Divulgado índice de preços dos derivados lácteos em maio/23 no Estado

As oscilações nos preços individuais dos cinco principais produtos comercializados pelas indústrias de laticínios resultaram, neste mês de maio, em uma variação total ponderada de 0,00% no índice da cesta de derivados lácteos no Estado. Isoladamente, a maior oscilação positiva foi percebida no preço do leite em pó integral (+0,64%). Já a maior variação negativa foi registrada no leite UHT integral (-1,26%). Os preços dos demais produtos se comportaram da seguinte forma: queijo muçarela (+0,45%), creme a granel (+0,12%) e leite condensado (-0,47%).

Para compor o índice da cesta de derivados lácteos, cada produto recebe um peso diferente, conforme a importância que cada derivado tem no mix de produção da indústria goiana. O leite em pó integral, por exemplo, tem peso de 23% na composição do índice; o leite UHT integral, 20%; o queijo muçarela, 37%; o creme a granel, 6%; e o leite condensado, 14%. Os números são acompanhados mensalmente pela Câmara Técnica e de Conciliação da Cadeia Láctea de Goiás, que se reúne para avaliar os dados coletados no período e discutir os desafios do segmento. As informações são publicadas no Boletim de Mercado do Setor Lácteo Goiano.

A edição de maio do Boletim já está disponível no site oficial da Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa). A íntegra em PDF pode ser acessada no link: https://www.agricultura.go.gov.br/files/2023/BoletimLeite/Maio-Boletimdoleite2023.pdf.

Saiba mais
A Câmara Técnica e de Conciliação da Cadeia Láctea de Goiás é composta por representantes da Federação da Agricultura e Pecuária de Goiás (Faeg), Sindicato das Indústrias de Laticínios no Estado de Goiás (Sindileite), Instituto Mauro Borges (IMB), Secretaria-Geral da Governadoria (SGG) e Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa).

Comunicação Setorial da Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa) – Governo de Goiás