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Estabeleça limites

Você já ouviu falar em “esponja emocional”? A expressão é utilizada para nomear pessoas que absorvem para si todos os problemas e ocorre quando o indivíduo se apropria de emoções que, na verdade, são de outras pessoas. Esses indivíduos geralmente assumem responsabilidades alheias e estão sobrecarregados emocionalmente.

Caso você se identifique com essa característica, comece a estabelecer limites, tente não abraçar os problemas dos outros e assumi-los com a difícil tarefa de resolvê-los. Lembre-se que o ??????????? é importantíssimo e, se precisar, ?????? ?????!

Siga em frente

Sabe aqueles pensamentos do passado que não saem da cabeça e trazem algum desconforto emocional? A primeira coisa que devemos fazer é identificá-los. Pergunte-se o porquê ele tem te incomodado.

Entender o motivo permitirá que você crie estratégias para lidar com isso, entretanto, entenda que não existe ferramenta para voltar no tempo e modificar o que aconteceu. Viver a vida olhando pelo retrovisor te impede de seguir em frente.

Lembre-se que o problema não é tropeçar, é apegar-se à pedra do caminho!

Divirta-se

A pandemia trouxe muitas limitações de lazer. Isso tem afetado crianças, adolescentes, adultos e idosos que, às vezes, apresentam comportamentos de ansiedade, estresse, insônia…. Por isso, é importante saber que é possível se divertir com segurança e em casa. 

Dá para se sentir bem cozinhando, lendo um bom livro, colorindo, brincando de jogos de tabuleiro, movimentando o corpo, entre outras coisas. Ou seja, existem inúmeras atividades, porém devemos enxergá-las como possibilidades, não como obrigações e esse é o momento em que é necessário ressignificar muita coisa. 

Seja como for, encontre algo que te faça sentir melhor e evite julgamentos antecipados, simplesmente permita-se experimentar novas formas de diversão!

Todas as respostas então em você

Se te falasse que a sabedoria de sua vida está em você, como você se sentiria? A resposta para qualquer complexidade de sua vida está em você. Você decide como enfrentá-la frente aos problemas. Opte sempre por buscar estratégias para solucioná-los. 

Algumas adversidades podem não ter uma solução imediata, porém, você tem o poder de escolher como viver com elas. Você pode escolher conviver como se fosse um fardo pesado para carregar ou como uma oportunidade de aprendizagem diária. Aprenda a se escutar, a focar sua atenção no agora e a se livrar de pensamentos desnecessários.

 As respostas estão em você. Qual é a sua escolha?

Exercite a autoestima

Você se respeita? Respeita seu processo, seu caminho, suas dores, sua história e o seu tempo? Sabe se dar colo quando precisa?

Ter uma avaliação positiva em relação a si mesmo é fundamental para uma harmonia interior, pois quem tem baixa autoestima está sempre acorrentado à insatisfação consigo mesmo e aos limites que muitas vezes a própria pessoa se impõe. 

Pessoas boas também fazem escolhas ruins, também erram e também sofrem consequências, afinal são humanas!!!

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Governo de Goiás economiza R$ 800 milhões com folha de pagamento no período de 12 meses

O Governo de Goiás alcançou uma redução de aproximadamente R$ 800 milhões na despesa bruta com folha de pagamento de setembro de 2019 até agosto de 2020, de acordo com o Relatório de Gestão Fiscal do segundo quadrimestre de 2020 do Poder Executivo, que afere os custos dos 12 meses anteriores. A economia representa 5% a menos de gastos para os cofres públicos.

O secretário da Administração (Sead), Bruno D’Abadia, atribui o resultado a uma série de medidas adotadas pelo governador Ronaldo Caiado ainda no início da administração. “Promovemos uma ampla redução de gastos na máquina pública, que abrangeu revisão de contratos, redução de cargos em comissão e aperfeiçoamento na gestão da folha de pagamento, por exemplo. O esforço assegura que o Governo realize mais investimentos em áreas essenciais e continue honrando o compromisso do governador de pagar os servidores dentro do mês trabalhado”, pontuou o titular da secretaria.

