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Escola de Governo disponibiliza cursos EaD na área de Compras Públicas

    

A partir desta segunda-feira (23) a Escola de Governo abre inscrições para dois cursos com o objetivo de capacitar servidores públicos em importantes fases do processo de Compras Públicas, visando a eficiência, economicidade e celeridade nas aquisições da Administração Estadual. As capacitações em “Práticas de Gestão de Contratos” e “Dispensa e Inexigibilidade” serão disponibilizados online e as pré-inscrições poderão ser realizadas no Portal do Aluno.

As aulas do curso de Ensino a Distância (EaD) “Práticas de Gestão de Contrato” está com as inscrições abertas até dia 26 de novembro. A capacitação objetiva transmitir conhecimentos indispensáveis para uma gestão transparente de contratos administrativos, tomadas de decisões estratégicas e resoluções de problemas durante a execução de contratos.

Já as matrículas para o curso EaD que irá habilitar os participantes para conduzirem um processo de dispensa ou inexigibilidade de licitações, seguindo princípios e preceitos legais de forma eficiente e econômica, encerram no dia 1 dezembro. 

As informações completas sobre as duas capacitações estão disponíveis no site da Escola de Governo de Goiás em Cursos Online.

Sead protagoniza GP em Campo voltado para servidores públicos

Estão abertas as inscrições para o GP em Campo, evento organizado pelo Project Management Institute Chaper Goiás (PMI), com a participação da Gerência do Escritório de Projetos da Superintendência Central de Transformação da Gestão Pública (SCTG) pertencente à Secretaria de Estado da Administração (Sead). O evento, realizado totalmente online, proporcionará aos participantes a chance de observar cases de sucesso em gerenciamento de projetos de instituições consolidadas no mercado.

As inscrições, gratuitas para servidores, podem ser realizadas até o dia 25 deste mês, às 12 horas, no link https://sympla.com/pmigo

Na visita virtual, que ocorre em 25 de novembro, das 16h às 18 horas, a Sead compartilhará suas experiências, lições, boas práticas e soluções em gestão de projetos que promoveram as melhores condições para uma administração de resultados em Goiás.  Oportunidade única para profissionais que atuam com gerenciamento de projetos aprenderem novas e eficientes práticas na área, e ainda expandirem suas conexões no setor.

De acordo com o gerente da Superintendência Central de Transformação da Gestão Pública (SCTG), Lúzio da Ressurreição Santos, refletir a partir dos projetos é indispensável para gerar nas instituições públicas uma gestão voltada para resultados. “Além de adotar ferramentas e boas práticas, é necessário observar a aderência à realidade organizacional, articular pessoas e processos, estabelecer papéis e responsabilidades, engajar, comprometer equipes e comunicar constantemente. O GP em Campo vem para mostrar como estamos fazendo isso para grandes projetos no Estado de Goiás, de forma a inspirar os profissionais e servidores públicos a se dedicarem a esta área tão importante da gestão e manterem um troca de conhecimento constante!”, declarou.

PMI

Project Management Institute (PMI) é uma associação civil de direito privado sem fins lucrativos que objetiva disseminar as melhores práticas de gerenciamento de projetos no mundo.

Capacitação dos servidores da Seduc assegura mais eficiência na compra de merenda escolar

 

O Governo de Goiás deu mais um passo rumo à modernização e transparência dos processos de aquisição. A Secretaria de Estado da Administração (Sead), por meio da Escola de Governo, disponibilizou em tempo recorde curso de formação de pregoeiros destinado a aproximadamente dois mil servidores da Secretaria de Estado da Educação (Seduc), atendendo demanda premente de qualificação dos profissionais que atuam nas escolas estaduais.  

Com a qualificação, os colaboradores de todos os municípios estarão capacitados para realizar compras de merenda e materiais de expediente no formato de pregão eletrônico, como determina o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE). A metodologia deve ser aplicada a partir de 2021, evidenciando o esforço e agilidade da Sead na estruturação do curso. A Escola conta com a parceria do Centro de Formação da Seduc. 

Mais de 600 profissionais da Seduc já tiveram acesso ao conteúdo. A medida contemplará as unidades escolares da rede estadual e dá total transparência ao processo, ao permitir que a comunidade tenha acesso às aquisições em tempo real. O titular da Sead, Bruno D’Abadia, confere à Escola de Governo mais um triunfo em prol do avanço da gestão pública. “Além de adequarmos às normas, ofertamos um curso de qualificação de excelência para os servidores da Educação. O propósito é assegurar eficiência nos processos, transparência e economicidade nas compras efetuadas por nossas Escolas”, pontua. 

