, foi elaborado um calendário para o recadastramento referente ao exercício de 2021 com os prazos para cada mês de aniversário, que será disponibilizado no site da Goiasprev e nos postos de atendimento.

O órgão contará com a parceria da Secretaria da Administração (Sead), por meio das unidades do Vapt Vupt e do Instituto de Assistência dos Servidores Públicos de Goiás (Ipasgo), como postos de atendimento na capital e no interior do Estado. Outra medida do Governo Estadual é a disponibilidade de dois tipos de atendimento, o presencial e o telemático, isto é, por videoconferência, para aqueles que ainda têm receio de sair de casa, acamados ou com comorbidades e para os que moram fora do Estado e não tiverem condições de enviar a documentação pelos correios.
 
Atendimento ao segurado

A Goiás Previdência informa que o atendimento para o recadastramento anual obrigatório dos aposentados, militares inativos e pensionistas (civis e militares) do serviço público estadual será realizado por meio de agendamento e poderá ser feito pelos seguintes canais:

Goiasprev

Para atendimento por videoconferência, o agendamento deve ser feito pelo e-mail: recadastramento2021@goiasprev.go.gov.br

Deverão ser enviados os seguintes dados:
Número de telefone (WhatsApp) para contato, que tenha câmera para a videoconferência;
Documento de Identidade (frente e verso);
Comprovante de endereço atualizado – dos últimos três meses – com o CEP;
Se pensionista, Certidão de Casamento/Nascimento atualizada com data dos últimos três meses. 

A equipe do multiatendimento responderá o e-mail em até 24 horas, agendando o horário para a videoconferência.

Para os aposentados e pensionistas residentes em outros estados brasileiros ou estrangeiros, foi colocado à disposição um kit de recadastramento no site  https://www.goiasprev.go.gov.br/.

Vapt Vupt (70 unidades em todo o Estado)

O recadastramento presencial será feito nas agências do Vapt Vupt, com agendamento prévio no site https://vaptvupt.go.gov.br/agendamento – opção Agendamento Goiasprev.

Ipasgo (52 unidades em todo o Estado)

Nas localidades que não possuem unidade do Vapt Vupt, o recadastramento será realizado nos postos de atendimento do Ipasgo. O atendimento presencial deve ser pré-agendado pelo site ipasgo.go.gov.br. Informações sobre o atendimento (telefones, endereços e horários) estão disponíveis em: https://bit.ly/3qgDdke.

Secretaria de Estado da Administração – Governo de Goiás

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Governo de Goiás divulga lista com 30 municípios para a 1ª etapa de implantação do Balcão Expresso

O Governo de Goiás, por meio da Secretaria de Estado da Administração (Sead), divulgou nesta segunda-feira (28/6) a lista com 30 municípios definidos para a primeira fase de implantação do Balcão Expresso. A partir de agora, será aberto até o dia 20 de julho o prazo para interposição de recursos, contrarrazões e respectivas análises. Posteriormente, serão realizadas visitas técnicas para verificar se as prefeituras atendem aos requisitos para prosseguir a implantação do serviço.

Os municípios da primeira etapa do Expresso Balcão são: Araguapaz, Barro Alto, Bonópolis, Buriti de Goiás, Buritinópolis, Carmo do Rio Verde, Cristianópolis, Faina, Firminópolis, Flores de Goiás, Gameleira de Goiás, Goianápolis, Hidrolândia, Joviânia, Monte Alegre de Goiás, Mundo Novo, Niquelândia, Nova América, Nova Crixás, Nova Veneza, Novo Gama, Porteirão, Rio Quente, Santa Rita do Araguaia, São Domingos, São Luiz do Norte, São Miguel do Passa Quatro, Silvânia, Varjão e Vianópolis.

Balcão Expresso

O objetivo do Balcão Expresso é atender os cidadãos que moram em diferentes lugares do Estado e têm dificuldade com os canais virtuais, não contam com acesso à internet ou têm preferência pela interação presencial. Por isso, há a intenção de abrir postos avançados de atendimento em parceria com as prefeituras, com servidores municipais treinados para facilitar o acesso da população local aos serviços digitais.

O Balcão Expresso integra a proposta de universalização de serviços do Estado, por meio da disponibilidade de serviços digitalizados, possibilitando que os cidadãos resolvam suas demandas com mais agilidade. O programa oferece mais de 80 atendimentos por meio do site www.expresso.go.gov.br, do aplicativo “Expresso Goiás”, dos totens disponibilizados em locais estratégicos e, em breve, dos balcões.

