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Unidade Vapt Vupt Jardim Ingá celebra um ano com mais de 35 mil atendimentos na Região do Entorno

Neste sábado (22) a agência do Vapt Vupt do Jardim Ingá no município de Luziânia completa um ano de funcionamento. A unidade foi a segunda inaugurada pela gestão do governador Ronaldo Caiado e em apenas 12 meses já realizou mais de 35 mil atendimentos. 

O Jardim Ingá, distrito de Luziânia, Região do Entorno, possui 24 bairros e 100 mil habitantes. Desde sua inauguração, a agência Vapt Vupt tem prestado serviços que agilizam e melhoram a vida dos moradores da região.

No período de pandemia a unidade continua atendendo o cidadão, realizando atendimentos de vários órgãos estaduais como o Detran, Saneago, Agrodefesa e Ipasgo. A agência funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.

Vapt Vupt volta a emitir Carteira de Identidade em todo o Estado

O agendamento deve ser realizado no portal do programa. Em Goiânia, sete unidades da Rede realizarão o procedimento

Os usuários do Vapt Vupt já podem agendar atendimento para emissão da Carteira de Identidade nas unidades do programa em todo o Estado. Disponível apenas em caráter emergencial desde o início da pandemia, o serviço será retomado nesta quarta-feira (19) nas mais de 50 agências da capital e do interior que realizam o procedimento.

O funcionamento continuará ocorrendo da mesma forma, somente por meio de agendamento prévio no site www.vaptvupt.go.gov.br ou no portal Goiás Digital www.go.gov.br. Além da emissão do documento de Identidade, continuam sendo realizados os procedimentos disponibilizados desde o início da pandemia, como parte dos serviços do Ipasgo e Detran, e os atendimentos de órgãos como Economia, Saneago e Sine.

Na capital, o agendamento para confecção da Carteira de Identidade pode ser realizado nas unidades dos shoppings Araguaia, Buena Vista, Mangalô, Portal, e Cerrado, além da agência localizada em Campinas. Já em Aparecida de Goiânia, o serviço estará disponível em dois pontos de atendimento da cidade: Buriti Shopping, e também na agência Garavelo. 

Estão sendo respeitadas todas as medidas de segurança e prevenção para conter a propagação do novo coronavírus, como a disponibilização de álcool em gel para usuários e servidores, sinalizações para manter distanciamento no momento de atendimento e na sala de espera, além da restrição em relação ao quantitativo de cidadãos dentro da agência. 

A emissão do RG emergencial será disponibilizada nas unidades do Shopping Cidade Jardim, em Goiânia, e no Aparecida Shopping, em Aparecida de Goiânia. As duas unidades atenderão somente as solicitações emergenciais.  No interior, será realizado apenas conforme demanda. 
Os atendimentos para RG emergencial não vão ser agendados. O cidadão que se enquadra nos critérios emergenciais deve ir até a unidade e aguardar atendimento. São caracterizados como caráter de urgência: certames públicos ou particulares, vaga de emprego, solicitação de benefícios perantes órgãos públicos, solicitação de exames, cirurgias ou demais casos de saúde e abertura de conta. Deve ser apresentada documento que comprove uma das situações.

Cancelamento do Agendamento

O usuário que não puder comparecer à agência na data prevista deverá cancelar o agendamento em até 24h antes do horário previsto para o atendimento. O não cancelamento impossibilitará um novo agendamento pelos próximos 10 dias. A medida evita que outros usuários sejam prejudicados. A tolerância para atrasos é de no máximo 10 minutos. 

Entrega de documentos de Identidade

O cidadão que já fez a solicitação da Identidade ou realizará o procedimento de emissão e que precisa buscar o documento, deverá efetivar também o agendamento prévio para a retirada no site do Vapt Vupt. O usuário deverá agendar a retirada do documento na mesma unidade em que realizou a solicitação. Para resgatar o documento de Identidade, o menu que deve ser selecionado é “Presença RG Entrega”.

