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Comunicado: nova data de aplicação das provas do mestrado para servidores estaduais é definida

Cronograma foi estabelecido após diálogo entre a Secretaria da Administração (Sead) e Universidade de Brasília (UnB) com base nas novas determinações locais de enfrentamento à pandemia.

A Universidade de Brasília (UnB) e a Escola de Governo de Goiás informam que a prova objetiva do processo seletivo para o Mestrado Profissional em Economia do Setor Público (MESP), direcionada aos servidores públicos, será aplicada no dia 11 de abril de 2021 (domingo).

A avaliação foi suspensa anteriormente em razão da paralisação de atividades não essenciais no município como medida de enfrentamento diante da situação de emergência em saúde pública do agravamento da pandemia da Covid-19. 

Diante dos últimos decretos publicados pela Prefeitura de Goiânia e Governo do Estado de Goiás, que prevê a alternância das atividades iniciando com 14 (quatorze) dias de suspensão seguidos por 14 (quatorze) dias de funcionamento, sucessivamente, o Departamento de Economia/UnB resolveu pelo adiamento das provas escritas para o dia 11/04/2021 (domingo) das 8h30 às 12h30 na Escola de Governo do Estado de Goiás em Goiânia.

Os candidatos inscritos no Processo Seletivo devem ficar atentos aos comunicados e possíveis retificações do edital.  

Sobre o MESP 

O Mestrado Profissional em Economia do Setor Público (MESP) é destinado, exclusivamente, para servidores públicos do Poder Executivo do Estado de Goiás. A parceria inédita entre o Governo de Goiás e a Universidade de Brasília (UnB), disponibilizará 30 vagas gratuitas para o curso stricto sensu. 

A seleção ocorre em duas etapas, sendo prova objetiva e análise curricular, com observância ao histórico escolar e texto de apresentação de candidatura. A duração do curso será de 24 meses, com carga horária total de 480 horas. As aulas serão realizadas de modo virtual e presencial, nas dependências da Escola.

O processo seletivo é de responsabilidade da Universidade de Brasília. O resultado final e a data da aula inaugural devem sofrer alterações em razão do adiamento da prova teórica.

Secretaria da Administração – Governo de Goiás 

Governo de Goiás lança cursos on-line para capacitação dos servidores do Vapt Vupt

Com a suspensão dos serviços nas unidades do Vapt Vupt por 14 dias, medida necessária em razão do agravamento da pandemia da Covid-19, a Secretaria da Administração (Sead) vai disponibilizar cursos de qualificação para os servidores lotados nas agências de atendimento durante o período de interrupção das atividades presenciais.

Serão cinco cursos oferecidos pela Escola de Governo, em parceria com a Subsecretaria de Gestão Pública, por meio de plataformas digitais, com temáticas relacionadas à segurança da informação, excelência no atendimento, ética, entre outros. As capacitações totalizam 52 horas de treinamento e estão conectadas às diretrizes da gestão do governador Ronaldo Caiado de aperfeiçoar os serviços oferecidos aos cidadãos e trazer o usuário para o centro das decisões.

Nesse sentido, o Governo de Goiás instituiu, no final do ano passado, a Política Estadual de Atendimento ao Cidadão, que dispõe sobre diretrizes de um novo modelo de prestação dos serviços públicos, que reúne conceitos de agilidade e inovação associados aos dispositivos de qualificação continuada dos servidores que atuam diretamente no relacionamento com os cidadãos. 

Titular da Sead, Bruno D’Abadia avalia que os esforços para que o programa se torne modelo de prestação de serviços já estão sendo percebidos pelos usuários na eficiência e agilidade dos resultados alcançados. “Temos realizado reparos na infraestrutura das unidades, utilizado tecnologia para inovar e disponibilizar mais canais de atendimentos e, principalmente, investido em qualificação e valorização das equipes, atuação que aponta o amplo processo de transformação no relacionamento com os usuários dos serviços estaduais”, pontua.

Os servidores do Vapt Vupt devem acessar o portal de cursos EaD da Escola de Governo para realizar as inscrições.

Secretaria da Administração – Governo de Goiás

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Nota de pesar – Eudenísio Batista da Silva

A Secretaria de Estado da Administração (Sead) lamenta profundamente o falecimento de Eudenísio Batista da Silva, servidor efetivo do Estado e chefe de gabinete da CGE-GO. Em quase 20 anos de atuação, passando por diversos órgãos estaduais, ele cumpriu com dedicação e honra o principal ofício público: servir ao cidadão.