Secretaria da Administração

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Detran-GO disponibiliza três novos serviços pelo Expresso Web

O site do Expresso conta agora com mais três serviços do Departamento Estadual de Trânsito de Goiás (Detran-GO). Por meio do endereço expresso.go.gov.br, já é possível obter a primeira e a segunda via da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) e também a certidão de acidente de trânsito estadual. Os serviços já estavam disponíveis por meio dos totens disponibilizados em algumas unidades do Vapt Vupt e na sede do próprio Detran-GO. 

No total, até o momento, pelos canais do Expresso, é possível ter acesso a 82 serviços digitais. Os atendimentos oferecidos têm sido ampliados desde o lançamento da plataforma, em 17 de  maio deste ano. Em um mês de funcionamento, foram contabilizados 100 mil acessos no site e 90 mil logins de usuários cadastrados no portal expresso.go.gov.br. Além disso, aproximadamente 14 mil pessoas baixaram o aplicativo do programa nas lojas de seus celulares. 

O objetivo do Expresso é justamente promover a digitalização e a democratização dos canais de atendimento do Estado, facilitando o acesso a todos os cidadãos. O programa, desenvolvido por meio da parceria entre as Secretarias da Administração (Sead), de Desenvolvimento e Inovação (Sedi) e da Governadoria (SGG), continuará recebendo novos serviços visando ampliar seu alcance e a oferta simplificada de atendimento aos usuários. 

Secretaria da Administração – Governo de Goiás

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Índice de usuários que agendam atendimento no Vapt Vupt e não comparecem supera 30% dos serviços marcados

Uma das primeiras medidas de segurança adotadas pelo Governo de Goiás para dar continuidade às atividades do Vapt Vupt durante a pandemia, a ampliação do agendamento reduz esperas desnecessárias e evita aglomerações nas agências. Mas o alto índice de usuários que marcam atendimento e não comparecem, superior a 30%, tem prejudicado o funcionamento do programa e causado transtornos aos cidadãos que necessitam dos serviços do Vapt Vupt, uma vez que há dificuldade para agendar alguns procedimentos por falta de datas disponíveis. 

A Secretaria de Estado da Administração (Sead) orienta os cidadãos a cancelarem o agendamento caso seja verificada a impossibilidade de comparecimento, abrindo oportunidade para que outro usuário utilize data e horário do atendimento. O cancelamento deve ser feito pelo portal https://vaptvupt.go.gov.br/agendamento, no menu “Consultar ou cancelar Agendamento e Consultar Suspensão”, preenchendo o campo com o CPF do usuário. 

O procedimento pode ser realizado até 30 minutos antes da realização do serviço e imediatamente a vaga é disponibilizada para outra pessoa. Já o usuário que não comparecer à agência na data e horário marcados não poderá agendar um novo atendimento nos 15 dias subsequentes. A tolerância para atrasos é de no máximo 10 minutos. A restrição é uma maneira de evitar novos episódios de pessoas que não utilizam o recurso de não cancelamento.

Titular da Sead, Bruno D’Abadia reitera que a chegada do agendamento on-line em 2019 se destaca como iniciativa responsável por organizar os atendimentos nas unidades, mas que o número de pessoas que não comparecem preocupa. “A cooperação do usuário é fundamental para o bom funcionamento do programa. Se ele não comparecer e nem cancelar o serviço, um outro cidadão, que realmente precisa resolver uma demanda, é prejudicado. O Estado também é penalizando, considerando que uma parcela de tempo do servidor será inutilizada”, pontua. 

Expresso

O lançamento da plataforma Expresso desponta como outro grande avanço na disponibilidade de serviços estaduais no formato digital, possibilitando que parte dos atendimentos disponíveis no Vapt Vupt sejam realizados por meio de canais virtuais, sem a necessidade de deslocamento. 

Cerca de 80 serviços são acessíveis no formato digital, por meio do portal expresso.go.gov.br, aplicativo e totens de autoatendimento, localizados em unidades do Vapt Vupt de Goiânia e Aparecida de Goiânia, além dos cinco equipamentos disponíveis na sede do Departamento Estadual de Trânsito de Goiás (Detran-GO) na capital.