Entrega documentos do Detran

Já para a entrega de CNH, PID e CRV/CRLV (Recibo / Documento de rodar) não é necessário que o usuário realize agendamento. Será disponibilizada uma senha presencial para o resgate dos documentos citados. Antes de se dirigir até a unidade, o cidadão pode confirmar se o documento já está disponível para entrega por meio do Disque-Detran: 154 (capital e região metropolitana) e 62 3269-8800 (para demais cidades do interior).  O documento deve ser retirado na mesma unidade onde foi solicitado.ministração

Secretaria de Estado da Adminitração –  Sead

Teletrabalho na administração pública foi tema de artigo da subsecretária Gilsa Eva de Souza

Na última quinta-feira (13) a subsecretária de Gestão e Desenvolvimento de Pessoas da Secretaria de Estado da Administração (Sead), Gilsa Eva de Souza Costa, ressaltou, em artigo publicado no Diário da Manhã, os benefícios ambientais e econômicos, tanto à administração pública como para os servidores, após a implantação do teletrabalho no Poder Executivo Estadual. Foram mais de 40 milhões de reais em materiais de escritório, energia, água entre outros.

Com a adesão do modelo de trabalho remoto, a subsecretária explica que o Governo Estadual, em parceria com as Secretarias de Adminsitração (Sead), de Estado de meio Ambiente (Semad) e de Desenvolvimento e inovação (Sedi), iniciou um projeto inovador para acompanhar a produtividade dos servidores independentemente da forma que exercem as suas atividade, o sistema ProMove.

Leia o artigo na íntegra.

Teletrabalho: mais produtividade, menos custos

O fenômeno da globalização ocasionou mudanças contínuas nas rotinas dos cidadãos ao redor do mundo, dentre elas as relações de trabalho. Com o avanço tecnológico e a disponibilidade de ferramentas acessíveis de comunicação, foram colocadas em prática novas metodologias para que as pessoas exerçam suas tarefas mesmo que remotamente.

Com a pandemia do novo coronavírus, a efetividade dessas ferramentas ficou ainda mais manifesta. Mesmo sendo debatido em outros cenários, o Poder Público acelerou o processo de implantação do teletrabalho. Trata-se de mais uma inovação do Governo de Goiás tornada possível pelas tecnologias disponíveis atualmente.

Quando organizado sob a ótica da produtividade e da eficiência da máquina pública, o teletrabalho é uma ferramenta valiosa no contexto atual. Em pouco mais de três meses (abril a junho) da implementação da modalidade no Poder Executivo goiano, o resultado é significativo. Com mais 30 mil servidores realizando suas demandas de forma remota, o Estado economizou mais de R$ 40 milhões com despesas de custeios, que incluem água, energia, materiais de escritório, entre outros.

Da perspectiva do servidor, o modelo, além de protegê-lo do contato com vírus e assegurar seu bem-estar, também oferece economia com menor custo de deslocamento, estacionamento, vestuário, alimentação fora de casa, menos estresse no trânsito, dentre outras vantagens.

Em recente pesquisa aplicada pela Subsecretaria de Gestão e Desenvolvimento de Pessoas sobre o novo formato de trabalho, é indubitável que os benefícios da modalidade de teletrabalho não se restringem apenas à redução de custos e aumento de produtividade. Com mais de 9 mil respostas, ampla maioria dos servidores (68%) assinalou que usa veículo próprio para se deslocar até o trabalho, gastando aproximadamente 30 minutos por trecho. Menos poluição e mais fluidez para o trânsito também despontam como ganho para toda a população. 

Como já é marca desse Governo, após a implantação do teletrabalho em decorrência da pandemia, começou um sério e inovador trabalho baseado em evidência para pensar num modelo que pudesse ser perene, sem perder o olhar de acompanhamento da produtividade dos servidores e o alinhamento com cidadão. Assim, em parceria as secretarias da Administração (Sead), de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad) e de Desenvolvimento e Inovação (Sedi) estão desenvolvendo um novo formato de aferição e acompanhamento de produtividade dos servidores, o sistema Promove.

