Atualização em Vigilância Ativa é realizada em mais uma regional

Os médicos veterinários da Regional Rio do Ouro participaram da Atualização teórico-prática em Vigilância Ativa para Febre Aftosa, realizada pela Gerência de Sanidade Animal da Agrodefesa, no Sindicato Rural de Porangatu, nesta quarta-feira (21). A expectativa é de que os veterinários das 12 Unidades Regionais da Agrodefesa participem da Atualização até o fim do ano. Até o momento o evento foi realizado em quatro regionais.

O objetivo da Atualização é a padronização das ações de vigilância ativa em Febre Aftosa em propriedades de maior risco para a doença, coleta de materiais e lançamentos dos termos de fiscalização no Sistema de Defesa Agropecuário de Goiás (Sidago). Segundo a Coordenadora do Programa de Enfermidades Vesiculares (PEEV) da Agrodefesa, Mercia de Oliveira, a ação é dividida em dois momentos, a teoria e a prática.

Mercia conta que na teoria são discutidos a vigilância ativa para Febre Aftosa, propriedades de maior risco, receptividade e vulnerabilidade, alerta sanitário e coleta de material suspeito para síndromes vesiculares, marcação de propriedades de maior risco, preenchimento e lançamento de termos de fiscalização no Sidago, relatórios e noções de epidemiologia. “Já na prática são feitos procedimentos de vigilância ativa e coleta de material para sorologia e isolamento viral”, explica.

De acordo com a coordenadora, a iniciativa faz parte do Plano de Ação do Programa Estadual de Enfermidades Vesiculares, que visa o treinamento de todos os fiscais estaduais agropecuários – médicos veterinários, zootecnistas e agentes de fiscalização – que desenvolvem seus trabalhos em Unidades Locais da Agrodefesa. A próxima Atualização será na Regional Rio das Almas, no município de Ceres, no dia 13 de outubro.

Texto: Leydiane Alves – Assessoria de Imprensa da Agrodefesa

Governo na palma da mão

Baixe os aplicativos dos órgãos e entidades da Administração Pública do Estado de Goiás.

Governo na palma da mão