No relatório do segundo quadrimestre de 2019, a despesa bruta com pessoal representava um montante de quase R$ 15 bilhões, já em agosto de 2020, na aferição dos 12 últimos meses, o gasto atingiu R$ 14,2 bilhões. A conquista inclui iniciativas como a Reforma Administrativa. Conduzida pela Sead, a medida reduziu aproximadamente 20% dos cargos em comissão, que atingiram o menor patamar histórico, e cortou 25% das funções comissionadas. A reforma resultará em contenção superior a R$ 420 milhões nas despesas com pessoal até o fim de 2022.

Recentemente, foi instituído também o novo Estatuto do Servidor, que promoveu alterações de convergência à lei federal e trouxe inovações pautadas na eficiência e na valoração do mérito. Com a medida, estima-se a obtenção de uma economia que pode atingir mais R$ 1,6 bilhões aos cofres públicos até 2025, e que já está sendo materializada no ano corrente, conforme evidenciado no Relatório de Gestão Fiscal. 

O novo Estatuto, que rege os servidores públicos estaduais, assegurou, além da modernização das regras, e da maior eficiência da gestão pública, o foco do Estado na otimização dos serviços prestados à população, que é a razão principal do serviço e do servidor público.

Controle da Folha de Pagamento
Em janeiro de 2019, a atual gestão assumiu o Estado com a folha de pagamento de dezembro de 2018 pendente de quitação, em montante de R$ 1,6 bilhão, e uma dívida total de R$ 3,4 bilhões. O cenário era desafiador, especialmente em relação à despesa de pessoal, já que o Poder Executivo apresentava crescimento médio anual nominal, de 2010 a 2018, de 11,41%, com ápice entre 2017 e 2018, período em que houve acréscimo absoluto de 14,78% da folha de pagamento. 

A administração adotou medidas internas, como planejamento e reestruturação dos gastos com pessoal, redução de contratos temporários e otimização do controle na gestão da folha de pagamento, principalmente com ações preventivas instituídas pela Sead, que incluem a modernização dos sistemas, análise e conferência de processos de diferenças salariais, auditoria mensal de óbitos com o cruzamento da base de dados da folha, entre outros.  Tais ações são responsáveis pela coibição de despesas impróprias de R$ 188 milhões de janeiro de 2019 a agosto de 2020. 

Governo de Goiás – Secretaria da Administração

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Bruno D’Abadia destaca importante papel dos servidores públicos na construção de um Estado forte e democrático

“É um Estado privilegiado em muitos aspectos e no serviço público estadual não é diferente. Dispomos de um quadro de servidores capacitados e talentosos que não se furta da incumbência de trabalhar pela coletividade”, declarou o secretário de Estado da Administração, Bruno D’Abadia, em artigo publicado no Jornal Diário da Manhã, no dia 28 de outubro, data em que se celebrou o Dia do Servidor Público. O titular da Sead enfatizou que as mudanças realizadas na administração pública de Goiás, com a gestão conduzida pelo chefe do executivo, o governador Ronaldo Caiado, e o comprometimento dos servidores em prestar o melhor serviço possível, geraram mais resultados à população e mais economia aos cofres públicos.

As novas políticas administrativas implantadas pelo governador, aliadas ao bom relacionamento entre servidores e Estado tem proporcionado reconhecimento nacional para Goiás em termos de gestão pública. Alcançar a regularização das contas públicas estaduais, a atualização do Estatuto do Servidor e o aumento da produtividade, mesmo durante a pandemia, corroboram para mensurar a capacidade técnica dos profissionais do setor público, além de garantir benefícios permanentes aos goianos.

Confira o artigo na íntegra

Servidor público como parceiro no desenvolvimento de Goiás

O ativista político Martin Luther King Jr grafou na história uma célebre frase que dizia que “todas as pessoas podem ser grandes porque todas podem servir”. De fato, a missão de servir é um dos pilares mais admiráveis da vida. E é esse um dos ofícios mais significativos do servidor público: servir ao cidadão. A tarefa requer dedicação, esforço, paciência e, sobretudo, o bom exemplo. Nessa data especial, temos muito a comemorar, afinal, o Governo de Goiás teve a coragem e o respeito de iniciar uma nova Era no relacionamento com o servidor do Estado.

É um Estado privilegiado em muitos aspectos, e no serviço público estadual não é diferente. Dispomos de um quadro de servidores capacitados e talentosos, que não se furta da incumbência de trabalhar pela coletividade. Mesmo tendo convivido por décadas com o descaso na administração pública e o mau exemplo de alguns agentes em virtude dos acordos políticos, os nossos colaboradores tiveram a autoestima resgatada nos últimos 22 meses.

