Secretário de Agricultura discute propostas com o setor na Agopa

O secretário de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento de Goiás, Antônio Carlos de Souza Lima Neto, assumiu a pasta em janeiro de 2019 e esteve na Agopa para conhecer a instituição e discutir propostas para o setor. Antônio Carlos tem se aproximado das entidades do agronegócio em busca de fortalecer o espaço de atuação da agricultura goiana. “Temos pontos positivos, como uma nova gestão, revigorada, e um governo sensível ao agro como um todo”, comemora.

Ainda conforme Antônio Carlos, a Secretaria de Estado da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa) precisa do apoio dos produtores e entidades, agindo como um interlocutor na busca para atender às demandas do agro. “A agricultura é uma das pastas que pode fortalecer sua estrutura. Podemos articular nossas demandas com outras secretarias estaduais e obter maior representatividade”, comenta.

As questões ambientais não ficaram de fora da conversa. As ações de proteção ambiental, licenciamento e outorga continuam a cargo da secretaria específica, mas foi cobrado do secretário apoio para resolver o impasse na demora das análises de licenciamento e outorga de uso de água. “A crise hídrica preocupa a todos e merece um esclarecimento sobre o nosso trabalho no que tange à preservação e uso consciente dos recursos hídricos”, ressaltou o presidente da Agopa, Carlos Alberto Moresco.

Para o diretor executivo do Fundo de Incentivo à Cultura do Algodão, Paulo César Peixoto, a cidade precisa aprender com o campo sobre como usar melhor sua água. “A cidade usa, polui e descarta sua água. Há muito o que melhorar”, comentou. Já para o diretor executivo da Agopa, Dulcimar Pessatto Filho, é importante uma aproximação constante da Seapa com as instituições do campo para propostas e discussões de projetos que fortaleçam o setor. “É preciso ampliar a articulação e manter um discurso bem definido, com objetivos claros e éticos”, salienta.

Seguindo esta diretriz, o secretário anunciou sua meta de criar um conselho do agronegócio, no qual cada entidade terá representatividade no esforço de resolver os grandes desafios dos produtores e cadeia produtiva do campo em Goiás. “Estou convicto que teremos êxito”, afirmou. A perspectiva é que as primeiras discussões práticas sobre o conselho ocorram em 30 dias.

Participaram da reunião membro do Comitê Técnico-Científico do Instituto Goiano de Agricultura (IGA), Morelos Tiago Verlage Mesquita, a supervisora do Núcleo Regional da Embrapa Algodão em Goiás, Ana Luiza Borin, e o superintendente da Seapa, Donalvam Maia.

Texto e fotos de Brenno Marques, assessoria de imprensa da Agopa