Secretaria da Administração

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Governo de Goiás divulga calendário de recadastramento da GoiasPrev para 2021

O Governo do Estado, por meio da Goiás Previdência (GoiasPrev), retomará, a partir do dia 1º de julho, o recadastramento anual obrigatório (prova de vida) para aposentados, militares inativos e pensionistas do Poder Executivo, da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros Militar. A regularização será feita por agendamento e obedecerá a um cronograma de acordo com mês de aniversário do segurado.

O recadastramento está previsto na Lei Complementar nº 161/20, criada com o objetivo de evitar pagamentos indevidos (óbitos não identificados e fraudes, por exemplo), e sua regularização no prazo determinado garante o recebimento dos benefícios, evitando o bloqueio de pagamento do segurado. A retomada desse procedimento segue o que determina a Portaria Nº 850, desta segunda-feira (21/06). 

A partir deste ano, o prazo para apresentar a prova de vida, que antes era de 80 dias, passa a ser de 60 dias (mês do aniversário mais o mês subsequente), seguindo o mesmo prazo dos servidores ativos. A prova de vida estava suspensa desde março de 2020, devido ao isolamento social imposto pela pandemia de Covid-19. 

Para maior segurança, tanto do beneficiário, quanto da instituição, a Goiasprev elaborou um calendário para o exercício de 2021 e contará com a parceria da Secretaria da Administração (Sead), por meio das unidades do Vapt Vupt e do Ipasgo (postos de atendimento), na capital e no interior do Estado.

Outra medida do Governo Estadual é a disponibilidade de dois tipos de atendimento, o presencial e o telemático (videoconferência), para aqueles que ainda têm receio de sair de casa, acamados ou com comorbidades, e para os que moram fora do Estado e não tiverem condições de enviar a documentação pelos correios.

Conforme o diretor de Militares e Relacionamento com o Segurado, tenente coronel José Lemos da Silva Filho, a medida, que teve início em março do ano passado quando foi decretada a pandemia, deixou de bloquear os benefícios dos aniversariantes de dezembro de 2019 a dezembro de 2020, contemplando mais de 60 mil aposentados e pensionistas. “Com o retorno da atividade, prevemos que até o mês de janeiro de 2022, faremos a atualização cadastral de aproximadamente 71 mil cadastrados. A partir daí, o atendimento volta à normalidade, com uma média de 4,5 mil cadastros a cada 2 meses”, afirma o diretor.

Para o presidente da GoiasPrev, Gilvan Cândido da Silva, essa foi mais uma ação do governador Ronaldo Caiado em relação ao isolamento social. “Além de zelar pela vida dos nossos beneficiários, em sua maioria do grupo de risco, e também dos nossos colaboradores, o governador manteve os pagamentos em dia, evitando transtornos a milhares de famílias que dependem dos benefícios da previdência estadual”, destaca.

Gilvan ressalta, ainda, que o cronograma foi pensado de acordo com os números de segurados e pontos de atendimento em todo o Estado de Goiás. Atualmente, a previdência estadual conta com 71mil segurados (civis e militares) e 123 postos de atendimento (multiatendimento GoiasPrev, Vapt-Vupt e postos do Ipasgo) numa média de 6 mil recadastramentos/mês. Com o controle do agendamento, serão de 3 a 5 atendimentos/dia por unidade no interior e no máximo 10, nas unidades da capital e região metropolitana.
 
Atendimento ao segurado
A Goiás Previdência informa que o atendimento para o recadastramento anual obrigatório dos aposentados, militares inativos e pensionistas (civis e militares) do serviço público estadual será realizado por meio de agendamento e poderá ser feito pelos seguintes canais:

Goiasprev: atendimento por videoconferência.
Agendamento pelo e-mail: recadastramento2021@goiasprev.go.gov.br

Deverão ser enviados os seguintes dados:
•Número de telefone (WhatsApp) para contato que tenha câmera para a videoconferência.
•Identidade frente e verso.
•Comprovante de endereço atualizado dos últimos 3 meses com o CEP.
•Se pensionista, Certidão de Casamento/Nascimento atualizada com data dos últimos três meses. 

A equipe do multiatendimento responderá o e-mail em até 24 horas, agendando o horário para a videoconferência.

Para os aposentados e pensionistas residentes em outros estados brasileiros ou estrangeiros, foi colocado à disposição um kit de recadastramento no site  https://www.goiasprev.go.gov.br/.

