Agrodefesa inova e implementa inspeção de produtos de origem animal com base em risco

A Agência Goiana de Defesa Agropecuária (Agrodefesa), por meio da Gerência de Inspeção, está capacitando 109 servidores que atuam na inspeção de empresas fabricantes de produtos de origem animal e coordenadores das 12 Unidades Regionais da Agência. A primeira turma, com 57 participantes, teve o treinamento hoje (11) e a segunda turma, com outros 52, fará o curso amanhã (12). O objetivo é apresentar e discutir o Manual do Serviço de Inspeção Estadual (SIE) baseado em risco, elaborado de acordo com o Programa de Compliance do Governo de Goiás e legislação pertinente. Todos os trabalhos foram desenvolvidos on line.

A inspeção com base em risco visa identificar e mitigar os fatores de risco para a proteção dos consumidores e por isso a necessidade de ser intensificada quando os perigos podem trazer consequências à saúde das pessoas ou quando os produtos possuem maior risco de contaminação. Na prática, a nova metodologia propõe priorizar as inspeções com ênfase no processo e nos controles implementados pelos estabelecimentos, com foco no monitoramento dos pontos críticos de controle, de modo a garantir a oferta de produtos adequados ao consumo humano.

Qualidade dos alimentos

O presidente José Essado, que participou da abertura dos trabalhos, reforçou a importância do treinamento, que vai orientar os agentes de inspeção para a padronização dos procedimentos operacionais e alcançar maior eficácia na metodologia de atenção à sanidade agropecuária, garantindo a oferta de produtos de qualidade ao mercado.

O conteúdo do curso foi apresentado pelo gerente de Inspeção, Paulo Roberto Viana Filho, que discorreu sobre aspectos como risco associado ao volume de produção; risco associado ao tipo de produto e risco associado ao desempenho do estabelecimento quanto ao atendimento à legislação aplicável à inspeção, com detalhamento de cada um desses segmentos, considerando produtos como carne, derivados do leite, leite, mel, ovos e pescados.

O gerente de Inspeção esclareceu que ao estabelecer os procedimentos para o cálculo do risco estimado associado ao estabelecimento será possível determinar a frequência da inspeção em empresas registradas no Serviço de Inspeção Estadual no Estado de Goiás, sujeitas à inspeção periódica. Paulo Viana também abordou aspectos do Plano de Ação de 2022, com resultados alcançados no primeiro trimestre e perspectivas para o restante do ano. Os participantes puderam fazer questionamentos e esclarecer dúvidas sobre aspectos técnicos e operacionais nos processos de inspeção.

Comunicação Setorial da Agrodefesa – Governo de Goiás

Governo na palma da mão

Baixe os aplicativos dos órgãos e entidades da Administração Pública do Estado de Goiás.

Governo na palma da mão