Desde 2009, com a Lei n° 11.947, as unidades escolares já recebem recursos para aquisição de merendas e materiais para funcionamento dos espaços, o que muda com a nova norma é o formato da compra, que será apenas por meio de pregão eletrônico. O curso é disponibilizado em formato de ensino a distância (EaD), totalmente on-line, e é composto por três etapas que somam 48 horas de treinamento. 

A pedagoga Márcia Maria Moreira, do município de Itapaci, aproveitou o fim de semana para assistir ao curso e demonstrou satisfação com o conteúdo. “Aulas excelentes e esclarecedoras. Muitas dúvidas surgiram na hora de elaborar o termo de referência, e o curso detalhou todas as etapas”, assinala.

O responsável pelas aulas é o gestor financeiro e de controle interno da Secretaria Estadual de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad), José Augusto Carneiro. Para o gestor, o pregão eletrônico confere agilidade, menores preços e mais lisura no processo de aquisição de materiais.

As inscrições seguem até o dia 25 de novembro por meio do portal www.escoladegoverno.go.gov.br.

Secretaria da Administração – Governo de Goiás

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Secretário da Sead, Bruno D’Abadia, é reeleito para compor a direção do Consad

O titular da Secretaria de Estado da Administração de Goiás (Sead), Bruno D’Abadia, foi reeleito 2º vice-presidente do Conselho Nacional de Secretários de Administração (Consad). Com posse imediata e por unanimidade de votos. A composição da diretoria, responsável pela gestão do biênio 2021/2022, foi divulgada durante o 116º Fórum Conjunto que ocorreu virtualmente na terça-feira (17). 

Bruno D’Abadia, que também é coordenador do Grupo de Compras Governamentais do Consad, tomou posse imediata junto aos demais diretores reeleitos. “O Consad continuará protagonista no desenvolvimento de soluções para os gestores. Como vice-presidente, continuarei atuando para a transformação da gestão pública, priorizando sempre os cidadãos, assegurando um Estado mais justo, eficiente e dinâmico”, comentou o titular da Sead.

Com sede em Brasília, o Consad é formado pelos secretários de Administração/Gestão de todos os estados brasileiros e do Distrito Federal, mantendo encontros periódicos e espaços permanentes de troca de experiências inovadoras e busca de soluções criativas para o aperfeiçoamento da gestão Pública no Brasil. O Consad atua na promoção de melhorias na gestão pública nacional, visando resultados inovadores, eficientes e a excelência no atendimento ao cidadão. A direção é composta por um presidente, dois vices e um Conselho Fiscal, integrado por três membros, com mandatos que duram doze meses.

Composição da direção para o biênio 2021/2022

A direção foi composta pelo secretário de Estado do Planejamento e Gestão e Patrimônio de Alagoas, Fabrício Marques Santos (Presidente), pela secretaria de Administração e Gestão do Amazonas, Inês Carolina Simonetti (1ª Vice-presidente) e pelo secretário de Administração de Estado da Administração de Goiás, Bruno D’Abadia (2º Vice-presidente).

Para o Conselho Fiscal foram reeleitos os secretários da Administração do Estado do Rio de Janeiro, José Zamith; da Bahia, Edelvino Góes e do Tocantins, Bruno Cesarino

Economia e trabalho dedicado ao cidadão é tema de artigo do chefe de comunicação setorial da Sead

Reduzir gastos e entregar cada vez mais serviços de qualidade ao cidadão é o compromisso do Governo de Goiás. Missão que está sendo garantida com empenho pelos integrantes da Secretaria de Estado da Administração (Sead) por meio de modernizações, atenção aos servidores e minucioso trabalho de controle de gastos com folha de pagamento. A análise foi tema abordado pelo chefe da comunicação setorial da Sead, Fabrício Arruda, em artigo publicado no dia 14 de novembro, no caderno Opinião do Diário da Manhã.