Mais uma vez, o governador Ronaldo Caiado empreende esforços para avançar mais uma etapa na qualidade da gestão, sem abrir mão do controle e da melhor entrega de serviços ao povo goiano. É papel do gestor público a busca pelo atendimento ao cidadão sempre com mais qualidade e menor custo, isto é a essência de ser eficiente.

Gilsa Eva de Souza Costa – Subsecretária de Gestão e Desenvolvimento de Pessoas da Secretaria de Estado da Administração (Sead)

Governo de Goiás realizará leilões de imóveis na próxima terça-feira (15)

O Governo de Goiás, por meio da Secretaria de Estado da Administração, realizará  leilão de cinco localidades pertencentes ao Estado, dentre elas, uma área de 15.400 m2 na região da Rua 44, importante polo comercial da capital na próxima terça-feira (15). A avaliação dos imóveis é de aproximadamente R$ 75 milhões. A arrematação ocorrerá em setembro, por meio de plataforma on-line. 

O espaço localizado na região da 44 é uma das últimas oportunidades para construção de empreendimento de grande porte no local, que ostenta o segundo maior comércio no segmento de confecções do País. São mais de 20 mil pontos de vendas que empregam, na normalidade e de maneira direta cerca de 150 mil pessoas, de acordo com dados da Associação Empresarial da Região 44. 

Com a retomada da indústria da construção civil e o aquecimento do mercado imobiliário, o Estado de Goiás realizará três leilões contemplando quatro áreas e um prédio comercial, com boas condições comerciais, incluindo parcelamento em até 60 meses. Com a venda dos espaços, localizados na capital e interior, os recursos arrecadados estarão disponíveis para maiores investimentos em saúde, educação e segurança, por exemplo. 

O leilão ocorrerá por meio da modalidade “maior oferta ou lance”, em sessão pública on-line, a partir das 10h (horário de Brasília-DF) do dia 15 de setembro de 2020. Os interessados poderão obter informações acessando o Edital e Anexos nos sites www.administracao.go.gov.br.

Secretaria da Administração – Governo de Goiás

Assembleia aprova Programa Simplifica Goiás e Fundo de Aval do Estado

O plenário da Assembleia Legislativa do Estado de Goiás (Alego) aprovou, nesta quarta-feira (12/08), duas propostas enviadas pelo Poder Executivo: a que cria o Programa Simplifica Goiás e a que institui o Fundo de Aval do Estado de Goiás. As matérias passaram em primeira votação na terça-feira (11/08) e retornaram à pauta do Legislativo hoje.

O primeiro projeto se refere à Política Estadual de Atendimento ao Cidadão e criação do Programa Simplifica Goiás, que estabelece um novo modelo de prestação, visando a modernização da máquina administrativa, com ações de desburocratização e simplificação da gestão, dos serviços e do atendimento ao cidadão. Com o Simplifica, será implantado um protocolo de atendimento único para todo o Estado.

Assim, a prestação de serviços públicos será realizada com agilidade, de forma descomplicada e respeitando o dinheiro do contribuinte. A Política de Atendimento ao Cidadão contará ainda com ampliação dos canais de relacionamento com o cidadão de forma presencial, em balcões de atendimento, terminais de autoatendimento, sites, aplicativos e mídias sociais, além de centrais telefônicas e outros meios de atendimento.

O secretário da Administração de Goiás (Sead), Bruno D'Abadia, frisa que o Estado está inaugurando um novo formato de atendimento ao cidadão, sem burocracia e mais moderno. “Fortalecendo a política do governo de desburocratizar e simplificar o acesso dos goianos aos serviços estaduais. É mais um passo rumo à desburocratização, integração e à modernização da forma de o Estado se relacionar com os usuários, com os cidadãos”, diz.

