Goiás leva experiências a Conferência Nacional sobre Defesa Agropecuária em Minas Gerais

Ministração de palestras, participação em reuniões institucionais e grupos de debates, discussões de eixos temáticos e acompanhamento de palestras técnicas são atividades desenvolvidas pela equipe da Agrodefesa que representa Goiás na 7ª Conferência Nacional sobre Defesa Agropecuária (CNDA), aberta hoje (7) em Belo Horizonte (MG). O evento é realizado pelo Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA), com apoio da Secretaria da Agricultura, Pecuária e Abastecimento de Minas Gerais e organização da Sociedade Brasileira de Defesa Agropecuária.

Na programação de hoje, a médica veterinária Fernanda Pacheco Balestra, da Gerência de Inspeção da Agrodefesa, proferiu palestra sobre o tema Inspeção Baseada em Risco, nova metodologia implementada no Serviço de Inspeção Estadual. Já o engenheiro agrônomo José de Souza Reis Filho, discorreu sobre o Programa de Fiscalização de Agrotóxicos em Goiás, com foco nos avanços após a implementação do Sistema de Inteligência e Gestão Estadual de Agrotóxicos (Sigea).

Nesta quarta-feira (8), os profissionais goianos vão participar também da eleição da diretoria da Sociedade Brasileira de Defesa Agropecuária. Na mesma assembleia será definido o local da 8ª Conferência Nacional sobre Defesa Agropecuária, a ser realizada em 2024. Os representantes goianos vão propor que o evento seja realizado em Goiás. Desde que teve início em 2006, o encontro já foi realizado nas regiões Norte, Nordeste, Sul e Sudeste.

Troca de informações

Durante os três dias da Conferência, profissionais de defesa agropecuária do Brasil vão compartilhar experiências principalmente na segurança dos alimentos, fortalecimento dos sistemas de vigilância ativa e passiva, adoção da inteligência quarentenária e princípios epidemiológicos, além de internalizar informações sobre manejo de pragas, controle de enfermidades e impactos ambientais resultantes da atividade agropecuária.

Mais especificamente, o conteúdo programático aborda temas de defesa animal, defesa vegetal, insumos agrícolas, produtos de uso veterinário, inspeção animal, inspeção vegetal, rede laboratorial, educação sanitária, certificação, regulamentação, melhoramento genético, distribuídos em 11 eixos temáticos. A previsão é que a Conferência reúna este ano 800 pessoas, das quais 700 congressistas e 100 palestrantes.

Presença Goiana

De Goiás marcam presença no evento os médicos veterinários Janilson Azevedo Júnior (gerente de Fiscalização Animal); Lúcio Costa e Silva Cruz (coordenador da Unidade Regional Rio Corumbá, em Catalão); Danielle Muniz Passos Aires (ligada à Unidade Regional Rio das Almas, em Ceres) e Fernanda Pacheco Balestra (assessora da Gerência de Inspeção).

Os engenheiros agrônomos Márcio Antônio de Oliveira e Silva (gerente de Fiscalização Vegetal); Giovani Bastos de Miranda (coordenador da Unidade Regional Rio Verdão, em Rio Verde) e Sávio Carrijo Carvalho (coordenador da Unidade Regional Alto Araguaia, em Jataí). Também da Agrodefesa, mas como dirigentes e conselheiros do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Goiás (Crea-Goiás), estão presentes os engenheiros agrônomos Daniela Rézio e Silva (gerente de Sanidade Vegetal); José de Souza Reis Filho (membro do Colegiado Vegetal da Agência) e Marcelo Corte Real, da Unidade Local de Pirenópolis.

Médica veterinária Fernanda Pacheco Balestra faz palestra sobre inspeção baseada em risco, programa da Gerência de Inspeção

Engenheiro agrônomo José Reis, da Agrodefesa e que representou o Crea-Goiás, falou sobre o Programa Estadual de Agrotóxicos

Comunicação Setorial da Agrodefesa – Governo de Goiás

Governo na palma da mão

Baixe os aplicativos dos órgãos e entidades da Administração Pública do Estado de Goiás.

Governo na palma da mão