Secretário e superintendentes da Seapa participam do Fórum da Rota da Fruticultura em Brasília neste sábado (18/9)

O secretário de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Tiago Mendonça, participará do Fórum da Rota da Fruticultura da Ride/DF neste sábado (18/9), em Brasília. Junto com o titular da Seapa, estarão os superintendentes Donalvam Maia (Produção Rural Sustentável) e José Ricardo Caixeta Ramos (Engenharia Agrícola e Desenvolvimento Social). No evento serão apresentados resultados e demandas originados de seis oficinas e duas visitas técnicas que investigaram problemas, causas e soluções para a implementação de um polo de fruticultura no centro do País. O encontro começará às 8h30, no Tatersal do Parque de Exposições da Granja do Torto.

A Rota da Fruticultura da Ride/DF é uma ação do Programa Rotas da Integração Nacional do Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR). O objetivo é fortalecer a cadeia da fruticultura e disseminar práticas tecnológicas para pequenos agricultores e suas organizações, em conjunto com empresas agrícolas e agroindústrias. Com o programa, a expectativa é melhorar aspectos como produtividade, qualificação, diversificação, competitividade e acessos a mercados, contribuindo decisivamente para o desenvolvimento social e econômico com geração de emprego e renda. O Instituto Interamericano de Cooperação para a Agricultura (IICA) integra o esforço.

A denominada Região Integrada de Desenvolvimento Econômico (Ride) é composta por 29 municípios do Estado de Goiás, quatro de Minas Gerais e o Distrito Federal. As oficinas de mobilização da Rota da Fruticultura foram realizadas em Planaltina e Brazlândia (DF), Buritis (MG) e Formosa, Goianésia e Cristalina (GO). Já as visitas técnicas ocorreram em Juazeiro (BA), Petrolina (PE) e Jaíba (MG). “A partir dos resultados colhidos nas oficinas e visitas técnicas teremos condições de desenvolver políticas públicas e ações mais efetivas para ajudar os fruticultores. Passo a passo, vamos impulsionar e profissionalizar esta cadeia, fazendo surgir um dos maiores polos do segmento País”, afirma o secretário Tiago Mendonça.

Fórum da Rota da Fruticultura da Ride/DF

Data: 18 de setembro de 2021 (sábado)
Horário: 8h30 às 13 horas
Local: Tatersal do Parque de Exposições da Granja do Torto (Brasíila/DF)