Seapa oficializa entrega de 15 tratores a municípios goianos, dentro do programa Mecaniza Campo

Crédito: Fredox Carvalho

A Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa) oficializou, nesta sexta-feira (13/5), a entrega de 15 tratores para municípios goianos. As máquinas foram adquiridas com recursos do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), dentro do programa Mecaniza Campo. O investimento total foi de R$ 2.055.000 (dois milhões e cinquenta e cinco mil reais).

Durante o evento, os representantes municipais assinaram os termos de cessão de uso das máquinas, cujo objetivo principal é melhorar a infraestrutura para a agricultura familiar. Os municípios contemplados foram: Aragarças, Bela Vista de Goiás, Britânia, Cezarina, Chapadão do Céu, Estrela do Norte, Goiás, Gouvelândia, Inaciolândia, Itapirapuã, Itauçu, Jaraguá, Novo Gama, Serranópolis e Palmelo.

O secretário estadual de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Tiago Mendonça, destacou que os tratores devem ser empregados em ações voltadas à agricultura familiar. “Seja gradeando chão, cascalhando curral ou arrumando estrada, esse maquinário representa oportunidade para o pequeno produtor. Ele vai poder trabalhar melhor e escoar sua produção”, disse ele.

Superintendente de Engenharia Agrícola e Desenvolvimento Social da Seapa, José Ricardo Caixeta Ramos detalhou o funcionamento do programa Mecaniza Campo. “É um trabalho conjunto. Nós recebemos os recursos, licitamos e repassamos as máquinas. Desta vez são 15 tratores, que servirão como apoio importante para a agricultura familiar”, explicou.

O prefeito de Cezarina, Valtenir Gonçalves da Silva, discursou no evento representando os gestores municipais. Segundo ele, Cezarina tem carência de maquinário, situação semelhante à de outros municípios. “Este trator vai atender um projeto de agricultura familiar que estamos implantando no município, com mais de 250 pequenos produtores, portanto é de grande valor”, explicou..

Comunicação Setorial da Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa) – Governo de Goiás