Facilitação no crédito

O segundo projeto aprovado trata de uma alteração na Lei nº 17.893, de 27 de dezembro de 2012, e institui o Fundo de Aval do Estado de Goiás. A matéria é mais das muitas iniciativas do Estado para auxiliar micro e pequenos empresários a terem acesso a crédito sem burocracias. A partir da sanção pelo governador Ronaldo Caiado, o Estado poderá fazer um aporte de R$ 3 milhões, via Agência de Fomento (GoiásFomento), para a instituição dessa ferramenta de garantia. O Fundo de Aval será gerido pela própria GoiásFomento.

Ao ser instituído o Fundo, será de responsabilidade da Secretaria de Indústria, Comércio e Serviços (SIC) a criação de um Conselho Deliberativo para, entre outras funções, administrar e criar instruções normativas complementares à operacionalização, além de gerir a organização administrativa das políticas de atuação e de fiscalização operacional. Também caberá à SIC definir as linhas de crédito de financiamento a serem garantidas. O Conselho Deliberativo será integrado por titulares ou por representantes que eles indicarem, provenientes dos órgãos e entidades estaduais, bem como por representantes de entidades não-governamentais entre outros.

 

Governo de Goiás

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Secretário Bruno D’Abadia será mediador em webinário sobre compras governamentais

 

O secretário de Estado da Administração, Bruno D’Abadia, participa nesta quinta-feira (13/8) do Webinar do Conselho Nacional de Secretários de Estado da Administração (Consad). Em pauta, as boas práticas em compras públicas emergenciais. O secretário fará a abertura às 16h e será mediador do encontro. 
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O evento é uma iniciativa do Grupo de Trabalho de Compras Públicas do Consad, cujo secretário é coordenador.
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Para participar basta acessar o link https://bit.ly/3ifH3pt.

Em artigo, superintendente Vânia de Carvalho Marçal explica as transformações no serviço público após a Reforma Administrativa

A superintendente Central de Transformação da Gestão Pública, Vânia de Carvalho Marçal Bareicha, em artigo publicado no Blog do Centro de Liderança Pública (CLP), explica como a atual gestão do governador Ronaldo Caiado vem ampliando a Reforma Administrativa para implementar novas políticas públicas, desenvolver uma gestão mais colaborativa e modernizar os serviços prestados aos goianos.

Esse é o primeiro artigo de uma série de três que serão veiculados no Blog CLP durante as próximas semanas. Todos visando mostrar as transformações provocadas pela Reforma Administrativa para a população do Estado de Goiás.
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Leia o artigo na íntegra:

Jornada de Transformação dos Serviços Públicos em Goiás: Reforma Administrativa

Ao longo desse percurso, foram sugeridas um conjunto de técnicas e boas práticas de gestão a serem implantadas pelos órgãos e entidades estaduais, em etapas definidas, com objetivo de incrementar a sua maturidade de gestão e da sua prestação dos serviços públicos, através da inovação e digitalização dos processos institucionais e de atendimento do cidadão.
O Estado de Goiás entende que toda e qualquer transformação é feita por pessoas. No caso, pelos servidores públicos. Assim, a Jornada de Transformação dos Serviços Públicos pretende:
•    Promover a governança pública com foco na razão de existir do serviço público e suas estruturas;
•    Promover uma gestão coordenada e simplificada dos processos de trabalho e dos serviços para entregar mais valor ao cidadão;
•    Promover uma mudança cultural na maneira de operar os processos institucionais e de atendimento ao cidadão;
•    Evoluir a maturidade de gestão e da prestação dos serviços dos órgãos/ entidades estaduais;
•    Reduzir gastos à medida em que otimiza e integra ferramentas, processos e pessoas;
•    Utilizar a tecnologia para dar escala e garantir acessibilidade aos serviços públicos;
•    Executar experiências de transformação de gestão que impactem diretamente o cidadão;
•    Inovar legislações obsoletas e sobrepostas, de forma a facilitar o entendimento e a execução;
•    Melhorar a interação do Estado com o cidadão;
•    Resgatar a confiança do cidadão no serviço público.
 
