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Fortaleça a empatia

A empatia é uma potência natural em todos nós, e é também uma habilidade que pode ser intencionalmente fortalecida para a construção de relações significativas e conexões humanas.

Para "empatizar" com a experiência de alguém é importante aceitar a forma como a pessoa vê a situação e não como você imagina que é a experiência dela.

Precisamos enxergar para além de nós.

Será mais uma história que você superou

Passar por numerosas experiências, presenciar fatos que vão ficar para a história, sentir várias emoções e viver momentos, tanto os bons quanto os não tão bons assim.

E esse momento delicado que o mundo presencia vai passar e se tornará apenas mais uma das muitas histórias a qual você, que nasceu antes dos anos 60, vai viver e vai acrescentar a sua memória. É só mais uma nova bagagem da vida.

Tudo irá ficar bem e você terá mais uma.

A emoção chamada ansiedade

A ansiedade é uma emoção ligada ao nervosismo, medo e preocupação. E não é necessariamente ruim. É um sinal de alerta, uma reação natural do corpo para nos ajudar com desafios e situações de perigo. Todos sentimos! 

Porém, quando passa a ser um problema na nossa rotina, a ansiedade pode ser considerada um distúrbio e ela própria o desafio a ser superado. Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMG) 23,9% dos brasileiros possuem algum transtorno de ansiedade. 

Crise de pânico é um exemplo dos efeitos causados pelo excesso de ansiedade e para lidar com os sintomas provocados por esse sentimento é preciso refletir a respeito de suas causas.

Tente analisar o que te deixa ansioso e avalie se você consegue lidar com as causas sozinho (a) ou se precisará de ajuda. Caso necessite de apoio, converse com um psicólogo e descubra qual a melhor forma superar esse desafio. 

Liderança positiva

Qual líder não deseja aproveitar o melhor de cada colaborador e elevar os índices de motivação e produtividade no seu ambiente de trabalho? E isso é possível com a implementação da Liderança Positiva. Uma ferramenta que vem da Psicologia Positiva, área que trata das emoções positivas como forma de alcançar a felicidade, de modo que o indivíduo obtenha um padrão de pensamento otimista. 

Nesta quinta-feira (17) a diretora do Instituto Gestão e Psicologia Positiva (IGPP), Carmem Carvalho, irá bater um papo sobre esse modelo de liderança que valoriza os pontos fortes dos colaboradores e incentiva o desenvolvimento de suas competências.

Esse encontro, que será mediado pela mestre em psicologia, Lara Danyla, vai auxiliar os líderes a desenvolver uma nova forma de gestão mais harmônica e humanizada, assegurando assim a saúde emocional dos servidores.
 

Serviço

Live Pas: Liderança Positiva

Data: quinta-feira (17/09)

Horário: às 14 horas

Local: @escoladegovernogo

Seja gentil

A arte de viver bem envolve apreciar, descobrir e valorizar as maravilhas que estão acessíveis a você. Ser gentil é agir de maneira amável e cordial no trato com os outros e consigo mesmo, o que ajuda na apreciação da vida.

Guardar mágoas, raiva é um caminho que provoca muita toxidade emocional afetando, inclusive, o corpo físico. E estudos comprovam que pessoas que praticam a gentileza aumentam o seu grau de felicidade. Isso porque a gentileza está ligada ao gene que libera a dopamina, neurotransmissor que proporciona bem-estar.

Já foi gentil com você ou com outra pessoa hoje?

Programa de Acolhimento ao Servidor – PAS

Governo de Goiás oferece atendimento psicológico on-line para servidores do Estado

Serviço é disponibilizado por meio do Programa de Acolhimento ao Servidor

Os servidores do Governo de Goiás têm acesso ao atendimento psicossocial on-line do Programa de Acolhimento ao Servidor (PAS). O objetivo da ação é a promoção de um momento de escuta empática e apoio emocional, com orientações que favoreçam o desenvolvimento de estratégias para enfrentamento de momentos difíceis.

O acolhimento é conduzido por psicólogos, que garantem o sigilo ético e privacidade, com o devido respeito às exigências do Conselho Federal de Psicologia (CFP).

Plataformas

O atendimento é realizado por videoconferência, preferencialmente por meio do Google Meet. Porém outros canais confiáveis como o Zoom e Whatsapp podem ser utilizados.