Com a implantação da Política Estadual de Capacitação e Desenvolvimento Profissional e a nova regulamentação da assistência pré-escolar, a atual gestão tem se dedicado à qualificar e valorar os servidores públicos estaduais no esforço para assegurar melhoria no atendimento à população goiana. Além disso, a atualização dos sistemas e auditorias no controle da folha de pagamento proporcionaram uma economia de mais de R$ 180 milhões em despesas impróprias em apenas 12 meses.

Confira o artigo na íntegra

Gestão estadual comprometida com o cidadão

Todo o esforço da gestão estadual para otimizar o funcionamento das estruturas e propiciar melhores entregas aos cidadãos e a capacidade técnica dos gestores e colaboradores do Estado têm como consectário um leque de avanços que ficará como legado para as próximas gerações. A sensibilidade do governador Ronaldo Caiado, expressa nas ações de valorização dos servidores e transparência no uso dos recursos, por exemplo, encetou uma nova cultura na administração pública, que não admite mancomunação política e favorecimentos individuais em detrimento da coletividade.

A recente publicação da regulamentação da assistência pré-escolar para os servidores do Executivo é mais uma comprovação da atenção com os colaboradores estaduais. O benefício foi ampliado e abrangerá uma faixa maior de funcionários do Estado, com remuneração de até R$ 5.500, que receberão um auxílio de R$ 200 por dependente com idade entre seis meses e cinco anos. É, indubitavelmente, um investimento social que reduz desigualdades e avaliza que tenhamos profissionais mais qualificados no futuro.

Em confluência ao reconhecimento da importância dos servidores para o desenvolvimento do Estado, o governo anunciou ainda a Política Estadual de Capacitação e Desenvolvimento Profissional, mais uma importante ferramenta de qualificação continuada dos colaboradores estaduais. O intuito é aperfeiçoar a relação com os cidadãos, assegurando mais qualidade nos serviços e atendimentos à população.

Os avanços podem ser observados também no meticuloso controle da folha de pagamento, responsável por uma economia aproximada de R$ 800 milhões no período entre setembro de 2019 e agosto de 2020, de acordo com o Relatório de Gestão Fiscal do segundo quadrimestre de 2020 do Poder Executivo. A conquista é fruto de ações grandiosas encabeçadas pela Secretaria da Administração (Sead), como a Reforma Administrativa e a modernização do Estatuto do Servidor. 

Em tempos de necessário comprometimento com os princípios de austeridade e desvelo com a coisa pública, a Sead adotou ainda ações preventivas de controle da folha de pagamento, que incluem, entre outros, modernização dos sistemas e auditorias, o que coibiu mais de R$ 180 milhões em despesas impróprias no espaço de 12 meses. A destreza do secretário da Administração, Bruno D’Abadia, e o elevado nível técnico do quadro de colaboradores da pasta são pontos altos da gestão estadual e têm auxiliado o governador Ronaldo Caiado a liderar importantes agendas em áreas estratégicas como segurança pública, saúde e educação. O compromisso com o cidadão goiano é gastar menos, entregando mais.

Fabrício Arruda é chefe da comunicação setorial da Secretaria da Administração de Goiás (Sead)

Sead reúne órgãos estaduais para alinhar Gestão de Projetos em Goiás

Mais um passo foi dado para garantir uma gestão ágil, eficiente e focada em resultados. Na quinta-feira (12/11) o titular da Secretaria de Estado da Administração (Sead), Bruno D’Abadia, conduziu um encontro on-line com todos os representantes dos órgãos e entidades da Administração Direta, Autárquica e Fundacional do Poder Executivo do Estado para apresentar soluções na Gestão de Projetos em Goiás. Mais de 130 colaboradores acompanharam a reunião virtual, como Superintendentes/Diretores de Gestão Integrada, Gerentes de Planejamento e Projetos, entre outros. O evento foi promovido pela subsecretaria de Gestão Pública.

O encontro possibilitou que a Secretaria orientasse as pastas sobre a maneira de utilização da ferramenta, de modo a seguir a Lei Estadual nº 20.846/2020 que instituiu a Política Estadual de Atendimento ao Cidadão e criou o Programa Simplifica Goiás.

Foi apresentada aos participantes a ferramenta corporativa para gestão de projetos – EPM, que será usada para gerir os Planos de Melhoria do Simplifica Goiás e o projeto “TransformAÇÃO por Projetos – Fazendo Juntos!”, que viabiliza a atuação da equipe da Sead para tutoria na implementação de ações nas setoriais. 