Nossos pêsames aos familiares e amigos. Lembraremos de Eudenísio sempre com alegria, gratidão e muita saudade.

Secretaria da Administração

“Governos e governantes só existem para servir à sociedade”, destaca Bruno D’Abadia em artigo sobre economia de gastos com a folha

Em artigo publicado nesta quarta-feira (17) no Jornal O Popular, o titular da Secretaria da Administração, Bruno D'Abadia, destacou o compromisso da atual gestão com a implementação de boas práticas na condução de políticas públicas com foco exclusivo no cidadão.  

O secretário elencou as principais iniciativas do Governo de Goiás para qualificação e aprimoramento dos serviços, gerando economia de gastos para investimentos em setores essenciais – medida inteligente e necessária, considerando a crise mundial em razão da pandemia de Covid-19.

Com a rotina de controle a partir de uma gestão voltada para uma produtividade otimizada, o Governo do Estado, por meio do trabalho austero da Sead, economizou R$ 200 milhões com gastos indevidos na folha de servidores. A perspectiva da Sead é que até o final da gestão, em 2022, a economia será de R$ 600 milhões.

Leia o artigo na íntegra.

Compromisso com a boa política

Bruno D’Abadia

Um Estado próspero e acolhedor é consequência direta de um bom governo, pautado nos princípios constitucionais que regem a Administração Pública. Moralidade e eficiência não são meros deveres legais, mas sim, verdadeiros pilares de um exemplar exercício da atividade administrativa. Prova disso é a transformação que o goiano confere e sente, em seu dia a dia, ao acompanhar os atos do governo estadual e o êxito de suas políticas públicas. 

Se antes os direitos do cidadão eram suplantados pelo descaso e pela obscuridade de grupos políticos focados em seus próprios interesses, hoje a realidade é outra. Governo e governantes só existem para servir à sociedade. A premissa é essa, o resultado é uma melhor prestação de serviços.

O governador Ronaldo Caiado implementou um conceito de gestão voltado para produtividade e controle, o que trouxe ao Governo do Estado a capacidade de qualificar seus serviços gastando menos com o custo da máquina. A rotina de controle da folha de servidores estaduais é um dos indicativos da parcimônia estabelecida nos processos instaurados pela Secretaria da Administração. Até fevereiro de 2021, as medidas evitaram gastos indevidos de R$ 200 milhões aos cofres públicos.

Até o fim de 2022, a cifra deve saltar para R$ 600 milhões em contenção de despesas indevidas. Os procedimentos adotados incluem auditoria de óbitos de servidores, responsável por evitar gasto de mais de R$ 75 milhões no biênio, assim como a diligência que revisou e analisou conferência de processos de diferenças salariais, que poupou R$ 70 milhões para as contas do Estado. 

Os investimentos tecnológicos auxiliam na tarefa, possibilitando a parametrização do sistema responsável pelo processamento da folha e identificando distorções. Mas, de fato, o cerne da incumbência são os servidores efetivos do Estado que operacionalizam o processo, simbolizando a confiança da administração nos colaboradores e evitando contratação de auditorias externas. A conquista sobreleva o propósito da gestão em otimizar a saúde dos gastos e priorizar as agendas de entregas à população.

Há mais iniciativas que merecem destaque no quesito economicidade, como revisão de contratos, redução de cargos em comissão, modernização do Estatuto do Servidor, entre outros. Em momentos tão difíceis como estamos vivendo agora, racionalizar o dinheiro público é sinal de respeito aos goianos. Neste sentido, com a regularização das contas do Estado, somado ao contexto de programação financeira e planejamento, o govenador Ronaldo Caiado reforça o compromisso com a prática da boa política, aquela preocupada em promover o bem comum, que investe no interesse coletivo, do cidadão.

Bruno D’Abadia é secretário de Estado da Administração de Goiás (Sead-GO)

Governo de Goiás institui sistema de revezamento das atividades presenciais para servidores do Estado

Atividades consideradas essenciais seguem sem alterações. Servidor deve emitir Autorização de Trânsito para utilizar transporte público para deslocamento. Medidas entram em vigor nesta quarta-feira (17/03)

O Governo de Goiás publicou, em edição extra do Diário Oficial divulgado nesta terça-feira (16/03), o decreto Nº 9829, que institui o sistema de revezamento das atividades presenciais para os servidores estaduais da administração direta, autárquica e fundacional do Poder Executivo estadual, exceto para os colaboradores das atividades consideradas essenciais. 