Caso surjam problemas técnicos ou dificuldades no uso das ferramentas tecnológicas, outros meios de comunicação poderão ser apresentados. Esses problemas deverão ser comunicados à Central de Atendimento do PAS, pelo telefone (62) 98328-0572.

Agendamentos

Para agendamento e informações, entre em contato com a Central de Atendimento do PAS, pelo WhatsApp ou telefone (62) 98328-0572, das 7h às 18h, de segunda a sexta-feira. 

Os psicólogos atendentes estarão disponíveis das 7h às 19h, de segunda a sexta-feira.

Secretaria de Estado da Administração – Governo de Goiás

Acompanhamento psicológico de servidores do Executivo inicia na próxima segunda-feira (21); veja como participar  

O Programa de Acolhimento ao Servidor – PAS iniciará suas atividades de atendimento psicológico aos servidores a partir da próxima segunda-feira, 21 de setembro.

O PAS tem como objetivo oferecer apoio psicossocial aos servidores do Poder Executivo Estadual, de forma a ajudá-los a superar o mal-estar emocional, oferecendo alternativas para lidar com o contexto atual e foi concebido em 3 frentes de atuação.

Na primeira frente do Programa, são executadas ações psicoeducativas, já iniciadas desde maio de 2020 com a realização de lives, divulgação de vídeos e posts nas redes sociais da pasta @seadgoias e da Escola de Governo @escoladegovernogo.

Nas frentes 2 e 3 do PAS, com início em 21 de setembro, serão realizados os atendimentos diretos aos servidores.

A frente 2 será o primeiro e mais amplo nível de atendimento, dedicado ao acolhimento da demanda espontânea, em que serão oferecidos os cuidados psicológicos iniciais, com escuta empática e apoio emocional, tendo duração prevista de até 30 minutos de conversação. Nesta frente, também será realizada uma triagem e, dependendo da necessidade de cada servidor, oferecido novo atendimento a ser agendado diretamente com um profissional psicólogo.

A frente 3 promoverá os atendimentos agendados após triagem realizada pelo atendente da frente 2, e será voltada ao apoio especializado para casos mais críticos, tendo duração prevista de até 50 minutos de conversação. Nas situações em que forem identificadas a necessidade de acompanhamento psicológico contínuo será feita a orientação para a rede externa (assistenciada pelo SUS e rede privada).

O acesso inicial aos atendimentos do PAS será realizado pelo chat disponível no site da Sead e a conversação será realizada por videoconferência.

O atendimento será de 7h às 19h, de segunda a sexta-feira.

 

Secretaria de Estado da Administração

Implementação de Audiência Pública Virtual em Goiás é destaque no 2º Webinar do Consad

O Secretário de Estado da Administração, Bruno D’Abadia, participou na tarde de quarta-feira (16) do 2º Webinar realizado pelo Conselho Nacional de Secretários de Estado da Administração (Consad). O evento debateu sobre a importância da modernização das compras governamentais.
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O titular da Secretaria, vice-presidente do Consad e coordenador do Grupo de Trabalho de Compras Públicas do Conselho, foi o mediador encontro em que foi apresentado os resultados positivos de Goiás após a implementação do formato de Audiência Pública virtual. A inciativa foi a primeira no Brasil e reforçou o compromisso da gestão do governador Ronaldo Caiado com a modernização do Estado.

“Um pouco do trabalho que desenvolvemos no Consad é o de disseminar a formação cultural do pensamento mais moderno, de induzir à inovação. Não dá para vivermos em um momento de discordância tecnológica aliada ao setor público. Trazer soluções on-line, que simplifique e informatize as licitações é inexorável para podermos avançar” destacou Bruno D’Abadia.

O superintendente da Central de Compras Governamentais e Logística da Sead, Ândrei de Paula foi um dos palestrantes e destacou, em apresentação durante o Webinar, a importância do uso das tecnologias na busca pela economicidade, agilidade e acessibilidade nos processos realizados na prestação de serviços públicos. “Estar à frente nesse assunto mostra a capacidade que o Estado tem de ser uma unidade da Federação que saiu na frente, mostrando inovações e disposição para discutir assuntos pertinentes e que podem trazer soluções significativas para toda União”, complementa.