“A solução para Gestão de Projetos que nós estamos alinhando hoje é a primeira grande e importante entrega dentro do programa simplifica. Nós queremos, enquanto área central de gestão, de transformação da gestão e de projetos, entregar essa ferramenta para os órgãos de forma integrada, além de monitorar e analisar os seus avanços. Tudo em benefício do cidadão goiano”, ressaltou Bruno D’Abadia. 

Simplifica Goiás

O Programa Simplifica Goiás estabelece um novo modelo de prestação de serviço público ao cidadão, visando a modernização da máquina administrativa, com ações de desburocratização e simplificação da gestão, dos serviços e do atendimento. Com o Simplifica, o Estado implementa um protocolo de atendimento padronizado.
O Simplifica possibilitará uma prestação de serviços públicos mais ágil, de forma descomplicada e respeitando o dinheiro do contribuinte. A Política de Atendimento ao Cidadão contará ainda com ampliação dos canais de relacionamento com o cidadão de forma presencial, em balcões de atendimento, terminais de autoatendimento, sites, aplicativos e mídias sociais, além de centrais telefônicas e outros meios de atendimento.

Democratização do atendimento ao cidadão goiano é destaque na Revista do Consad

Facilitar o acesso aos serviços públicos do Estado com inovação e qualidade é uma das prioridades na gestão do governador Ronaldo Caiado. A administração moderna e eficiente de Goiás têm sido exemplo em todo o país. Na última edição digital da Revista do Conselho Nacional de Secretários de Administração (Consad), publicada no dia 11 de novembro, a democratização dos serviços públicos da gestão do Governo de Goiás recebeu destaque. 

Em entrevista, o secretário de Estado da Administração, Bruno D’Abadia, sublinhou as principais ações de transformação digital dos serviços e o aprimoramento das gerências e setores como de compras públicas, patrimônio e atendimento ao público.

O lançamento do portal Goiás Digital, realizado em março deste ano, também foi um dos pontos de abordagem na Revista. O programa possibilitou que mais de 100 serviços fossem disponibilizados 100% on-line. Além de facilitar o acesso dos cidadãos aos atendimentos estaduais, o Goiás Digital viabilizou comodidade e segurança aos goianos, sobretudo em período pandêmico em que o isolamento social tornou-se uma medida de prevenção do Governo à contaminação pelo novo coronavírus. 

Leia a reportagem na íntegra:

Goiás democratiza o acesso da população aos serviços públicos

Modernizar, simplificar a gestão dos serviços e multiplicar os canais de atendimento para bem-servir ao cidadão são prioridades do governador de Goiás Ronaldo Caiado. Muito já foi feito desde janeiro de 2019 para tornar o Estado mais dinâmico. Recentemente o Governo de Goiás deu mais um passo nesse sentido, ao instituir a Política Estadual de Atendimento ao Cidadão e criar o Programa Simplifica Goiás. Aprovado pelos deputados na Assembleia Legislativa, a iniciativa estabelece um modelo único de prestação de serviços para todo o Estado. 

O Programa Simplifica Goiás e a Política de Atendimento ao Cidadão ampliam canais de relacionamento com o usuário em unidades presenciais, balcões de atendimento, terminais de autoatendimento, sítios eletrônicos, aplicativos, mídias sociais, centrais telefônicas ou qualquer outro meio que permita à população fazer solicitações e obter informações sobre serviços públicos ofertados pelo Governo.

Com a proposta, o Estado reconhece as atividades de atendimento ao cidadão como atribuições primordiais de toda a administração pública estadual, solidificando a determinação do chefe do Executivo de propor soluções que dialogam com as necessidades da população. A agenda de transformação dos serviços, juntamente à promoção de gestão integrada e simplificada da administração, são prioritárias e evidenciam o propósito do governador de elevar Goiás ao modelo de gestão que cumpre a finalidade de servir ao cidadão com transparência e qualidade.

Entre outros avanços, o Programa prevê a criação do Conselho de Usuários dos Serviços Públicos do Estado de Goiás, mais uma ferramenta para assegurar que os atendimentos sejam realizados de maneira ágil e descomplicada. Com a transformação em curso, principalmente por intermédio da integração com plataformas digitais, o Estado reduzirá gastos e dará mais um passo na racionalização da máquina administrativa, evidenciando o zelo com o dinheiro do contribuinte.