A partir desta quarta-feira (17/03), o funcionamento dos órgãos obedecerá à modalidade de escalonamento das atividades, que se inicia com 14 dias de suspensão, seguidos por 14 dias de funcionamento, e assim sucessivamente. 

A modalidade de trabalho remoto não se aplica aos servidores que atuam em atividades consideradas essenciais e de indispensável continuidade, como as de unidades de saúde, forças de segurança pública, arrecadação, fiscalização em geral, assistência social, sistema socioeducativo, obras e infraestrutura, que devem obedecer às portarias publicadas pelos órgãos responsáveis. O teletrabalho para estes colaboradores só é previsto para os grupos prioritários. 

Já os funcionários que desenvolvem atividades não essenciais, que sejam incompatíveis com o regime de teletrabalho, podem ser autorizados a aderir ao regime de desocupação funcional por calamidade pública (DFCP) durante o período de suspensão das atividades presenciais. 

Flexibilização

No período de flexibilização das atividades, os órgãos vão seguir as medidas estabelecidas pelo Decreto nº 9.751, de 30 de novembro de 2020, que prevê revezamento das equipes entre trabalho presencial e remoto, de acordo com necessidades das pastas. 

A medida será frequentemente reavaliada pela administração estadual, considerando as recomendações sanitárias da Secretaria de Estado da Saúde (SES).

Autorização de Trânsito 

Durante a vigência do sistema de revezamento das atividades presenciais na administração goiana, o servidor púbico que precisar se deslocar de casa até o trabalho utilizando o transporte público deverá portar a Autorização de Trânsito para Exercício de Atividade Essencial, junto com documento pessoal de identificação com foto, para devida comprovação. 

Os colaboradores que atuam em atividades de serviço militar, bombeiro-militar, polícia civil, polícia penal e fiscalização sanitária, ambiental, agropecuária, tributária, regulatória e do consumidor podem apresentar a carteira de identificação funcional em substituição à Autorização de Trânsito para Exercício de Atividade Essencial.

Secretaria da Administração – Governo de Goiás

Atendimentos do Vapt Vupt em todo o Estado são suspensos por 14 dias

Usuários com agendamento para emissão de RG serão contatados para novo horário no período de flexibilização

A Secretaria de Estado da Administração (Sead) informa que todas as unidades Vapt Vupt, tanto da capital quanto do interior, vão suspender o atendimento ao público a partir desta quarta-feira (17/03) e pelo período de 14 dias. A medida é necessária diante do agravamento da situação de emergência em saúde pública decorrente da pandemia de Covid-19.

Em razão da alta demanda, e de uma maior antecedência no agendamento, os usuários com emissão do documento de identidade marcada para as datas de interrupção do serviço (17 a 30 de março) devem aguardar o contato dos colaboradores do Vapt Vupt. A equipe do programa irá remarcar o atendimento para o decorrer dos 14 dias de flexibilização, a partir do dia 31 de março.

Demais serviços

Já os usuários que tinham agendado qualquer outro serviço no Vapt Vupt, no intervalo dos 14 dias de suspensão das atividades, precisam marcar o procedimento novamente e aguardar o período de reabertura das agências para realização do atendimento.

Reabertura das agências

O funcionamento nos 14 dias de flexibilização continuará ocorrendo da mesma forma, somente por meio de agendamento prévio no portal www.vaptvupt.go.gov.br. O cidadão que tem serviços programados nas datas não impactadas pelo novo decreto terá os atendimentos mantidos sem modificações.

O funcionamento das unidades obedecerá à modalidade de escalonamento das atividades, que se inicia com 14 dias de suspensão, seguidos por 14 dias de funcionamento.

Secretaria de Administração – Governo de Goiás

Nota de pesar – Mamedil Ferreira Barbosa

É com imenso pesar que comunicamos o falecimento do colaborador Mamedil Ferreira Barbosa, 46 anos, vítima da Covid-19. Mamedil atuava como segurança na Gerência de Qualidade de Vida Ocupacional há 13 anos e deixa três filhos.

Neste momento de tristeza e dor, a Secretaria de Estado da Administração (Sead) manifesta apoio e solidariedade aos familiares e amigos.

Secretaria da Administração

Em mais uma edição, reunião com coordenadores do Vapt Vupt incrementa ações de melhoria dos serviços prestados aos cidadãos

Dando continuidade ao processo de otimização dos atendimentos oferecidos aos cidadãos, a Secretaria da Administração (Sead) realizou na última quinta-feira (11/03) a segunda reunião geral com todos os coordenadores das unidades do Vapt Vupt. O encontro foi conduzido pelo secretário Bruno D’Abadia, que intitulou a iniciativa como mais uma evidência da nova Era de modernização e transformação dos serviços públicos estaduais. 