O evento também oportunizou debate sobre soluções on-line de licitações e a disponibilização nas Compras Públicas do Marketplace, modelo de negócio baseado em uma plataforma digital em que diferentes empresas ou prestadores de serviços podem vender seus produtos após credenciá-los.

Governo de Goiás realiza leilão de imóvel na Região da 44 nesta sexta-feira

O espaço está localizado na capital e apresenta boas condições comerciais. Os recursos poderão ser usados em áreas como saúde e segurança

 

 

ACESSE O EDITAL AQUI:

O Governo de Goiás, por meio da Secretaria de Estado da Administração (Sead), realiza na próxima sexta-feira (18/9) o leilão da área de 15.400 m² na Região da Rua 44, em Goiânia, importante polo comercial da capital. O arremate ocorrerá por meio de plataforma on-line. A avaliação do imóvel é de R$ 71 milhões.

O espaço localizado na Região da 44 é uma das últimas oportunidades para construção de empreendimento de grande porte no local, que ostenta o segundo maior comércio no segmento de confecções do país. São mais de 20 mil pontos de vendas que empregam, na normalidade e de maneira direta, cerca de 150 mil pessoas, de acordo com dados da Associação Empresarial da Região 44.

Com a retomada da indústria da construção civil e o aquecimento do mercado imobiliário, a área dispõe de localização privilegiada e boas condições comerciais.  O imóvel pode ser parcelado em até 60 meses. Com a venda, os recursos arrecadados estarão disponíveis para investimentos em saúde, educação e segurança, por exemplo.

O leilão será realizado por meio da modalidade “maior oferta ou lance”, em sessão pública on-line, a partir das 14 horas (horário de Brasília-DF) do dia 18 de setembro de 2020. Os interessados poderão obter informações acessando o Edital e Anexos nos sites www.administracao.go.gov.br.

Secretaria da Administração – Governo de Goiás

Programa do Governo de Goiás gera economia dos recursos públicos

Implantado pelo governador Ronaldo Caiado em fevereiro de 2019, o Programa de Compliance Público de Goiás, maior programa de integridade do país, apresenta resultados concretos na melhoria da gestão pública e na economia de recursos para investimentos em serviços à população

Um dos eixos do Programa de Compliance Público de Goiás (PCP), a gestão de riscos implantada nos órgãos do governo estadual tem apresentado, além da melhoria de serviços para a população, resultados positivos também na economia dos recursos públicos. O levantamento e tratamento dos principais riscos de forma planejada e coordenada nas secretarias e empresas do Poder Executivo já evitou gastos superiores a R$ 200 milhões do Tesouro Estadual.

Alguns dos resultados produzidos pelo PCP foram apresentados pela Controladoria-Geral do Estado (CGE) ao governador Ronaldo Caiado, que em fevereiro de 2019 determinou a implantação desse programa de integridade em todos os órgãos de sua administração. O Programa de Compliance Público está implantado em 31 órgãos e em fase de finalização em mais 12 entidades estaduais.

Foram levantados e identificados pelos gestores e servidores desses órgãos mais de 1.500 riscos e propostas mais de 2 mil ações de controle para acabar ou minimizar com a possibilidade deles se materializarem. Seguem alguns dos exemplos da gestão de riscos que resultaram em economia potencial para os goianos.

Resultados apresentados

Órgão: Controladoria-Geral do Estado (CGE)

Risco: Contratações irregulares durante a pandemia

Ações de controle

– Análise preventiva da CGE nos processos aquisitivos emergenciais

– Interação da Câmara de Gestão de Gastos e CGE

Resultados

– Economia de R$ 35,6 milhões de nos processos aquisitivos emergenciais até agosto de 2020

– Melhoria das estimativas de preço e de quantitativo

Órgão: Procuradoria-Geral do Estado (PGE)

Risco: Ineficiência na elaboração de cálculos e precatórios

Ações:

– Orientações para uso dos índices adequados

– Aproximação da área com os procuradores do Estado responsáveis pelas demandas

Resultados:

– Maior segurança nas análises

– Economia potencial de R$ 157 milhões até agosto de 2020

Órgão: Secretaria de Administração (Sead)