O secretário da Administração de Goiás (Sead-GO), Bruno D'Abadia, frisa que o Simplifica Goiás congloba estrategicamente as ações de todas as pastas, endossando o aperfeiçoamento da gestão e da prestação de serviços pelos órgãos estaduais. O titular da Sead esclarece que o formato será monitorado anualmente por meio dos Indicadores de Maturidade da Gestão e dos Serviços, que funcionarão como norteadores para que os órgãos estejam alinhados as ações propostas pela estrutura central de gestão do Estado, que engloba compras públicas, patrimônio, atendimento ao público, digitalização dos serviços, entre outros.  

Bruno D’Abadia reiterou o compromisso do governador de inaugurar um novo formato de atendimento ao cidadão, sem burocracia e mais moderno. “Estamos fortalecendo a política do governo de desburocratizar e simplificar o acesso dos goianos aos serviços estaduais. É mais um passo rumo à desburocratização, integração e à modernização da forma de o Estado se relacionar com os usuários, com os cidadãos”, completou.

Goiás Digital

Na seara da digitalização dos serviços, o advento da pandemia acelerou um processo que já estava em curso no Estado. O lançamento do portal Goiás Digital  possibilitou que mais de 100 serviços fossem disponibilizados de maneira totalmente on-line. Além de facilitar o acesso dos cidadãos aos atendimentos estaduais, o programa contribuiu com o momento de isolamento social.

O Goiás Digital ainda permite o acesso ao portal do Governo Federal, graças à adesão do Governo de Goiás à Rede Gov.br, que disponibiliza serviços da União digitalmente. O sistema oferece um nível de segurança compatível com o grau de exigência, natureza e criticidade dos dados e das informações pertinentes ao serviço público solicitado. 

Os atendimentos presenciais estão sendo retomados gradativamente, seguindo protocolos de segurança que protejam servidores e usuários. A implementação de agendamento prévio para realização dos serviços, por exemplo, foi uma das ferramentas utilizadas para que os cidadãos tenham acesso aos atendimentos de maneira segura, sem aglomerações ou esperas desnecessárias.

A Secretaria da Administração, em parceria com os demais órgãos do Estado, tem se debruçado nas soluções rápidas e eficazes que lidime uma das principais diretrizes encampadas pela gestão do governador Ronaldo Caiado: transformar e democratizar o acesso do cidadão aos serviços públicos. 

Secretaria da Administração de Goiás (Sead-GO)

Artigo – Zelo com patrimônio público gera receita em benefício do cidadão

O resgate dos patrimônios móvel e imóvel de Goiás tem sido levado a sério na atual gestão do governador Ronaldo Caiado. A medida tem gerado ao Estado recursos para garantir ações e investimentos importantes nas áreas da saúde, educação e segurança. A temática foi abordada pelo gestor governamental e superintendente da Central de Patrimônio do Estado, Rogério Bernardes Carneiro, em artigo publicado no Jornal Diário da Manhã nesta terça-feira (10/11).

Com a identificação e análise dos bens patrimoniais do Estado tem sido possível verificar os imóveis que não são mais uteis à administração pública e podem ser alienados para gerar receitas, em especial, neste delicado momento de pandemia. A estimativa é que nos próximos dois anos Goiás arrecadará cerca de 250 milhões de reais com as alienações de imóveis inutilizados e esquecidos pelas gestões anteriores. 

Confira o artigo na íntegra

Zelo com patrimônio público

A gestão patrimonial no âmbito da administração pública tem se tornado um tema cada vez mais atual e pertinente, em especial diante da realidade econômica do país. Vivemos um momento atípico com mudanças substanciais como déficits orçamentários em diversas unidades federativas, e isso, em grande parte, se deve ao quadro de pandemia que atingiu o planeta.

Diante desse cenário, a revisão de prioridades na administração pública passou a ser necessária e o patrimônio público, que há anos era negligenciado por gestões passadas, tornou-se um artifício importante e fundamental na busca por uma administração governamental mais eficiente. Surge a necessidade de se conhecer os bens públicos e ter noção real do investimento do Estado em patrimônio.