Reforma administrativa prevê melhores serviços públicos
 
Os arranjos institucionais criados na administração pública impactam diretamente na formulação e implementação de políticas públicas. Aprofundar o entendimento sobre como a administração pública está se organizando para apoiar seus programas, ações e projetos é um tema que merece destaque.
É uma temática complexa e estritamente relacionada ao conceito de intersetorialidade. Ela ocupa lugar de ênfase na agenda das políticas, em razão da complexidade que cerca a questão. Consequência do agravamento das incapacidade de gestão e da baixa efetividade na entrega de valor ao cidadão, o que culmina com a restrição à garantia dos seus direitos.
 
Os arranjos institucionais no Estado de Goiás
 
Neste contexto, o Governo de Goiás instituiu um novo arranjo institucional para a Administração Pública em junho de 2019, através da Lei Estadual da Organização Administrativa nº 20.491. Para coordenar este trabalho, foi criado um grupo de trabalho de servidores efetivos da Secretaria de Estado da Administração, Secretaria de Estado da Casa Civil e da Procuradoria do Estado de Goiás (GT Reforma Administrativa).

Ele foi responsável por realizar um estudo técnico aprofundado a fim de identificar ajustes que permitissem a proposição de uma estrutura mais enxuta administrativamente e financeiramente, com um custo menor para o Estado e à luz da diretriz governamental, o Plano de Governo Ronaldo Caiado. Orientados a esse pensamento, o trabalho trouxe diversas inovações e permitiu o enxugamento de 20% de custos com a máquina pública.
É importante destacar que o GT Reforma Administrativa coordenou diversas discussões com foco em criar estruturas organizacionais orientadas aos processos de negócio. Isto é, observando o valor que cada ente público entrega à sociedade.
 
Gestão integrada e colaborativa
 
Em termos de gestão, os ganhos foram enormes. Criou a padronização de nomenclaturas e de atribuições das unidades básicas e complementares, exclusão de estruturas com sobreposição de atribuições e com redundâncias de competências, evitando assim futuras duplicidades de atuação e desperdícios de esforços, e recursos públicos na implementação de políticas públicas que entregam valor ao cidadão.
Houve também a oportunidade de fortalecer as estruturas das áreas centrais de negócio para torná-las aptas a exercerem seu papel principal, o de serem indutoras das políticas públicas de gestão no Estado. Vale destacar que o objetivo principal desse pensamento foi o de promover uma gestão integrada no Estado por meio da criação de um ambiente colaborativo e em formato de rede de transformação.

Vânia de Carvalho Marçal Bareicha – Superintendente Central de Transformação da Gestão Pública

Passaportes voltam a ser emitidos em unidade do Vapt Vupt em Goiânia nesta segunda-feira (10)

O agendamento para emissão do documento deve ser realizado no site da Polícia Federal. Apenas a unidade do Buena Vista que realizará o atendimento

A emissão do passaporte na unidade do Vapt Vupt do Buena Vista, em Goiânia, retoma o atendimento nesta segunda-feira (10). Os usuários interessados em solicitar o documento devem agendar o comparecimento no site da Polícia Federal. O posto do órgão na agência funciona de segunda a sexta, das 8 ás 12 e das 13h às 17h.

Para os cidadãos que realizaram o atendimento para emissão do Passaporte antes da suspensão do serviço em virtude da pandemia da Covid-19 e necessitam apenas buscar o documento, o agendamento deve ser efetuado no portal do Vapt Vupt .

Antes disponível em duas unidades do Vapt Vupt e na sede da PF, o serviço passa a ser ofertado somente no shopping Buena Vista, portanto, mesmo que o usuário tenha realizado o procedimento no Araguaia Shopping ou no prédio da Instituição, o documento deve ser resgatado na unidade Buena Vista.

Com restrições para a entrada de criança de até 12 anos no interior do shopping, a PF vai emitir o passaporte para esse público apenas na sede da instituição, em Goiânia.