Risco: Pagamento em duplicidade de processos extra folha de pagamentos

Ações:

– Convênio Sead e Secretaria da Economia

– Inclusão de Requisições de Pequeno Valor (RPV) no processamento da folha (automatização)

Resultados:

– Dos 427 processos, 307 passaram a ser pagos dentro da folha de pagamentos

– Economia potencial de R$ 1,5 milhão até agosto de 2020

Órgão: Secretaria da Economia (Secon)

Risco: Pagamento indevido de pensões, benefícios e proventos

Ações:

– Revisão de todos os benefícios (instituição de Grupo de Trabalho para revisão e auditoria)

– Recadastramento e Prova de vida anual dos beneficiários

Resultados:

– Economia estimada de R$ 234 mil por ano

– Interrupção pagamentos indevidos de pensões, benefícios e proventos

– Segurança das informações

Órgão: Secretaria da Economia (Secon)

Risco: Erros no cálculo de pagamento do auxílio alimentação e da parcela indenizatória aos servidores (cálculo manual)

Ações:

– Parceria entre Sead e Secretaria da Economia

– Automatização dos cálculos das rubricas

Resultados:

– Aumento da produtividade: redução do tempo mensal gasto para execução dos trabalhos caiu de três dias para duas horas

– Redução dos erros de cálculo

– Redução do risco de prejuízo ao erário

Órgão: Junta Comercial do Estado de Goiás (Juceg)

Risco: Saturação do atendimento aos usuários da Juceg

Ações:

– Padronização dos atendimentos

– Atualização das plataformas digitais

– Testes periódicos no sistema de registro mercantil

Resultados:

– Redução de 62% para 7% no índice de abandono das ligações de usuários

– Estado subiu do 27º para o 3º lugar no ranking nacional de registros mercantis (celeridade nos processos de abertura de empresas)

Outros resultados da gestão de riscos nos órgãos:

– Criação de estrutura administrativa específica para cuidar de acordos entre o setor público e setor privado

– Impedimento da entrada em exercício de servidores antes da formalização do vínculo trabalhista, que gerava ações judiciais

– Integração de áreas que trabalhavam de forma isolada

– Otimização de processos de trabalho

– Implementação de monitoramento dos resultados de atividades

– Criação de atendimento por vídeo a usuário de serviço público com deficiência

– Intervenção em situações de risco extremo.

O Programa

Coordenado pela Controladoria-Geral do Estado (CGE), o PCP consiste em um conjunto de ações destinado a assegurar que os atos de gestão estejam em conformidade com os padrões éticos e legais, a fomentar a transparência e as denúncias e a combater a corrupção por meio da responsabilização de empresas e agentes públicos envolvidos em desvio de conduta.

O PCP é um sistema de proteção para a administração, principalmente da gestão do recurso público, para garantir que o dinheiro seja bem aplicado e traga benefícios para o cidadão goiano. Com a consultoria da CGE, o trabalho de análise e implantação da gestão de riscos nos órgãos estaduais envolve no mínimo as áreas de licitação, folha de pagamento e fiscalização da execução contratual. O PCP tem como eixos a ética, a transparência, a responsabilização e a gestão de riscos:

Eixo 1 – Ética – Incentivar o servidor a observar um padrão ético elevado, de integridade, honestidade e cuidado com o recurso público.

Eixo 2 – Transparência – Promover a transparência do poder público, para que o cidadão possa acompanhar o que e como os recursos são investidos.

Eixo 3 – Responsabilização – Se o padrão ético não está sendo observado, são acionados canais para responsabilização daqueles que derem causa a algum desvio ou má utilização de recursos, de alguma ilegalidade cometida pela administração ou por seus agentes.

Eixo 4 – Gestão de Riscos – Identificar os riscos a que estão sujeitas as diversas atividades praticadas na administração pública, particularmente nas licitações, contratos e despesas com pessoal. Os riscos e suas causas são identificados e depois é feita uma proposta de como essas causas devem ser enfrentadas para que os riscos não se concretizem.

Legenda: Análise preventiva dos processos de aquisição emergencial durante a pandemia economizou mais de R$ 35 milhões do Tesouro Estadual de Goiás (segue foto)

 

Controladoria-Geral do Estado (CGE) – Governo de Goiás