Neste contexto, o Conselho Nacional de Secretários de Estado da Administração – Consad, criou o grupo de trabalho de ativos e patrimônio, o qual está sob a coordenação do Estado de Goiás e visa compreender a realidade da gestão patrimonial no país, buscar e difundir as melhores práticas. Para tanto, foi realizado um diagnóstico em todos os Estados no qual foi constatado que nos últimos anos a gestão patrimonial realmente não foi priorizada em todo o país. Entretanto, a troca de experiências e a rede de trabalho criada têm sido fundamentais na busca por uma gestão eficiente.

O que identificamos é que finalmente o Estado percebeu no patrimônio esta riqueza pública e uma maior possibilidade de geração de receita, como, por exemplo, por meio das  alienações de imóveis que não atendem mais aos objetivos da administração. Alienar bens públicos inutilizados gerando mais receitas aos Estados é uma vantagem para o cidadão, que usufruirá de maiores investimentos em áreas sensíveis como educação, saúde e segurança sem a sobrecarga de aumentos de impostos e tributos.

Em Goiás, a Secretaria de Estado da Administração (Sead) vem desenvolvendo desde 2019 um trabalho de melhoria da gestão patrimonial, com investimentos em recursos, estrutura e na capacitação inédita dos servidores atuantes na gestão do bem público.  O foco é  garantir ações essenciais como a realização do censo imobiliário, inventário e as alienações de bens que já estão acontecendo, contribuindo tanto para uma administração mais eficiente, quanto para o aumento de receitas. A previsão de arrecadação com alienações de imóveis para os próximos dois anos no Estado de Goiás é de aproximadamente 250 milhões de reais. Uma receita que por muito tempo ficou esquecida por outras gestões.

Hoje, o patrimônio público do Estado de Goiás possui uma gestão eficiente e está sendo tratado com o zelo necessário, com ações estruturantes e responsáveis para que não voltemos a repetir o cenário de anos atrás, onde o Estado mal conhecia seu patrimônio.

Rogério Bernardes Carneiro é Gestor Governamental e Superintendente Central de Patrimônio do Estado

Caiado anuncia Política Estadual de Capacitação e de Desenvolvimento Profissional

Valorizar o servidor, melhorar a eficiência da administração e a qualidade dos serviços públicos nortearam a publicação da Política Estadual de Capacitação e de Desenvolvimento Profissional para os colaboradores do Estado de Goiás. O decreto, assinado pelo governador Ronaldo Caiado, foi publicado nada data em que se comemora o Dia do Servidor, 28 de outubro.

Entre os objetivos está a otimização da eficiência e da qualidade dos serviços públicos prestados ao cidadão por meio da qualificação, da atualização e da capacitação continuada dos servidores estaduais. A política estabelece, com uma das suas diretrizes, o incentivo e apoio ao funcionário em suas iniciativas de capacitação voltadas para o desenvolvimento das competências institucionais e individuais.

O secretário da Administração (Sead), Bruno D’Abadia, classifica a Política Estadual de Capacitação e Desenvolvimento profissional dos servidores como mais um indicativo do comprometimento da gestão na valorização dos colaboradores estaduais. “Entendemos que o êxito da administração está coadunado à capacidade de promover melhores entregas aos cidadãos, o que pode ser ampliado por meio da qualificação do quadro de funcionários do Estado e da decorrente otimização dos processos”, pontua.

A Superintendência da Escola de Governo, unidade ligada à Secretaria da Administração, fica responsável pelo desenvolvimento das atividades e cursos gerais dos servidores, que serão otimizados por meio de cooperação entre esferas de governo e demais Poderes, além da parceria com empresas e instituições públicas e privadas. 

O plano prevê cursos presenciais e a distância, palestras e eventos, considerando trilhas de capacitação para o desempenho de diversas áreas, exposições e fóruns dentro das áreas de desenvolvimento, entre outros. Pós-graduação stricto e lato sensu também estão entre as capacitações previstas para servidores efetivos.

Governo de Goiás

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Preservar a vida

A prevenção e conscientização sobre o suicídio é enfatizada no mês de setembro em razão da campanha do “Setembro Amarelo”, que busca alertar a população a respeito da realidade da prática no Brasil e no mundo. Porém, a temática deve ser constantemente abordada, já que a primeira medida preventiva é a ?????çã?. A psicóloga e especialista em Intervenção em Situações de Luto, Livia Diederichsen de Brito, será a nossa convidada para a live desta ??????-????? (?/10).

A mestre em psicologia, Lara Danyla, será a mediadora nessa transmissão que inicia às 14h. Participe!