Seapa, Agrodefesa, Mapa e Faeg avançam na proposta de ações para fortalecimento da sanidade de equídeos

Representantes da Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa) e da Agência Goiana de Defesa Agropecuária (Agrodefesa) – órgãos do Governo de Goiás -, do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) e da Comissão de Equideocultura da Federação da Agricultura e Pecuária de Goiás (Faeg) estiveram reunidos nesta sexta-feira, 11 de setembro, para avançar na proposta de ampliar estudos voltados à sanidade equídea no Estado, bem como na formulação de um Plano de Ação voltado à sanidade de equídeos no Estado de Goiás. Por meio de videoconferência, o Grupo de Trabalho para Ações em Sanidade Equídea em Goiás tratou de temas relativos à pesquisa científica ligadas à área, envolvendo a Universidade Federal de Goiás (UFG) e a Universidade de São Paulo (USP), a construção de uma Radiografia da Equideocultura Goiana e, ainda, uma campanha educativa a ser realizada junto aos criadores desses animais.

Entre os objetivos está o alinhamento de ações estratégicas com foco em sanidade do rebanho de equídeos do Estado de Goiás. A reunião tratou da construção de um diagnóstico da realidade dos equídeos no Estado, que possibilitará a adoção de políticas públicas voltadas à saúde e sanidade desses animais, bem como conscientizar produtores das diferentes regiões do Estado da importância dos cuidados relacionados a prevenção, monitoramento e controle de doenças dos equídeos. Entre os focos da campanha estão questões relacionadas ao Mormo e Anemia Infecciosa Equina (AIE).

Participaram, pela Seapa, o secretário Antônio Carlos de Sousa Lima Neto, os superintendentes José Ricardo Caixeta e Donalvam Maia, o chefe de gabinete, Renato Faria, e a assessora técnica Carolina Berteli. Pela Agrodefesa, participaram o diretor de Defesa Agropecuária, Sérgio Paulo Coelho, o gerente de Sanidade Animal, Antônio do Amaral Leal, e o coordenador do Programa Estadual de Sanidade de Equídeos, Bruno Rodrigues de Pádua. A Faeg foi representada por Ana Amélia Avelar Ferreira Paulino, Carla Macedo Amorim e João Francisco de Oliveira Godoi e o Ministério da Agricultura (DDA SFA/GO) representado pelo auditor fiscal Cleverson Santos Acypreste.

O secretário Antônio Carlos enfatizou a importância da construção dessas ações entre as diversas entidades ligadas à criação de equídeos no Estado. "A equideocultura é uma atividade tradicional e amplamente difundida, tendo grande relevância no agronegócio goiano. As atividades do GT promovem um alinhamento de ações estratégicas, entre o Governo de Goiás e seus parceiros, que vai contribuir para aumentar a segurança do rebanho equídeo no Estado e beneficiar os criadores goianos", sinalizou.

Comunicação Setorial da Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa) – Governo de Goiás

0 Comments

Leave a Reply

XHTML: You can use these tags: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

Governo na palma da mão

Baixe os aplicativos dos órgãos e entidades da Administração Pública do Estado de Goiás.

Governo na palma da mão