Vapt Vupt 
(70 unidades em todo o Estado)
O recadastramento presencial será feito nas agências do Vapt Vupt, com agendamento prévio no site https://vaptvupt.go.gov.br/agendamento – Agendamento GoiasPrev.

Postos do Ipasgo 
(52 unidades em todo Estado)
Atendimento presencial pré-agendado no site http://www.ipasgo.go.gov.br (atendimento: telefones, endereços e horários): https://bit.ly/3qgDdke.

Nas localidades que não possuem unidade do Vapt Vupt, o recadastramento será realizado nos postos de atendimento do Ipasgo. 

Tanto no Vapt Vupt, quanto no Ipasgo, o atendimento presencial exigirá o uso obrigatório de máscaras. Todas as medidas de segurança e distanciamento social serão tomadas.

O calendário com os prazos para cada mês de aniversário será disponibilizado no site da Goiás Previdência e nos postos de atendimento.

Arte: Divulgação/Goiasprev

Goiás Previdência (GoiasPrev) – Governo de Goiás

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Governo de Goiás abre seleção para Banco de Habilitados visando a contratação de professores temporários

Governo de Goiás publicou, nesta quinta-feira (24/6), edital de processo seletivo para criar um banco de habilitados com 13.534 vagas para a contratação de professores temporários na Secretaria de Estado da Educação (Seduc). A seleção é conduzida pela Secretaria da Administração (Sead), por meio da Escola de Governo, e as inscrições podem ser feitas de 30 de junho a 13 de julho, acessando o site selecao.go.gov.br. A taxa de inscrição é de R$ 20,00.

O processo seletivo ocorre por meio de análise curricular para atuação em uma das escolas de educação básica dos 246 municípios goianos, com remunerações que variam entre R$ 1.219,05 e R$ 2.887,50. Serão selecionados profissionais das áreas de Administração, Artes, Ciências/Biologia, Educação Física, Ensino Religioso, Espanhol, Filosofia, Física, Geografia, História, Informática, Intérprete, Língua Inglesa, Língua Portuguesa, Matemática, Pedagogia, Química e Sociologia. Do total de vagas, 5% serão destinadas para candidatos com deficiência.

Para se candidatar, o interessado deve, como requisito mínimo, ter graduação concluída ou em andamento, preferencialmente na modalidade de licenciatura, na área da função escolhida, devidamente autorizada e reconhecida pelo Ministério da Educação (MEC). Os requisitos da função poderão ser comprovados no momento da contratação. Após a publicação do resultado final, à medida que forem convocados, os escolhidos serão entrevistados, com o objetivo de conferir, avaliar e validar os documentos. 

O Banco de Habilitados será utilizado sempre que for necessário convocar um novo profissional para atender as demandas da Secretaria de Estado da Educação. Com esse processo seletivo, o Estado de Goiás regulamenta a contratação dos servidores, que podem ser convocados até 2025, e garante que todos os estudantes terão profissionais capacitados em sala de aula.

Para tirar dúvidas a respeito da seleção, os candidatos podem entrar em contato com a Escola de Governo por meio do telefone 0800 642 0662.

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Editais abrem inscrições para seleção de profissionais de engenharia, TI e outras áreas

As inscrições para dois processos seletivos simplificados organizados pela Secretaria de Estado da Administração de Goiás (Sead-GO) estão abertas a partir desta quinta-feira (24/6). O objetivo é a contratação temporária de profissionais para as áreas de arquitetura, engenharias civil e agronômica e técnica em agrimensura e em refrigeração. Também serão selecionados profissionais de tecnologia da informação (TI) que sejam especialistas em: desenvolvimento de software, análise de sistemas, gestão de projetos, análise de processos, experiência do usuário e business intelligence.

Os interessados têm até o dia 3 de julho para se inscreverem pelo site: selecao.go.gov.br. O valor da inscrição é de R$ 50,00 para as funções de especialista em desenvolvimento de software, análise de sistemas, gestão de projetos e análise de processos; R$ 40,00 para os cargos de engenharia e arquitetura; R$ 30,00 para os outros profissionais de tecnologia da informação; e R$ 20,00 para técnico mecânico em refrigeração e técnico em agrimensura. A seleção será feita a partir de análise curricular e entrevista.

