Jataí conquista equivalência do Sisbi-POA na inspeção de produtos de origem animal

Os alimentos de origem animal produzidos em Jataí já podem ser comercializados para todos os Estados brasileiros após validação do Serviço de Inspeção Municipal (SIM), sem necessidade de inspeção estadual ou federal. Isso porque o município foi o primeiro de Goiás a conquistar o Reconhecimento de Equivalência do Sistema Brasileiro de Inspeção de Produtos de Origem Animal (Sisbi-POA).

O Título de Reconhecimento de Equivalência foi entregue em solenidade realizada na quinta-feira (31) na prefeitura municipal, com presença do prefeito municipal Humberto Machado, do presidente da Agrodefesa, José Essado; do superintendente Federal do Mapa em Goiás, José Eduardo de França; do chefe de Divisão de Defesa Agropecuária do Mapa, André Brandão; do diretor de Defesa Agropecuária da Agrodefesa, Sérgio Paulo Coelho e do gerente de Inspeção, Paulo Viana; dos coordenadores Regionais da Agrodefesa em Jataí, Sávio Carrijo, e em Rio Verde, Giovani Miranda, além de outros assessores da Agência, lideranças políticas e empresários.

Importância

O Reconhecimento de Equivalência do SIM é de suma importância, porque agiliza a inspeção e a liberação de cargas para comercialização em todo o País, ampliando a geração de emprego e renda em toda a região Sudoeste de Goiás. O Sistema Brasileiro de Inspeção de Produtos de Origem Animal, que faz parte do Sistema Unificado de Atenção a Sanidade Agropecuária (SUASA), padroniza e harmoniza os procedimentos de inspeção de produtos de origem animal para garantir a inocuidade e a segurança alimentar.

O Governo de Goiás, por meio da Agrodefesa, teve papel fundamental na preparação do SIM de Jataí para alcançar o reconhecimento de equivalência. José Essado enalteceu a conquista e reforçou que todo o trabalho de suporte, orientação, documentação e implementação das etapas preparatórias, incluindo as auditorias técnico-administrativas. “O reconhecimento do primeiro Serviço de Inspeção Municipal junto ao Sisbi-POA significa um marco histórico para o município de Jataí e sobretudo para o Estado de Goiás” enfatizou Essado.

Após a solenidade de entrega do Título, as autoridades visitaram a empresa Pedra Grande Foods, a primeira do município a se adequar ao novo programa. A loja de produtos foi apresentada pelos proprietários Ricardo Dantas e Nayara Dantas.

Prefeito de Jataí, Humberto Machado, recebe José Essado e agradece apoio recebido

Título de Reconhecimento de Equivalência entregue a Serviço de Inspeção Municipal de Jataí

Autoridades exibem o certificado de Reconhecimento de Equivalência do Sisbi-POA

Visita das autoridades à indústria Pedra Grande Foods, que já está usufruindo do serviço

Comunicação Setorial da Agrodefesa – Governo de Goiás

Governo na palma da mão

Baixe os aplicativos dos órgãos e entidades da Administração Pública do Estado de Goiás.

Governo na palma da mão