O titular da Sead citou, entre outras iniciativas, a Política Estadual de Atendimento ao Cidadão, sancionada pelo governador Ronaldo Caiado, como uma das medidas que evidenciam o propósito da gestão de trazer o usuário dos serviços públicos para o centro das decisões. “As mudanças estão fazendo com que o programa se torne, ainda mais, modelo de prestação de serviços e respeito ao cidadão”, enfatizou.

A subsecretária de Gestão Pública, Lara Garcia Borges, enfatizou que o trabalho coletivo da equipe resultou em melhorias significativas. “Nosso foco é encontrar soluções para o programa. Todos os avanços foram idealizados pelos colaboradores do Vapt Vupt, sem necessidade de consultoria. A contribuição de todos vocês é fundamental para o êxito das ações”, comentou.

O superintende de Gestão de Atendimento ao Cidadão, Dioji Ikeda, também destacou a relevância das equipes no processo de aperfeiçoamento do Vapt Vupt. “Estamos fazendo um trabalho diferente, de total reestruturação do programa. O maior patrimônio do Vapt Vupt são vocês, que despontam como extensão do governo nos municípios. Sem essa equipe nada disso seria possível”, salientou.

Os convidados do encontro foram o professor e mestre em Performances Culturais, Wellington R. Barros, servidor da Seduc, e a palestrante Priscila Jardim, fundadora do Antes de Ir Blog e Líder de Time de Business Inteligence Fundos de Governo na Caixa Econômica Federal. 

Com a temática sobre excelência no atendimento, a palestrante Priscila Jardim falou sobre a importância de envolver os usuários que buscam os serviços públicos, por meio de inovação, engajamento e valorização das equipes.

A reunião contou ainda com a apresentação de duas coordenadoras, das unidades Admar Otto – Buriti Shopping e de São Miguel do Araguaia. Na exposição, as colaboradores falaram sobre a experiência de coordenar as agências, os pontos positivos e oportunidades de melhorias para os usuários e servidores. 

Secretaria da Administração (Sead) – Governo de Goiás

Procon e Escola de Governo promovem live no Dia do Consumidor para esclarecer dúvidas sobre direitos durante pandemia

Com a pandemia da Covid-19 foi necessário, novamente, interromper o funcionamento de comércios e a prestação de serviços em vários Estados do país, inclusive no em Goiás. Universidades com aulas online, eventos foram cancelados, contratos foram interrompidos e o consumidor passou a questionar sobre seus direitos: Quando pedir reembolsos? Como negociar descontos em mensalidades? O que pode ou não pode ao rescindir contratos?

E buscando auxiliar o cidadão goiano com as respostas para essas e várias outras perguntas, o Governo de Goiás, por meio da Secretaria de Estado da Administração (Sead) e Escola de Governo, preparou uma live com edição especial no dia 15 de março, Dia Mundial do Consumidor. O convidado para esse bate-papo instrutivo e necessário é o superintendente do Procon Goiás, Allen Viana. A transmissão será pelo Instagram da Escola de Governo (@escoladegoverno.go.gov.br) a partir das 14 horas.

O superintendente irá esclarecer sobre cancelamentos de viagem, suspensão de treinos em academias, redução de mensalidades escolares, mudanças em seguro de vida, reembolsos e vários outros. Será uma transmissão imperdível que contará com respostas às principais contestações dos consumidores a respeito de seus direitos que surgiram durante a pandemia.

A mediadora neste encontro, a superintendente da Escola de Governo, Roberta Costa, abrirá espaço para tira dúvidas dos participantes ao final da transmissão. Para assistir acesse o Instagram @escoladegovernogo do dia 15/02 às 14 horas.

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Live Especial "??????????, ??? ??????????? ?? ???ã? ?? ????????? ???? ???? ?ú?????!"
Data: 15/03
Hora: 14 horas
Local: @escoladegovernogo

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Entrega da unidade Vapt Vupt de São Luís de Montes Belos é adiada

Em razão do agravo da pandemia da Covid-19, a Secretaria de Estado da Administração (Sead) decidiu adiar a entrega da unidade do Vapt Vupt do município de São Luís de Montes Belos, que seria realizada na próxima segunda-feira (15). A data para abertura ainda será definida.

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