Programa de Compliance passa a abranger mais unidades de gestão na Agrodefesa

Em reunião virtual realizada hoje (5), o Comitê Setorial do Programa de Compliance Público (PCP) da Agrodefesa anunciou a implementação do eixo Gestão de Riscos em novas áreas meio ligadas à Presidência, Procuradoria Setorial, Assessoria Contábil, Secretaria Geral e na Diretoria de Gestão Integrada. Os trabalhos foram conduzidos pela secretária Executiva do Comitê Setorial, Elíria Alves Teixeira, também assessora Técnica da Presidência. O principal objetivo foi repassar informações básicas, conceituação e princípios que vão nortear as ações do eixo Gestão de Riscos nas unidades definidas nesta etapa.

Na parte inicial dos trabalhos, houve apresentação de todos os membros que integram a Secretaria Executiva, bem como dos servidores que atuam nas áreas a serem integradas a partir de agora ao PCP da Agência. Na sequência, Elíria Teixeira discorreu sobre os avanços já consolidados na Agrodefesa em diferentes unidades de gestão, o que culminou com a conquista de quatro premiações no âmbito do Programa de Compliance do Governo de Goiás no ciclo de 2021. Ela também alinhou bons resultados consolidados em diferentes gerências das diretorias de Gestão Integrada e de Defesa Agropecuária. As áreas incluídas no PCP da Agrodefesa nesta etapa vão agora avançar nos procedimentos até a consolidação do eixo de Gestão de Riscos.

Explanação

A reunião de hoje teve a participação dos consultores Tiago Vieira Borges, assessor de Controle Interno da Controladoria-Geral do Estado na Secretaria de Agricultura (Seapa) e da consultora Darlene Bastos Aranha, que acompanham a implementação do PCP na Agrodefesa. Borges fe ampla explanação sobre os passos necessários à consolidação do eixo Gestão de Riscos, a começar pela identificação dos riscos nos processos operacionais, desde o mais simples até os mais complexos.

Ainda em sua palestra, o consultor destacou que a Gestão de Riscos reduz as incertezas na tomada de decisão pelos agentes públicos, tanto ocupantes de cargos de direção quanto os demais servidores. “A Gestão de Riscos busca a melhoria contínua e deve abranger todo o órgão, incluindo áreas fins e áreas meio”, enfatizou ele. Arrematou dizendo que esta metodologia veio para ficar e garante a consolidação das boas práticas de gestão, amplia a transparência e melhora a qualidade das respostas às demandas da sociedade. Também a responsabilização de agentes públicos quando todos os instrumentos de controle falham.

Comunicação Setorial da Agrodefesa – Governo de Goiás

Governo na palma da mão

Baixe os aplicativos dos órgãos e entidades da Administração Pública do Estado de Goiás.

Governo na palma da mão