A remuneração prevista também varia de acordo com os cargos aos quais os interessados vão se candidatar. Para as funções de TI, os salários variam de R$ 4 mil a R$ 8.300,00, enquanto são de R$ 4.665,82 para engenheiros e arquitetos. Já a remuneração de técnico em agrimensura é de R$ 2.766,00 e de técnico mecânico em refrigeração é de R$ 2.903,20. Os servidores, após a definição dos selecionados e a efetivação de nomeados, também receberão acréscimo de auxílio-alimentação. 

Secretaria da Administração – Governo de Goiás

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Bruno D’Abadia destaca inovação e economia de verba pública a partir da implementação do Expresso em Goiás

O secretário Bruno D’Abadia, titular da Secretaria de Estado da Administração de Goiás (Sead-GO), destacou em artigo publicado neste final de semana, no jornal Diário da Manhã, os benefícios da implementação do Expresso, nova plataforma que reúne serviços públicos em formatos mais acessíveis para o cidadão. Segundo ele, a iniciativa desta gestão faz parte do percurso para digitalizar os atendimentos oferecidos.

“De acordo com pesquisa recente do Ministério da Economia, o serviço on-line custa ao Estado 95% menos, em média R$ 0,40 por usuário. O mesmo procedimento realizado no formato presencial, em unidades do Vapt Vupt, por exemplo, alcança valor de R$ 6,00 por interação”, explicou o secretário no artigo. Ele ainda enfatizou que há economia também para o usuário, que evita deslocamentos desnecessários. 

O secretário afirmou que Goiás tem assumido o ​protagonismo entre os Estados brasileiros que mais investem no formato digital para a oferta de serviços. “Goiás não está mais parado no tempo”, reforçou. “Temos colhido muitos resultados positivos porque em nenhum momento nos furtamos de oferecer os serviços públicos de maneira mais humanizada, buscando em cada detalhe proporcionar o atendimento que os goianos merecem e ao qual têm direito.”

Leia a íntegra do artigo:

Serviços públicos disponíveis a todos os goianos

O poder público deve sempre estar atento às demandas da sociedade acompanhando as transformações sociais que influenciam no dia a dia das pessoas. Na oferta de serviços, essa necessidade é ainda maior, porque está diretamente relacionada aos direitos que os cidadãos têm quando o assunto é o Estado. Nesse sentido, hoje, olhar para a tecnologia e para as suas possibilidades é imprescindível, até pela essencialidade que ela vem assumindo no contexto atual. Lançamos, recentemente, o programa Expresso, de oferta de serviços digitais, a partir dessa compreensão. 

A plataforma faz parte do percurso que temos trilhado para digitalizar os atendimentos que oferecemos, promovendo fácil acesso e agilidade aos usuários. As inovações chegam acompanhadas de economia, tanto para o cidadão quanto para os cofres públicos. De acordo com pesquisa recente do Ministério da Economia, o serviço on-line custa ao Estado 95% menos, em média R$ 0,40 por usuário. O mesmo procedimento realizado no formato presencial, em unidades do Vapt Vupt, por exemplo, alcança valor de R$ 6,00 por interação. Para os que utilizam os atendimentos, garante-se a economia de tempo e a dispensabilidade de gastos com o deslocamento. 

A transformação dos serviços públicos é um compromisso que assumimos desde 2019 à frente da Secretaria de Estado da Administração (Sead). Conquistamos para Goiás, dessa forma, o protagonismo entre os Estados brasileiros que mais investem no formato digital para a oferta de serviços. O Expresso amplia consideravelmente os formatos de acesso das pessoas aos atendimentos estaduais, com disponibilização de um portal único, aplicativo de celular e totens de autoatendimento, que serão inicialmente instalados em Goiânia e Aparecida de Goiânia e, em breve, distribuídos em outras regiões do Estado.

Contudo, acompanhar a tecnologia não quer dizer esquecer-se daqueles que não têm o acesso facilitado à internet ou a instrução e habilidade para utilizá-la. A universalização também é prioridade. O Balcão Expresso é a garantia de que o benefício também chegue ao cidadão mais remoto. Garantimos por meio dele a formação de servidores municipais para intermediar o acesso daqueles que sentem dificuldade no on-line ou preferem o contato presencial. Assim, respeitamos as especificidades e garantimos que todos tenham seus direitos devidamente exercidos quando buscarem pelo Estado.