Inaugurada recentemente pelo Governo de Goiás, por meio da Secretaria da Administração (Sead), a unidade do shopping Bougainville disponibilizará, em breve, o serviço de emissão de Passaporte, ampliando a prestação do serviço dentro do programa Vapt Vupt. 

 

Agendamento Entrega

A entrega para quem solicitou o Passaporte antes da suspensão do serviço, assim como para os novos documentos que serão emitidos com o retorno do atendimento, será realizada somente por meio de agendamento prévio no portal Vapt Vupt. Serão disponibilizados horários para agendamento diariamente, respeitando espaçamento entre os atendimentos. A medida é uma exigência das autoridades de saúde para que não haja aglomerações nas unidades, como forma de proteger usuários e servidores do contato com o novo Coronavírus.

 

Secretaria da Administração

Inscrições abertas para oficina de esclarecimento de dúvidas sobre o novo Estatuto do Servidor

O Governo de Goiás, por meio da Escola de Governo, informa que estão abertas inscrições para a “Oficina para esclarecimento de dúvidas sobre a Lei nº 20.756 – Novo Regime Jurídico dos Servidores Públicos Civis do Estado de Goiás”.  A partir do dia 10 de agosto os servidores poderão realizar a inscrição no Portal do Aluno.
Foram disponibilizadas mil vagas para a nova turma. O professor Luís Queiroz Lima será o instrutor nessa oficina com carga horária de três horas. Os interessados deverão efetuar sua matrícula no Portal até o dia 13 de agosto e no AVA do dia 14 a 19 deste mesmo mês.

Novo Estatuto

O Estatuto do Servidor Público Estadual passou por uma ampla reformulação e as novas regras entraram em vigor em 28 de julho deste ano, estabelecido pela Lei n° 20.756. O regramento alterou dispositivos que vão desde os auxílios (alimentação e escola) até adicional noturno, férias e flexibilização da carga horária, viabilizando mais eficiência na gestão pública estadual, para melhor atender à população, e economia aos cofres públicos.

 
Serviço

Curso: “Oficina para esclarecimento de dúvidas sobre a Lei nº 20.756 – Novo Regime Jurídico dos Servidores Públicos Civis do Estado de Goiás”. 
Período de inscrições no Portal do Aluno: 10/08 a 13/08
Período de inscrições no AVA: 14 a 19/08
Data de realização do curso: a partir do dia 14/08
Local: Portal do Aluno

Escola de Governo lança curso básico para uso do SEI

O Governo de Goiás, por meio da Escola de Governo, abre inscrições para o curso EaD “SEI! Básico”. As inscrições iniciaram na quinta-feira (6) no Portal do Aluno. A capacitação visa habilitar os participantes a usarem o Sistema Eletrônico de Informação (SEI) em suas atividades diárias. As inscrições no Portal vão até o dia 14 deste mês e no sistema AVA do dia 17 a 23 de agosto. 

O SEI é uma ferramenta de gestão de informações, processos administrativos e documentos eletrônicos em que são realizados trâmites, assinaturas, edição e armazenamento de documentos do Poder Executivo do Estado de Goiás, fundamental à atividades dos servidores públicos.

O curso será ministrado pelos professores Renato Evangelista e Rodrigo Junqueira e terá início no dia 24 de agosto com previsão de termino dia 4 de setembro, com vaga para 60 alunos. Serão formadas até quatro turmas.

Todos os dias os questionamentos postados no Fórum Geral de Dúvidas irão ser respondidos pelos professores das 16 horas às 16h15. No final das aulas, os servidores participantes realizarão uma avaliação on-line.

Serviço

Curso EaD – SEI! Básico
Período de inscrições no Portal do Aluno: 06 a 14/08
Período de inscrições no AVA: 17 a 23/08
Data de realização do curso: 24/08 a 04/09
Inscrições: https://bit.ly/3a4DwHF