O bom exemplo é atributo principal da administração do governador Ronaldo Caiado. E a parceria servidor-Estado tem se tornado referência nacional de gestão pública. A relação harmoniosa deixará um legado para Goiás. O novo Estatuto do Servidor Público, que atualizou regras e eliminou distorções que estavam em vigor desde 1988, por exemplo, foi construído por servidores efetivos, sem necessidade de consultoria externa, como ocorrido em outras unidades da federação. Mais uma comprovação da qualidade profissional do corpo técnico estadual.

Menciono ainda a regularização das contas estaduais, devastadas por gestões danosas que favoreceram alguns em detrimento da coletividade, e o pente-fino no patrimônio estadual, outro ponto anárquico herdado pela administração e que com muito esforço tem sido identificado e recuperado. São ações epopeicas que demonstram a capacidade dos colaboradores, e a confiabilidade conferida aos servidores estaduais. A soma de fatores garante economia e mais investimentos para os cidadãos.

E mesmo em um momento delicado de pandemia, os servidores estaduais não desvaneceram de suas responsabilidades. Em mais um esforço mútuo, a implementação do teletrabalho oportunizou que o Estado continuasse atuando para cumprir suas demandas. Os novos pactos firmados trouxeram ganho de escala na produtividade e na qualidade dos serviços e atendimentos prestados. Tudo isso, introduzindo inovação, tecnologia e, ainda, gerando economia aos cofres públicos. 

Sou servidor público da Câmara dos Deputados e compartilho dos mesmos desafios dos colegas de Goiás. Como anapolino, sinto orgulho de retornar e ver a evolução do serviço público estadual. Tenho o privilégio de comandar uma equipe tão capacitada e dedicada, que dialoga com outras pastas e com o cidadão com um só propósito: transformar Goiás em um lugar ainda melhor para nossas famílias. Tamanho compromisso é responsável por excelentes resultados em áreas estratégicas como segurança pública, educação e, principalmente, saúde, que tem enfrentado meses difíceis em decorrência da pandemia. 

É um salto na responsabilidade do governo com seus servidores e um benefício duradouro para a população goiana. Parabéns, servidores públicos de Goiás.

Bruno D’Abadia – Secretário da Administração

Indicador de Governança das Empresas Estatais

Índice que aufere o grau de governança das empresas estatais goianas, de acordo com o preenchimento de critérios
estabelecidos, que envolvem o comprimento dos requisitos legais para a boa gestão de empresas públicas.

Conheça as Empresas Estatais

Atualmente o Estado de Goiás possui as seguintes empresas estatais ativas:

  1. Agência de Fomento do Estado de Goiás S.A. – GoiásFomento;
  2. Agência Goiana de Gás Canalizado S.A. – Goiasgás;
  3. Agência Goiana de Habitação S.A. – AGEHAB;
  4. Central de Abastecimento de Goiás S.A. – CEASA;
  5. Companhia CELG de Participações – CELGPAR;
  6. Companhia de Desenvolvimento Econômico de Goiás – CODEGO;
  7. Companhia de Investimento e Parcerias do Estado de Goiás – Goiás Parcerias;
  8. Goiás Telecomunições – S.A. – GOIÁS TELECOM;
  9. Indústria Química do Estado de Goiás – IQUEGO;
  10. Lago Azul Transmissão S/A – LAZ
  11. Metrobus Transporte Coletivo S.A;
  12. Saneamento de Goiás S.A. – SANEAGO.

Projetos Desenvolvidos

Estruturação da Coordenação da Governança das Empresas Estatais Goianas, contemplando:

Mapeamento dos processos: Identificação e Modelagem dos 11 Processos de Negócio das Empresas Estatais Ativas;

Implantação de Solução de T.I: Sistema de informação, organizando os dados das empresas estatais goianas de forma uniforme e transparente;

Adequação Legal: Criação de um política estadual de governança das estatais ativas;

Capacitação: Plano de capacitação para os administradores de estatais;

Desestatização: Estruturação de projetos de desestatização de empresas estatais;

Comunicação: Elaboração de conteúdo e sua divulgação.