Goiás não está mais parado no tempo. Encontramos um programa de atendimento arcaico, sem qualquer tipo de interação tecnológica com os usuários até 2018. Por isso, apresentar e entregar o Expresso à população goiana neste momento é uma satisfação e agrega ao nosso trabalho a certeza da permanência do diálogo com a necessidade do cidadão, que, já há algum tempo, vinha demandando o setor público pela digitalização dos serviços, algo ainda mais enfático no contexto de pandemia que vivemos atualmente. 

Temos colhido muitos resultados positivos porque em nenhum momento nos furtamos de oferecer os serviços públicos de maneira mais humanizada, buscando em cada detalhe proporcionar o atendimento que os goianos merecem e ao qual têm direito. Com ações constantes de melhorias do programa Vapt Vupt e o lançamento do Expresso comprovamos, mais uma vez, que a nossa preocupação é levar os serviços públicos até a ponta, alcançando os mais de 7 milhões de cidadãos que residem no nosso Estado.

Bruno D'Abadia – Secretário de Estado da Administração de Goiás (Sead-GO)

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Em um mês, Expresso contabiliza mais de 100 mil acessos no site e 14 mil downloads do aplicativo

Programa conta ainda com totens de autoatendimento, disponíveis em Goiânia e Aparecida de Goiânia, que já foram utilizados por mais de dois mil usuários

 

O Expresso completou um mês em atividade nesta quinta-feira (17/6), oferecendo agilidade e facilidade no acesso digital a 79 serviços estaduais. No primeiro mês, foram contabilizados mais de 100 mil acessos no site e 90 mil logins de usuários cadastrados no portal www.expresso.go.gov.br, enquanto aproximadamente 14 mil pessoas baixaram o aplicativo do programa nas lojas dos celulares. O programa é uma iniciativa desenvolvida por meio de parceria entre as Secretarias da Administração (Sead), de Desenvolvimento e Inovação (Sedi) e da Governadoria (SGG).
 
O principal objetivo da proposta é a democratização dos canais de atendimento do Estado, garantindo isonomia, inclusão e aumento na capilaridade da prestação dos serviços públicos em Goiás. “Os números mostram boa receptividade dos goianos com os novos canais de atendimento. A população está cada vez mais familiarizada com os serviços digitais e o Expresso representa a nova forma como o Governo se relaciona com o cidadão, de maneira moderna, digital, conectada e integrada”, pontua o secretário da Administração, Bruno D’Abadia.  
 
Para o titular da SGG, Adriano da Rocha Lima, com o Expresso, o governo entrou na era da digitalização do atendimento, permitindo que o cidadão tenha acesso aos mais diversos serviços sem precisar sair de casa, seja por meio de um aplicativo ou de um computador. "A adesão da população mostra que estamos percorrendo o caminho certo, em um movimento digital pelo qual o mundo está caminhando. Para quem não tiver acesso à internet, teremos totens espalhados por todo Estado, de maneira ágil, de maneira expressa", afirma.
 
Secretário de Desenvolvimento e Inovação, Marcio Cesar Pereira lembra que a plataforma Expresso nasceu para ser um canal único de conexão do cidadão com os serviços públicos ofertados pelo Governo de Goiás. “A ideia é, por meio de tecnologia e inovação, gerar maior comodidade, segurança e facilidade para o cidadão, que consegue acessar dezenas de serviços digitais sem precisar se deslocar de casa ou do trabalho”, destaca o secretário.
 
Balcões e totens

Também há cerca de um mês, foram disponibilizados ainda totens do Expresso em 13 locais estratégicos em Goiânia e Aparecida de Goiânia, visando ampliar ainda mais os canais de atendimentos digitais à população, sobretudo para os usuários que não possuem acesso à internet. Mais de 2.500 goianos já utilizaram a praticidade dos aparelhos de autoatendimento nas últimas quatro semanas. Os equipamentos estão localizados em unidades do Vapt Vupt das duas cidades e na sede do Departamento Estadual de Trânsito de Goiás (Detran-GO), na capital.
 
Em breve, os totens também estarão disponíveis no interior do Estado e em algumas cidades serão implantadas unidades do Balcão Expresso, por meio de parcerias com as prefeituras. “Os balcões serão postos avançados de facilitação para que os cidadãos que não têm acesso digital possam se dirigir até eles e contar com um servidor municipal para auxiliá-los. Essa é a essência do Expresso, o aperfeiçoamento dos serviços por meio das ferramentas virtuais, mas mantendo o esforço para democratizar os acessos e chegar na ponta, para todos os goianos”, afirmou Bruno D’Abadia.

Governo de Goiás