Agrodefesa apreende e inutiliza produtos lácteos impróprios para consumo

Em mais uma ação de fiscalização para cumprir a sua missão de garantir a oferta de alimentos seguros à população goiana, a Agência Goiana de Defesa Agropecuária (Agrodefesa) apreendeu e inutilizou 1.100 quilos de massa para produção de queijo mussarela.

O produto apresentava condições precárias, completamente tomado por moscas e era manipulado de forma inadequada, sem a observância dos cuidados mínimos de higiene. Na operação, os fiscais constataram também a higienização inadequada das formas de emolduração do queijo, que era feita no piso da empresa, completamente fora dos padrões de higiene recomendados, indicando que os procedimentos de autocontrole não eram cumpridos.

A empresa já havia sido alertada sobre os problemas pelos fiscais estaduais agropecuários que operacionalizam o Serviço de Inspeção Estadual (SIE), no âmbito da Gerência de Inspeção da Agrodefesa, inclusive com alertas para os aspectos legais e orientações sobre a forma correta de processamento e cuidados com os produtos.

O laticínio chegou a apresentar um Plano de Ação Corretiva para as não-conformidades, mas não cumpriu o que foi acordado. Além de apreender e inutilizar o alimento, os fiscais da Agência determinaram a paralisação das atividades até que as normas legais e sanitárias sejam cumpridas. Até a tarde de hoje (7), o proprietário da empresa e o Responsável Técnico (RT) não se manifestaram sobre o problema. Desse modo, a Agrodefesa cumpre a tarefa de evitar que produtos de má qualidade cheguem à mesa dos consumidores.

Massa para fabricação de queijo tipo mussarela encontrada em condições inadequadas de higiene 

Matéria-prima manipulada e armazenada fora dos padrões legais e técnicos exigidos para as indústrias de alimentos

Agência Goiana de Defesa Agropecuária – Governo de Goiás

Governo na palma da mão

Baixe os aplicativos dos órgãos e entidades da Administração Pública do Estado de Goiás.

Governo na palma da mão